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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepção de alfabetização dos cadernos de formação docente do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Título(s) alternativo(s): Literacy conception of the teacher training notebooks of the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC
Autor: Moura, Daniela Amélia de 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Dias, Maria José Pereira de Oliveira
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Resumo: Esta dissertação de mestrado, vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O tema geral da pesquisa focaliza a concepção de alfabetização do 3º ano do Ensino Fundamental divulgada pelos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e objetiva responder ao seguinte problema: Que concepção de alfabetização e letramento é divulgada pelos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) orienta a formação e o trabalho pedagógico de professores do 3º ano do Ensino Fundamental oferecida pelo governo federal em parceria com os Estados, o Distrito Federal e os municípios? Para apreender o problema, elegeu-se a pesquisa qualitativa pautada na análise documental. Os objetivos foram: analisar a concepção de alfabetização e letramento divulgada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) dos Cadernos do 3º ano do Ensino Fundamental que orientam o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores; compreender a trajetória dos programas oficiais sobre alfabetização; estabelecer o cotejamento entre os fundamentos teóricos da proposta pedagógica do PNAIC e as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no que diz respeito ao processo de alfabetização. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Histórica Cultural formulada por Vygotsky e seguidores como LURIA, LEONTIEV, que sustentam teórica e metodologicamente a aquisição da língua escrita como a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade, cuja aprendizagem principia muito antes do momento em que se coloca um lápis na mão da criança. Além disso, serão utilizados estudos sobre a alfabetização formulados por MORTATTI, SOARES, FRADE, FERREIRO, TEBEROSKY, BOEING. Conclui-se que os cadernos do 3º ano do Ensino Fundamental divulgados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) apresentam uma concepção de Alfabetização que compromete a aprendizagem e o domínio da linguagem escrita como processo dialógico e dinâmico, capaz de promover saltos qualitativos e transformadores das funções psíquicas da criança conforme apontamentos de Vygotsky. Essa perspectiva teórico metodológica tem a vantagem de considerar a linguagem escrita como instrumento de pensamento, ligado a aspectos de funcionalidade, nos quais a escrita aparece vinculada à função de recurso mnemotécnico que envolve permanentemente a leitura
Abstract: This master's thesis is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education, at the Pontifical Catholic University of Goiás. The general theme of the research focuses on the concept of literacy in the 3rd year of Education Fundamental disclosed by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and aims to answer the following problem: What literacy and literacy concept disseminated by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) guides the training and pedagogical work of 3rd year elementary school teachers offered by the federal government in partnership with the States, the Federal District and the municipalities? To apprehend the problem, qualitative research based on document analysis was chosen. The objectives were: to analyze the concept of literacy and literacy published by the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) of the 3rd year elementary school notebooks that guide the pedagogical work of literacy teachers; understand the trajectory of official literacy programs; establish the comparison between the theoretical foundations of the PNAIC's pedagogical proposal and the contributions of the Historical-Cultural Theory regarding the literacy process. As a theoretical framework, the Historical Cultural Theory formulated by Vygotsky and followers such as LURIA, LEONTIEV, was used, who theoretically and methodologically support the acquisition of written language as the acquisition of a symbolic system of representation of reality, whose learning begins long before the moment in that a pencil is placed in the child's hand and studies on literacy formulated by MORTATTI, SOARES, FRADE, FERREIRO, TEBEROSKY, BOEING. It is concluded that the notebooks of the 3rd year of Elementary School published by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) present a concept of Literacy that compromises learning and mastery of written language as a dialogical and dynamic process, capable of promoting qualitative and transforming leaps of the child's psychic functions according to Vygotsky's notes. This theoreticalmethodological perspective has the advantage of considering written language as an instrument of thought, linked to aspects of functionality, in which writing appears linked to the function of a mnemotechnical resource that permanently involves reading
Palavras-chave: PNAIC. Alfabetização. Teoria Histórica-Cultural.
PNAIC. Literacy. Cultural Historical Theory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Moura, Daniela Amélia de. Concepção de alfabetização dos cadernos de formação docente do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2021. 97 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4697
Data de defesa: 25-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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