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Tipo do documento: Tese
Título: Educação e empoderamento: histórias de resistência de mulheres kalunga
Título(s) alternativo(s): Education and Empowerment: Stories of Resistance of Kalunga Women
Autor: Silva, Sonilda Aparecida de Fátima 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Segundo membro da banca: Marinho, Thaís Alves
Terceiro membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Quarto membro da banca: Ferreira, Danúsia Arantes
Quinto membro da banca: Jesus, Edna Maria de
Resumo: Ao lutar pelo acesso às políticas sociais e aos seus direitos, as mulheres da Comunidade quilombola, denominada de Kalunga, localizada na Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, se deparam com uma série de aparatos da modernidade que regulamentam as relações sociais, as condutas pessoais e o mundo do trabalho. Assim, o objetivo desta investigação consiste em conhecer e analisar as lutas dessas mulheres, investigando o processo de construção de seu empoderamento, considerando suas histórias de vida, suas dificuldades e suas conquistas, na tentativa de responder às minhas problematizações: as mulheres, mesmo subjugadas pelo patriarcado conseguem se destacar, se empoderar e mostrar ao seu povo os seus direitos garantidos em leis? As políticas públicas educacionais, de gênero, de raça/etnia e de formação de professores têm contribuído para o empoderamento dessas mulheres? Esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, por meio da história oral, pautada no materialismo-histórico-dialético, tendo em vista o interesse de aprofundar conhecimentos em torno das políticas públicas de gênero, raça/etnia e de formação de professores. Minayo (2001) afirma que a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, dessa forma utilizei como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas e um questionário com questões abertas e fechadas para melhor conhecer as histórias de formação das professoras de Teresina de Goiás. O campo empírico compreendeu mulheres kalunga originárias do sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural dos Kalunga, sendo no município de Monte Alegre de Goiás (duas), Cavalcante (três) e Teresina de Goiás (dezoito). O recorte temporal abrange os anos de 2018 a 2021, período da coleta de dados empíricos por meio da observação direta, entrevistas semiestruturadas, registros das narrativas dos sujeitos da pesquisa e em 2021, para concluir a pesquisa utilizei o Google meeting e o WhatsApp. Os resultados indicam que mesmo sendo partícipes de uma cultura patriarcal em que a dominação masculina se encontra arraigada, algumas mulheres kalunga conseguem se empoderar, especialmente por meio do acesso à educação. Tal empoderamento possibilita a ocupação dos espaços de poder político, porém, cabe destacar que não pode ser uma luta só dessas mulheres aqui apontadas como mulheres empoderadas, mas uma luta de todos e de todas, para que assim, possam alcançar mais benefícios para as comunidades kalunga e, principalmente, contribuir para minimizar as desigualdades sociais, socioescolares, de gênero e raça/etnia
Abstract: In fighting for access to social policies and their rights, women from the remnant community of quilombolas, called Kalunga, located in Chapada dos Veadeiros, in the state of Goiás, are faced with a series of modern devices that regulate social relations, personal conduct and the world of work. Thus, the objective of this investigation is to know and analyze the struggles of these women, investigating the process of building their empowerment, considering their life stories, their difficulties and their achievements, in an attempt to answer my problematizations: women, even subjugated through patriarchy are they able to stand out, empower themselves and show their people their rights guaranteed by laws? Have public educational, gender, race/ethnic and teacher education policies contributed to the empowerment of these women?. This research is classified as a qualitative and exploratory bibliographic research, through oral history, based on materialism-historical-dialectic, in view of the interest of deepening knowledge about public policies of gender, race / ethnicity and the formation of teachers. Minayo (2001) states that qualitative research works with the universe of meanings, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes, thus, I used as a research instrument semi-structured interviews and a questionnaire with open and closed questions to better know the stories of formation of teachers from Teresina de Goiás. The empirical field comprised Kalunga women from the historic site that houses the Kalunga Cultural Heritage, in the municipality of Monte Alegre de Goiás (two), Cavalcante (three) and Teresina de Goiás (eighteen). The time frame covers the years 2018 to 2021, a period of empirical data collection through direct observation, semi-structured interviews, records of the narratives of the research subjects and in 2021, to conclude the research I used Google meeting and WhatsApp. The results indicate that even though they are participants in a patriarchal culture, in which male domination is ingrained, some Kalunga women are able to empower themselves, especially through access to education. Such empowerment makes it possible to occupy spaces of political power, however, it should be noted that it cannot be a struggle only for these women appointed here as empowered women, but a struggle for all, so that they can achieve more benefits for the kalunga communities and, mainly, contribute to minimize social, socio-school, gender and race / ethnic inequalities
Palavras-chave: Quilombolas e Mulheres kalunga. Educação emancipatória e formação de professores. Desigualdades socioescolares. Empoderamento e Relações sociais igualitárias.
Quilombolas and Kalunga Women. Emancipatory education and teacher training. Socioschool inequalities. Empowerment and egalitarian social relations
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Sonilda Aparecida de Fátima. Educação e empoderamento: histórias de resistência de mulheres kalunga. 2021. 192 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4710
Data de defesa: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

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