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Tipo do documento: Dissertação
Título: Prevenção e controle das infecções relacionadas à saúde: um enfoque na formação do enfermeiro
Título(s) alternativo(s): Prevention and control of health-related infections: a focus on nursing education
Autor: Santos, Elzimar Gomes dos 
Primeiro orientador: Pereira, Milca Severino
Primeiro membro da banca: Santos, Silvana de Lima Vieira dos
Segundo membro da banca: Vitorino, Priscila Valverde de Oliveira
Resumo: As infecções relacionadas à assistência à saúde são fatores que interferem no restabelecimento da saúde dos pacientes, podendo gerar prejuízos físicos e emocionais irreparáveis, além de onerar os custos com a terapêutica para as Instituições. O conhecimento e a aplicação de medidas preventivas e de controle da equipe que presta assistência são fundamentais para o manejo desse tipo de infecção. Dentre os profissionais que prestam assistência à saúde, o enfermeiro tem papel muito importante diante das necessidades dos pacientes e deve estar qualificado para prestar o cuidado de forma adequada e preventiva, a fim de não causar danos a estes indivíduos. O objetivo deste estudo foi caracterizar o domínio cognitivo e a atitude dos estudantes de graduação em enfermagem, na prevenção e no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, realizado em uma instituição de ensino superior, localizada na região oeste do Estado da Bahia. O estudo foi dividido em duas etapas: na primeira, participaram sessenta e três estudantes do curso de graduação em enfermagem do sétimo semestre, na segunda, quarenta e quatro estudantes do mesmo grupo cursando o nono semestre. Para a coleta de dados, aplicou-se, no sétimo semestre, um questionário com perguntas abertas e fechadas, avaliando o domínio cognitivo e, no nono semestre, um questionário com perguntas fechadas avaliando atitudes. Os dados foram transcritos em planilhas do programa Microsoft Office Excel, categorizados em cinco unidades temáticas: caracterização do participante; percepções acerca da infecção relacionada à assistência à saúde; percepções relacionadas à segurança do paciente, percepções quanto ao ensino das atividades de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde e atitude correlacionada à aprendizagem. Foram respeitados todos os preceitos éticos. Constatou-se a existência de várias disciplinas que abordam a temática pesquisada. Concluiu-se que os estudantes no sétimo semestre apresentam domínio cognitivo em processo de amadurecimento no que diz respeito à prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, enquanto que um ano mais tarde (no nono semestre), evidencia-se domínio e habilidade sobre estas questões preventivas demonstrados através das suas atitudes, indicando que a construção do aprendizado é potencializada pelas vivências nos estágios, já que na graduação o conhecimento se encontra sedimentado e entrelaçado à práxis intensificando-se mais ao final do curso
Abstract: Healthcare-associated infections are factors that interfere in re-establish the health of patients, being able to cause irreparable physical and emotional damage, in addition to burdening the costs of therapy for the institutions. The knowledge and the application of preventive measures and control of the team that provides assistance are essential for the management of this type of infection. Among the professionals who provide health care, the nurse has a very important role on the needs of patients and must be qualified to provide the proper care in a preventive way, in order not to cause harm to these individuals. The aim of this study was to characterize the cognitive domain and the attitude of graduate students in nursing, in the prevention and control of healthcare-related infections. This is an exploratory, descriptive study, conducted in a higher education institution, located in the Western region of the State of Bahia. The study was divided into two stages: in the the first, participated sixty-three students from the undergraduate degree in nursing from the seventh semester, in the second, forty-four students from the same group attending the ninth semester. For data collection, in the seventh semestre was applied a questionnaire with open and closed questions, evaluating the cognitive domain and on the ninth semester, a closed questionnaire with closed questions was applied to evaluate the attitudes. The data were transcribed in the Microsoft Office Excel spreadsheets, categorized into five thematic units: characterization of the participant; perceptions about healthcare-related infection; patient safety-related perceptions, perceptions as to the teaching activities of prevention and control of healthcare-related infections and correlated learning attitude. All ethical principles were respected. It was noted the existence of various disciplines that address the subject researched. It was concluded that students in the seventh semester have cognitive domain in maturing process with regard to the prevention and control of infections related to health care, while a year later (in the ninth semester) has shows domain and ability on these preventive issues demonstrated through their attitudes, indicating that the construction of learning is increased by the experiences in internships, since at graduation the knowledge is sedimented and interlaced to the praxis intensifying more at the end of the course
Palavras-chave: infecção; estudante; enfermagem; conhecimento; atitude
: infection; student; nursing; knowledge; attitude
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
Citação: Santos, Elzimar Gomes dos. Prevenção e controle das infecções relacionadas à saúde: um enfoque na formação do enfermeiro. 2015. 72 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4682
Data de defesa: 6-Aug-2015
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Mestrado em Atenção à Saúde

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