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Tipo do documento: Dissertação
Título: A sociedade Xavante-Mato Grosso: estado do conhecimento da educação escolar indígena (2000-2019)
Título(s) alternativo(s): The Xavante-Mato Grosso society: state of knowledge of indigenous school education (2000-2019)
Autor: Serpa, Lúcia Tavares dos Santos 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Ferreira, Marcos Henrique Barbosa
Resumo: Este estudo, A Sociedade Xavante - Mato Grosso. Estado do Conhecimento da Educação Escolar Indígena (2000-2019), insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa CNPq-PROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais, e relata o resultado de pesquisa teórico-bibliográfica, denominada por Estado do Conhecimento, na qual se analisou o conteúdo dos resumos de dissertações e teses sobre Educação Escolar Indígena Xavante, defendidas em programas de pós-graduação integrantes do sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, por intermédio do Portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, incorporando-se artigos presentes no Portal de Periódicos de "Domínio Público da CAPES" no período de 2000 à 2019. Contextualiza-se o processo histórico/cultural da trajetória do povo Xavante em Mato Grosso. Resgatam-se informações da historicidade desses grupos étnicos, durante o processo desenvolvimentista brasileiro para compreender a atual situação dessas populações. Destacam-se informações de como a Educação Escolar Indígena Xavante se consolida desde o nascedouro de seu processo educativo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza crítico-qualitativa, aportada metodologicamente à dialética materialista, para analisar a história de lutas e resistência dessa Etnia bem como à sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu para se compreender a complexa efetivação do direito de todos os cidadãos brasileiros à educação escolar obrigatória, da educação infantil ao ensino médio. O "Estado do Conhecimento", definido como descritor de buscas, Educação Escolar Indígena Xavante; apresentou um inventário descritivo-analítico das produções acadêmicas expressas em teses, dissertações e artigos científicos de diferentes áreas de conhecimento, referentes aos anos compreendidos entre 2000 a 2019. Apresentam-se diferentes olhares acerca de um processo ainda hoje inconcluso de efetivação de um Direito Constitucional (1988) dos Povos Indígenas Educação Escolar Básica, respeitando suas histórias, autonomia, identidades e tradições culturais
Abstract: This study, The Xavante-Mato Grosso. Society State Of Knowledge Of Indigenous School Education (2000-2019), is part of the Education, Society and Culture Research Line and in the CNPq-PROPE/PUC Goiás Research Directory Education, History, Memory and Cultures in different social spaces, and reports the result of a theoretical-bibliographic research called State of Knowledge, in which the content of the abstracts of dissertations and theses on Xavante Indigenous School Education, defended in graduate programs that are part of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel system, was analyzed-CAPES, through the Portal of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, incorporating articles present in the Portal of Periodicals of "Public Domain of CAPES" from 2000 to 2019. It contextualizes the historical/cultural process of the trajectory of the Xavante people in Mato Grosso. Information on the historicity of these ethnic groups is retrieved during the Brazilian developmental process to understand the current situation of these populations. Information is highlighted on how the Xavante Indigenous School Education has been consolidated since the beginning of its educational process. This is an exploratory research of a critical-qualitative nature methodologically contributed to the materialist dialectic to analyze the history of struggles and resistance of this ethnic group as well as the comprehensive sociology of Pierre Bourdieu to understand the complex realization of the right of all Brazilian citizens to education compulsory schooling, from early childhood education to high school. The "State of Knowledge", defined as a search descriptor, Xavante Indigenous School Education; presented a descriptive-analytical inventory of academic productions expressed in theses, dissertations and scientific articles from different areas of knowledge, referring to the years between 2000 and 2019). Different views are presented about a process still unfinished for the realization of a Constitutional Law (1988) for Indigenous Peoples `Basic School Education, respecting their histories, autonomy, identities and cultural traditions
Palavras-chave: Etnia Xavante-M.T. Educação Escolar Indígena. Estado do Conhecimento.
Xavante ethnicity-M.T. Indigenous School Education. State of Knowledge
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Serpa, Lúcia Tavares dos Santos. A sociedade Xavante-Mato Grosso: estado do conhecimento da educação escolar indígena (2000-2019). 2021. 125 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4684
Data de defesa: 24-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

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