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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcez, Simone Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7900994070462694eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee1Claro, Silene Ferreira-
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.date.accessioned2021-08-17T17:59:27Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.citationGarcez, Simone Almeida. Narrativas do racismo estrutural no Brasil contemporâneo. 2021. 141 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4681-
dc.description.resumoEste estudo documental analisa o racismo no âmbito educacional como mecanismo estrutural de opressão e preconceito, no Brasil. Partimos, então, de uma análise crítica acerca do racismo estrutural no âmbito da educação superior, a partir dos dados no MEC/Inep, dos censos da educação nacional dos anos específicos de 2011 e 2018. A escolha do ano de 2011 se deu por ser o ano anterior à implementação da Lei n.º 12.711, de agosto de 2012 (Lei de Cotas), e da Lei n.º 11.645/2008, que altera a Lei n.º 9.394/1996, modificada pela Lei n.º 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e cultura afro-brasileira e indígena", do ponto de vista prático na vida da população afro-brasileira. Já o ano de 2018, por se tratar dos dados mais atualizados disponibilizados pelo MEC/Inep. A partir da problematização do impacto das leis, no âmbito cultural e social, este estudo aborda a perspectiva do racismo estrutural na educação superior brasileira. Nosso estudo é eminentemente bibliográfico e, assim, foram utilizados os escritos e ponderações da professora e pesquisadora Nilma Lino Gomes, especialmente as obras Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais e O movimento negro educador, juntamente com a obra do também professor e pesquisador Silvio Luiz de Almeida, em obra publicada recentemente O que é racismo estrutural? Para discutirmos o racismo estrutural no campo da educação, partimos de uma análise sob o prisma da história cultural, tendo como referencial teórico-metodológico a abordagem de prática e representação construída pelo pesquisador Roger Chartiereng
dc.description.abstractThis study documentary analyzes racism in the educational field as a structural mechanism of oppression and prejudice in Brazil. We then started from a critical analysis about structural racism in the context of university education, based on data from MEC / Inep, from the national education censuses of the specific years of 2011 and 2018. The choice of the year 2011 was because it was the year prior to the implementation of Law no. 12,711, of August 2012 (Quota Law), and Law no. 11,645 / 2008, which amends Law no. 9,394 / 1996, modified by Law no. 10,639 / 2003, which establishes the guidelines and bases of national education, to include in the official curriculum of the education network the mandatory theme "Afro-Brazilian and indigenous history and culture", from a practical point of view in the life of the AfroBrazilian population. The year 2018, on the other hand, is the most up-to-date data provided by MEC / Inep. From the problematization of the impact of laws, in the cultural and social scope, this study approaches the perspective of structural racism in Brazilian university education. Our study is eminently bibliographic and thus the writings and reflections of professor and researcher Nilma Lino Gomes were used, especially the works "A look beyond borders: education and racial relations" and "The black educator movement", with the work of also professor and researcher Silvio Luiz de Almeida, in a recently published work "What is structural racism?" In order to discuss structural racism in the field of education, we start from an analysis from the perspective of cultural history, having as a theoretical and methodological framework the approach of practice and representation constructed by the researcher Roger Chartiereng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-08-17T17:59:27Z No. of bitstreams: 1 Simone Almeida Garcez.pdf: 709286 bytes, checksum: b898d4de9d210ecfce6041a741e36f8b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-17T17:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Almeida Garcez.pdf: 709286 bytes, checksum: b898d4de9d210ecfce6041a741e36f8b (MD5) Previous issue date: 2021-05-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15113/Simone%20Almeida%20Garcez.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectRaça; Racismo; Cultura; Educação; Igualdadepor
dc.subjectRace; Racism; Culture; Education; Equalityeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Historiaeng
dc.titleNarrativas do racismo estrutural no Brasil contemporâneoeng
dc.title.alternativeNarratives of structural racism in contemporary Brazileng
dc.typeDissertaçãoeng
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