Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Daniela Amélia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4728846636277433eng
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee2Dias, Maria José Pereira de Oliveira-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-27T18:03:43Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.citationMoura, Daniela Amélia de. Concepção de alfabetização dos cadernos de formação docente do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2021. 97 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4697-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado, vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O tema geral da pesquisa focaliza a concepção de alfabetização do 3º ano do Ensino Fundamental divulgada pelos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e objetiva responder ao seguinte problema: Que concepção de alfabetização e letramento é divulgada pelos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) orienta a formação e o trabalho pedagógico de professores do 3º ano do Ensino Fundamental oferecida pelo governo federal em parceria com os Estados, o Distrito Federal e os municípios? Para apreender o problema, elegeu-se a pesquisa qualitativa pautada na análise documental. Os objetivos foram: analisar a concepção de alfabetização e letramento divulgada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) dos Cadernos do 3º ano do Ensino Fundamental que orientam o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores; compreender a trajetória dos programas oficiais sobre alfabetização; estabelecer o cotejamento entre os fundamentos teóricos da proposta pedagógica do PNAIC e as contribuições da Teoria Histórico-Cultural no que diz respeito ao processo de alfabetização. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Histórica Cultural formulada por Vygotsky e seguidores como LURIA, LEONTIEV, que sustentam teórica e metodologicamente a aquisição da língua escrita como a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade, cuja aprendizagem principia muito antes do momento em que se coloca um lápis na mão da criança. Além disso, serão utilizados estudos sobre a alfabetização formulados por MORTATTI, SOARES, FRADE, FERREIRO, TEBEROSKY, BOEING. Conclui-se que os cadernos do 3º ano do Ensino Fundamental divulgados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) apresentam uma concepção de Alfabetização que compromete a aprendizagem e o domínio da linguagem escrita como processo dialógico e dinâmico, capaz de promover saltos qualitativos e transformadores das funções psíquicas da criança conforme apontamentos de Vygotsky. Essa perspectiva teórico metodológica tem a vantagem de considerar a linguagem escrita como instrumento de pensamento, ligado a aspectos de funcionalidade, nos quais a escrita aparece vinculada à função de recurso mnemotécnico que envolve permanentemente a leituraeng
dc.description.abstractThis master's thesis is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education, at the Pontifical Catholic University of Goiás. The general theme of the research focuses on the concept of literacy in the 3rd year of Education Fundamental disclosed by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) and aims to answer the following problem: What literacy and literacy concept disseminated by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) guides the training and pedagogical work of 3rd year elementary school teachers offered by the federal government in partnership with the States, the Federal District and the municipalities? To apprehend the problem, qualitative research based on document analysis was chosen. The objectives were: to analyze the concept of literacy and literacy published by the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) of the 3rd year elementary school notebooks that guide the pedagogical work of literacy teachers; understand the trajectory of official literacy programs; establish the comparison between the theoretical foundations of the PNAIC's pedagogical proposal and the contributions of the Historical-Cultural Theory regarding the literacy process. As a theoretical framework, the Historical Cultural Theory formulated by Vygotsky and followers such as LURIA, LEONTIEV, was used, who theoretically and methodologically support the acquisition of written language as the acquisition of a symbolic system of representation of reality, whose learning begins long before the moment in that a pencil is placed in the child's hand and studies on literacy formulated by MORTATTI, SOARES, FRADE, FERREIRO, TEBEROSKY, BOEING. It is concluded that the notebooks of the 3rd year of Elementary School published by the Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) present a concept of Literacy that compromises learning and mastery of written language as a dialogical and dynamic process, capable of promoting qualitative and transforming leaps of the child's psychic functions according to Vygotsky's notes. This theoreticalmethodological perspective has the advantage of considering written language as an instrument of thought, linked to aspects of functionality, in which writing appears linked to the function of a mnemotechnical resource that permanently involves readingeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-09-27T18:03:43Z No. of bitstreams: 1 Daniela Amélia de Moura.pdf: 1140243 bytes, checksum: d758a0ca17a537f0ac7f9a08daaae3d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T18:03:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Amélia de Moura.pdf: 1140243 bytes, checksum: d758a0ca17a537f0ac7f9a08daaae3d0 (MD5) Previous issue date: 2021-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15183/Daniela%20Am%c3%a9lia%20de%20Moura.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPNAIC. Alfabetização. Teoria Histórica-Cultural.por
dc.subjectPNAIC. Literacy. Cultural Historical Theoryeng
dc.subject.cnpqCiências Humanas: Educaçãoeng
dc.titleConcepção de alfabetização dos cadernos de formação docente do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAICeng
dc.title.alternativeLiteracy conception of the teacher training notebooks of the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAICeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Amélia de Moura.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.