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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento humano e a atuação da coordenação pedagógica na escola
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning from the perspective of human development and the role of pedagogical coordination at school
Autor: Viana, Cilânia Nunes 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Pinto, Umberto de Andrade
Terceiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Resumo: O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação da PUC Goiás. O tema da dissertação é a avaliação da aprendizagem e a coordenação pedagógica na perspectiva da teoria do ensino para o desenvolvimento humano. As questões que levaram à realização deste estudo foram: constatada a efetiva incidência das avaliações externas nas práticas avaliativas dos professores, inclusive por exigência legal, ainda assim, é possível ao Coordenador Pedagógico recompor suas funções na perspectiva do ensino voltado para o desenvolvimento humano nas avaliações internas da aprendizagem? Quais são as possibilidades para essa recomposição? Como objetivo geral, buscou-se caracterizar a avaliação da aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento humano, como possibilidade de recomposição da atuação da coordenação pedagógica na escola. Foram definidos três objetivos específicos: a) contextualizar as finalidades educativas das avaliações externas, suas formas de implantação no sistema escolar e o seu impacto na qualidade do ensino; b) analisar quais as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem e as formas de condução da coordenação pedagógica são descritas na produção acadêmica; c) apontar elementos que contribuem para a recomposição das atribuições do coordenador pedagógico na avaliação da aprendizagem na perspectiva da teoria do ensino para o desenvolvimento humano. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como fontes livros, capítulos de livros, artigos científicos, dissertações e teses. Os resultados da análise realizada na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, mostram o impacto negativo das avaliações externas no trabalho docente e nas formas de gestão escolar, em razão de reforçar um ensino irrefletido e memorístico, com práticas de avaliação visando resultados quantitativos, afetando consideravelmente a qualidade de ensino. Esse impacto gera dificuldades e dúvidas na atuação da coordenação pedagógica e as modalidades de avaliação externa contribuem para a permanência de práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem por parte de muitos professores. A despeito desses impactos negativos das políticas de avaliação educacional são vislumbradas possibilidades de superá-los por meio de: a) um Projeto Político Pedagógico fundamentado em perspectivas que contribuem mais para o desenvolvimento humano de todos os alunos do que a perspectiva das avaliações externas; b) melhoria das condições de trabalho de todos os profissionais dentro da escola; c) formação continuada de professores na situação de trabalho como atribuição da coordenação pedagógica; d) gestão democrática, com maior participação dos alunos e familiares; e) formas de organização do ensino e de procedimentos de avaliação numa perspectiva que ressalta mais os aspectos qualitativos da aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento humano do aluno de forma mais ampla
Abstract: VIANA, Cilânia Nunes. School learning evaluation in the context of external evaluations and the role of pedagogical coordination at school: a study from the perspective of developmental teaching. Stricto Sensu Graduate Program in Education - PPGE. Pontifical Catholic University of Goiás - PUC Goiás. Goiânia, 2021. The following work is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Post-Graduation Program of PUC Goiás. The general theme of the dissertation is the performance of the pedagogical coordination at school in face of the interference of the external evaluations. Some questions that guided the study were: What are the impacts of external evaluations on the forms of school learning evaluation? What is the position of the educational coordinator in relation to the subordination of evaluation practices to the obligation of quantitative results? What are the possibilities of implementing a teaching and evaluation proposal focused on developmental teaching? As a general objective, we aimed to characterize the impacts of the official guidelines on external evaluations on the pedagogical coordinator's performance and the possibilities of recomposing this performance from the perspective of developmental teaching. Three specific objectives were defined: a) to investigate the educational purposes of external evaluations, their forms of implementation in the school system, and their impact on the quality of education; b) to search in the academic production references to conceptions and practices of learning evaluation used by teachers and to forms of conduct of the pedagogical coordination; c) to point out contributions of the Theory of Developmental Teaching on the evaluation of school learning for the recomposition of the pedagogical coordinator's attributions. The methodology used was bibliographic research in the form of narrative review, using books, articles, dissertations, and theses on the main topics of the dissertation. The results indicate a negative impact of the external evaluations on the teaching work and on the forms of school management, since they reinforce an unreflective and memoristic teaching with evaluation practices aimed at quantitative results, considerably affecting the desired teaching quality according to a developmental perspective. As a result, they also point out difficulties in the performance of pedagogical coordination, added to those already evidenced in the research. Another finding of the literature review was that, regardless of the negative impact of the external evaluations, research shows, on the part of many teachers, the persistence of a traditional view of learning evaluation. Despite these negative influences of the educational evaluation policies, the theory of developmental teaching offers possibilities to face these limits through the continuous formation of teachers in their work situation, as an assignment of the pedagogical coordination, in order to better appropriate forms of organizing teaching and internal evaluation procedures from a developmental perspective
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem escolar; coordenação pedagógica; ensino desenvolvimental; finalidades educativas escolares; avaliações externas;
educational purposes; external evaluations; school learning evaluation; developmental teaching; pedagogical coordination
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Viana, Cilânia Nunes. Avaliação da aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento humano e a atuação da coordenação pedagógica na escola. 2021. 152 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4695
Data de defesa: 25-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

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