Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação, história e memórias da temática violência nos espaços escolares: um estudo do projeto "Esquadrão Sou do Bem" (Macapá-AP, de 2015 a 2019)
Título(s) alternativo(s): Education, history and memories of the violence theme in school spaces: a study of the "Sou do Bem Esquadrão" project (Macapá-AP, 2015 to 2019)
Autor: Dias, Jocivannia Maria de Sousa Nobre 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Santos, Fátima Sueli Oliveira dos
Terceiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Este estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no DP CNPqPROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. Sob o título de EDUCAÇÂO, HISTÓRIA E MEMÓRIAS DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES: um estudo do Projeto "ESQUADRÃO SOU DO BEM" (MACAPÁ - AP, de 2015 a 2019); interrogou como problema de pesquisa, quais os sentidos e significados que os Alunos constroem acerca das Violências ocorridas nos espaços escolares, ao participarem de atividades estético-artísticas do Projeto Pedagógico-Social de enfrentamento à violência na escola, denominado "Esquadrão Sou do Bem". Como Objetivo Geral, pretendeu-se, compreender as contribuições estéticas artísticas para uma formação crítica de alunos, a partir dos modos como eles se veem e ressignificam os sentidos e significados ,suas atuações em um projeto pedagógico de enfrentamento à violência na escola. Foram definidos como Objetivos Específicos: a) realizar o estado do conhecimento da temática Violência nos espaços escolares com foco em projetos de enfrentamento; b) apresentar o Projeto "Esquadrão Sou do Bem" - trazendo as narrativas do Coordenador do Projeto e Diretora da Escola. Contextualizar, dentro de uma ambiência política-pedagógica, a recorrência da arte nas ações do projeto educativo; c) Investigar e analisar através de uma perspectiva de triangulação de entrevistas com Alunos, Professores e Gestores, a repercussão do projeto educativo e o seu impacto nos Alunos, expressos pelas suas experiências no projeto, o potencial das atividades artísticas, sua avaliação e a mensagem deixada. O corpus teórico foi constituído por contribuições de Bourdieu e Passeron (2014), Abramovay e Rua (2002), Debarbieux (2002), Thums(2003), Hermannn (2015), Adorno (1995), Tourinho (2008), Fernández (2007) e outros. O corpus empírico, foi constituído por três Fontes Documentais (o Projeto em análise, revisão da literatura e documentos escolares); Entrevistas com 08 Alunos do 5º ao 9º ano, Diretora da Unidade Escolar, Professor Coordenador do Projeto e uma Professora de Arte; Roda de Conversa com Estudantes do 5º ao 9º ano; bem como um Grupo Focal. As principais conclusões frente a questão orientadora fundamental, diante dos objetivos geral e específicos foram assim sublinhados. Foram comprovadas as contribuições estéticoartísticas, assim como nas demais ações do Projeto, referente a percepção da formação crítica dos(as) alunos(as) participantes. Sendo percebido o crescimento adquirido na atuação no Projeto de Enfrentamento a Violência na Escola. As atividades artísticas tiveram maior volume de participação. O Estado do Conhecimento revelou vinte e dois trabalhos entre teses e dissertações sobre a temática nos últimos cinco anos, sendo encontrado apenas uma produção com o foco na arte. Constatou-se nas declarações do Coordenador do Projeto, Diretora da Escola e Professora de Arte a repercussão e impacto nos Alunos, confirmando a fala dos sujeitos da pesquisa
Abstract: This study is part of the Education, Society and Culture Research Line and DP CNPq- PROPE / PUC Goiás Education, History, Memory and Cultures in different social spaces. Under the title EDUCATION, HISTORY AND MEMORIES OF THE THEMATIC VIOLENCE IN SCHOOL SPACES: a study of the Project "ESQUADRÃO SOU DO BEM" (MACAPÁ - AP, from 2015 to 2019); asked as a research problem, what are the senses and meanings that the Students build about the Violences that occurred in school spaces, when participating in aestheticartistic activities of the Pedagogical-Social Project to confront violence at school, called "Esquadrão Sou do Bem". As a General Objective, it was intended to understand the artistic aesthetic contributions to a critical formation of students, from the ways in which they see themselves and re-signify the senses and meanings, their actions in a pedagogical project to confront violence at school. The following were defined as Specific Objectives: a) to realize the state of knowledge of the theme Violence in school spaces with a focus on coping projects; b) present the Project "Esquadrão Sou do Bem" - bringing the narratives of the Project Coordinator and School Director. To contextualize, within a political-pedagogical ambience, the recurrence of art in the actions of the educational project; c) Investigate and analyze through a perspective of triangulation of interviews with Students, Teachers and Managers, the repercussion of the educational project and its impact on Students, expressed by their experiences in the project, the potential of artistic activities, their evaluation and the message left. The theoretical corpus was made up of contributions by Bourdieu and Passeron (2014), Abramovay and Rua (2002), Debarbieux (2002), Thums (2003), Hermannn (2015), Adorno (1995), Tourinho (2008), Fernández (2007 ) and others. The empirical corpus was made up of three Documentary Sources (the Project under analysis, literature review and school documents); Interviews with 08 students from the 5th to the 9th grade, Director of the School Unit, Project Coordinator Teacher and an Art Teacher; Conversation Wheel with Students from 5th to 9th grade; as well as a Focus Group. The main conclusions regarding the fundamental guiding question, given the general and specific objectives, were thus underlined. The aesthetic-artistic contributions were confirmed, as well as in the other actions of the Project, regarding the perception of the critical formation of the participating students. Being perceived the growth acquired in acting in the Project to Combat Violence at School. Artistic activities had a greater volume of participation. The State of Knowledge reveals twenty-two works among theses and dissertations on the theme in the last five years, with only one production found with a focus on art. It was found in the statements of the Project Coordinator, School Director and Art Teacher the repercussion and impact on the students, confirming the speech of the research subjects
Palavras-chave: História, Memórias, Violência, Escola, Projeto de Enfrentamento.
History, Memories, Violence, School, Coping Project
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Dias, Jocivannia Maria de Sousa Nobre. Educação, história e memórias da temática violência nos espaços escolares: um estudo do projeto "Esquadrão Sou do Bem" (Macapá-AP, de 2015 a 2019). 2021. 161 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4694
Data de defesa: 25-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.