Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4699
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepção de mediação com tecnologias digitais de informação e comunicação na formação de professores de matemática
Título(s) alternativo(s): Conception of mediation with digital information and communication technologies in the training of mathematics teachers
Autor: Silva, Idelma Izabel de Camargo 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Vaz , Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Lemos , Glen Cezar
Terceiro membro da banca: Pimenta, Adelino Candido
Resumo: Ao longo dos últimos anos, houve um expansivo avanço tecnológico, o que acabou impactando diversos setores da sociedade, como foi o caso da Educação. Diante disso, a presente investigação tem como objetivo identificar e compreender os aspectos conceituais e instrumentais atrelados à prática docente em um curso de formação de professores de Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Goiânia. Assim, a questão central que norteia essa investigação é a seguinte: "Qual a concepção de educação tecnológica adotada pelos docentes que atuam nos cursos de formação de professores em matemática?". Com vistas a fundamentar as discussões realizadas, recorreu-se aos postulados teóricos de Vygotsky (1984) e Davydov (1988) sobre a mediação pedagógica, conceito central na construção da prática pedagógica mais contextualizada e significativa, tanto para o professor, quanto para o aluno. Além disso, com a finalidade investigativa de compreender as implicações didático-metodológicas do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula, embasou-se nos escritos teóricos de Sancho e Hernández (2006), Peixoto (2016) e Cysneiros (1998). Quanto à metodologia de pesquisa, configura-se como um estudo de caso de base quali-quantitativa, uma vez que os dados coletados são expressos de forma numérica, mas sempre analisados e avaliados à luz do aporte teórico, numa abordagem interpretativista. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionário estruturado para professores do IFG, campus Goiânia, atuantes no ensino superior e ministrantes da disciplina Matemática. Por fim, constatou-se que os usos das TDICs dinamizam o processo de ensino-aprendizagem, desde que utilizado de modo adequado, o que requer planejamento, estudo e reflexões contínuas por parte dos professores
Abstract: Over the past few years, there has been an expansive technological advance, which ended up impacting various sectors of society, such as Education. In view of this, the present investigation aims to identify and understand the conceptual and instrumental aspects linked to teaching practice in a mathematics teacher training course at a Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia. Thus, the central question that guides this investigation is the following: "What is the concept of technological education adopted by teachers who work in teacher training courses in mathematics? In order to substantiate the discussions carried out, the theoretical postulates of Vygotsky (1984) and Davydov (1988) on pedagogical mediation were used, a central concept in the construction of the most contextualized and meaningful pedagogical practice, both for the teacher and for the student. In addition, with the investigative purpose of understanding the didactic-methodological implications of the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the classroom, it was based on the postulates of Sancho e Hernández (2006), Peixoto (2016) and Cysneiros (1998). As for the research methodology, it is configured as a quali-quantitative case study, since the data collected are expressed in numerical form, but always analyzed and evaluated in the light of the theoretical contribution, in an interpretative approach. The data collection took place through the application of a structured questionnaire for teachers of the Institute, working in higher education and teachers of the Mathematics discipline. Finally, it was found that the uses of DICTs dynamize the teaching-learning process, provided it is used properly, which requires planning, study and continuous reflection on the part of teachers
Palavras-chave: Educação tecnológica; Concepções pedagógicas; Formação de professores; Licenciatura em matemática
Technological education; Pedagogical conceptions; Teacher training; Degree in mathematics.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Idelma Izabel de Camargo. Concepção de mediação com tecnologias digitais de informação e comunicação na formação de professores de matemática. 2021. 89 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4699
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Idelma Izabel de Camargo Silva.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.