???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680
Tipo do documento: Dissertação
Título: Consciência histórica nos anos iniciais: ludicidade e decolonialidade na didática da história
Título(s) alternativo(s): Historical awareness in the early years: playfulness and decoloniality in history didactics
Autor: Lima, Tales Damascena de 
Primeiro orientador: Marinho, Thaís Alves
Primeiro membro da banca: Marinho, Thaís Alves
Segundo membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Terceiro membro da banca: Reinato, Eduardo José
Resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como principal objetivo compreender como se dá a construção da consciência histórica em crianças de 7 a 10 anos. Por isso, o referencial teórico e metodológico que fundamentam a pesquisa toma base reflexões atuais sobre a área, conceitos e metodologias da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem as crianças como sujeitos de conhecimento, em diálogo interdisciplinar com as demais ciências. O trabalho não se limita a mapear as consciências históricas das crianças, pois o objetivo central é analisar a construção dessa consciência histórica. Assim, buscamos analisar metodologias para a construção de uma consciência histórica reflexiva. Entendemos, que com metodologias apropriadas essas crianças conseguem ter uma consciência reflexiva sobre o passado e o presente e se projetar no futuro. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e relato de experiência, manobra necessário devido ao contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, que impossibilitou a realização de pesquisa empírica junto as crianças. Os dados indicam que um diálogo entre a Didática Geral e a Didática da História, aliados às perspectivas dos estudos decoloniais, podem contribuir para o desenvolvimento de consciência histórica em crianças dos anos iniciais
Abstract: The present work is linked to the line of research: Historical Education and Cultural Diversity, of the Postgraduate Program in History of the Pontifical Catholic University of Goiás. Its main objective is to understand how the construction of the historical perspective occurs in children aged 7 to 10 years old. Therefore, the theoretical and methodological framework that underlies the research for base current reflections on an area, concepts and methodologies of Historical Education and Didactics of History, which understand children as knowledge, in interdisciplinary dialogue with sociology. The work is not limited to map the children's historical consciences, since the central objective is to analyze the construction of this historical conscience. But to think about methodologies for the construction of a reflective historical conscience. Where with methodologies and the professional employed these children should have a reflective awareness of the past and the present and project themselves into the future. For this it has as biographical methodology and experience report where I rely on the construction of these methodologies. This this rearrangement was necessary due to the context of social isolation caused by the COVID-19 pandemic, which made it impossible to carry out empirical research with children. In order to think about methodologies for teaching and learning in this age group
Palavras-chave: Didática da História, Consciência Histórica, Anos iniciais, Gamificação
Didactics of History, Teaching and Learning, Children, Early years.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Historia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Lima, Tales Damascena de. Consciência histórica nos anos iniciais: ludicidade e decolonialidade na didática da história. 2021. 144 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680
Data de defesa: 30-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em História
Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tales Damascena de Lima.pdf10,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.