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Tipo do documento: Tese
Título: "Ela chora, eu choro": amor, dor e silêncio entrecruzando os sentidos das crianças e suas mães em contextos de violência intrafamiliar e persecução criminal
Título(s) alternativo(s): "She cries, I cry": love, pain and silence intertwining the meanings of children and their mothers in contexts of intrafamily violence and criminal prosecution
Autor: Almeida, Tiago Junqueira de 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Segundo membro da banca: Moreira, Maria Ignez Costa
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus Da S.
Quarto membro da banca: Sousa, Sônia Margarida Gomes
Resumo: A presente pesquisa visa a compreender os sentidos da violência intrafamiliar, a partir do olhar de crianças e suas mães que convivem em locais onde existe a prática dessa violência. Para execução deste estudo, foram realizadas pesquisas documentais, inicialmente com a finalidade de realizar o levantamento das ocorrências registradas em uma delegacia do interior de Goiás (São Luís de Montes Belos-GO), durante o primeiro semestre de 2020. A cidade escolhida se justifica, pois este pesquisador já atuou como delegado de polícia naquela localidade, onde é sabido que existe uma grande demanda da atuação policial em casos que envolvem violência intrafamiliar. Desse modo, foi realizada uma análise dos registros policiais, a fim de averiguar os contextos em que ocorreram tais infrações criminais, possibilitando saber se os filhos (as) presenciaram a prática do delito. Participaram desta pesquisa duas crianças e duas mães. Contou-se com auxílio dos profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), pois muitas das famílias em situação de vulnerabilidade buscam auxílio desse órgão para saírem da situação de violência. Os sujeitos que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa assinaram o termo de assentimento e consentimento. Esta pesquisa se enquadra no tipo qualitativo e seu processo de construção foi pautado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky, fundamentados na perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético, pautada em alguns aportes teóricos de Marx, Adorno, Poster, dentre outros. Assim, tomando as categorias família e violência intrafamiliar, consideradas em sua historicidade, buscou compreender, valendo-se da fala das crianças, os sentidos e significados da violência familiar por elas observadas. Em relação à metodologia, utilizou-se da pesquisa documental, bibliográfica e da investigação empírica. De modo geral, o trabalho foi estruturado nos seguintes capítulos: o primeiro capítulo tem como objetivo discutir o detalhamento dos procedimentos, das metodologias e dos instrumentos de escuta das crianças na pesquisa; o segundo capítulo traz informações sobre os órgãos públicos em que foi realizada a etapa de coleta de dados, apontando ainda o perfil dos participantes; já o capítulo terceiro apresenta o conceito de gênero e o lugar da criança a partir da percepção do delegado de polícia, além de trazer informações sobre as agressões e as motivações para realização da notitia criminis; o quarto capítulo busca compreender os sentidos da violência doméstica sob a ótica das crianças, com base em suas falas; o quinto capítulo traz os sentidos produzidos pelas crianças e suas mães a partir da relação violência-estado-religião educação. Assim, a participação dos sujeitos foi fundamental para a compreensão do fenômeno analisado, valendo-se de suas perspectivas e olhares. O problema central desta pesquisa se constituiu em compreender o lugar ocupado pela criança no contexto de violência doméstica entre os pais. A tese defendida neste trabalho é de que, apesar dos inúmeros instrumentos legais protetivos existentes, há um processo de invisibilidade e silenciamento da criança na persecução criminal, os quais omitem-na como vítima indireta dessa violência, além da ineficiência das políticas públicas que atendam esse sujeito em situação de violência intrafamiliar
Abstract: This research aims to understand the meanings of intrafamily violence, from the perspective of children and their mothers who live in places where there is the practice of this violence. For this study, documentary research was carried out, initially with the purpose of surveying the occurrences registered in a police station in the countryside of Goiás (São Luís de Montes Belos-GO), during the first half of 2020. The city was chosen as this researcher has already worked as a police chief in that location, where it is known that there is a great demand for police work in cases involving intrafamily violence. Thus, an analysis of police records was carried out in order to investigate the contexts in which such criminal offenses happened, making it possible to know whether the children witnessed the crime. Two children and two mothers participated in this research. We had the help of professionals from the Specialized Reference Center for Social Assistance (Creas), as many of the families in vulnerable situations seek help from this body to get out of the situation of violence. Subjects who voluntarily agreed to participate in the research signed an assent and consent form. This research fits into the qualitative type and its construction process was based on the theoretical-methodological assumptions of Vygotsky's Socio-Historical Psychology, based on the perspective of Historical and Dialectical Materialism, and on some of the theoretical contributions by Marx, Adorno, Poster, among others. Therefore, taking the categories family and intrafamily violence, considered in their historicity, we sought to understand, using the children's reports, the senses and meanings of family violence observed by them. Regarding the methodology, documentary, bibliographic and empirical investigations were used. In general, the work was structured in the following chapters: the first chapter aims to discuss the details of procedures, methodologies and instruments for listening to children in the research; the second chapter provides information about the public institutions in which the data collection stage was carried out, also pointing out the profile of the participants; the third chapter presents the concept of gender and the place of the child from the perception of the police chief, in addition to providing information about the aggressions and the motivations for carrying out the notitia criminis; the fourth chapter seeks to understand the meanings of domestic violence from the perspective of children, based on their statements; the fifth chapter brings the meanings produced by children and their mothers from the violence-state-religion-education relationship. Thus, the participation of the subjects was fundamental for understanding the analyzed phenomenon, using their perspectives and points of view. The central problem of this research was to understand the place occupied by the child in the context of domestic violence between parents. The thesis defended in this work is that, despite the numerous existing protective legal tools, there is a process of invisibility and silencing the of the child in criminal prosecution, which omits them as indirect victims of this violence, in addition to the inexistence of public policies that address this subject in a situation of intrafamily violence
Palavras-chave: Persecução criminal. Criança. Violência intrafamiliar. Sentidos. Invisibilidade
Criminal prosecution. Child. Intrafamily violence. Senses. Invisibility
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Almeida, Tiago Junqueira de. "Ela chora, eu choro": amor, dor e silêncio entrecruzando os sentidos das crianças e suas mães em contextos de violência intrafamiliar e persecução criminal. 2021. 283 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4692
Data de defesa: 2-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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