Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680
Tipo do documento: Dissertação
Título: Consciência histórica nos anos iniciais : ludicidade e decolonialidade na didática da história
Título(s) alternativo(s): Historical awareness in the early years: playfulness and decoloniality in history didactics
Primeiro orientador: Marinho, Thais Alves
Primeiro membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Segundo membro da banca: Reinato, Eduardo José
Terceiro membro da banca: Lima, Tales Damascena de
Resumo: O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Educação Histórica e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como principal objetivo compreender como se dá a construção da consciência histórica em crianças de 7 a 10 anos. Por isso, o referencial teórico e metodológico que fundamentam a pesquisa toma base reflexões atuais sobre a área, conceitos e metodologias da Educação Histórica e da Didática da História, que entendem as crianças como sujeitos de conhecimento, em diálogo interdisciplinar com as demais ciências. O trabalho não se limita a mapear as consciências históricas das crianças, pois o objetivo central é analisar a construção dessa consciência histórica. Assim, buscamos analisar metodologias para a construção de uma consciência histórica reflexiva. Entendemos, que com metodologias apropriadas essas crianças conseguem ter uma consciência reflexiva sobre o passado e o presente e se projetar no futuro. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica e relato de experiência, manobra necessário devido ao contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, que impossibilitou a realização de pesquisa empírica junto as crianças. Os dados indicam que um diálogo entre a Didática Geral e a Didática da História, aliados às perspectivas dos estudos decoloniais, podem contribuir para o desenvolvimento de consciência histórica em crianças dos anos iniciais
Abstract: The present work is linked to the line of research: Historical Education and Cultural Diversity, of the Postgraduate Program in History of the Pontifical Catholic University of Goiás. Its main objective is to understand how the construction of the historical perspective occurs in children aged 7 to 10 years old. Therefore, the theoretical and methodological framework that underlies the research for base current reflections on an area, concepts and methodologies of Historical Education and Didactics of History, which understand children as knowledge, in interdisciplinary dialogue with sociology. The work is not limited to map the children's historical consciences, since the central objective is to analyze the construction of this historical conscience. But to think about methodologies for the construction of a reflective historical conscience. Where with methodologies and the professional employed these children should have a reflective awareness of the past and the present and project themselves into the future. For this it has as biographical methodology and experience report where I rely on the construction of these methodologies. This this rearrangement was necessary due to the context of social isolation caused by the COVID-19 pandemic, which made it impossible to carry out empirical research with children. In order to think about methodologies for teaching and learning in this age group
Palavras-chave: Didática da história
Didactics of history
Consciência histórica
Anos iniciais
Gamificação
Teaching and Learning
Children
Early years
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Historia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Lima, Tales Damascena de. Consciência histórica nos anos iniciais: ludicidade e decolonialidade na didática da história. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) - Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4680
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História
Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tales Damascena de Lima.pdf10,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.