Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e participação feminina na era Vargas
Título(s) alternativo(s): Education and female participation in the Vargas era
Autor: Ferreira, Marcélia Gomes 
Primeiro orientador: Nascimento, Renata Cristina de Sousa
Primeiro membro da banca: Nascimento, Renata Cristina de Sousa
Segundo membro da banca: Novais, Sandra Nara da Silva
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Cintia Regina
Resumo: O objeto da pesquisa "Educação e Participação Feminina na Era Vargas", trata do primeiro governo de Getúlio Vargas, período esse emblemático para o cenário da educação brasileira. O estudo integra a linha de pesquisa Poder e Representações. Escrever sobre Educação, especificamente, no recorte temporal escolhido, é remeter a um passado não muito longínquo, das ideias dos intelectuais da década de 1930, do Movimento da Escola Nova, a estruturação do sistema educacional brasileiro, bem como as primeiras leis educacionais. Nesse sentido como a educação brasileira se desenvolveu na Era Vargas, no período de 1930 a 1945? Quais parâmetros foram estabelecidos para a profissionalização docente? Em que sentido o documento "O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova" contribuiu para a profissionalização dos professores e professoras? Sendo assim, objetivamos fazer uma releitura histórica e articulada do conceito de representação, representação social e identitária das mulheres, por meio de reflexão teórico-metodológica, com a contribuição de autores conceituados que nos permitirão entender que a importância atribuída à escolarização e ao ensino secundário, no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) repercutiu diretamente no estatuto profissional do magistério. Tema este, associado à participação e profissionalização feminina na Educação
Abstract: The object of the research "Education and Female Participation in the Vargas Era", deals with the first government of Getúlio Vargas, an emblematic period for the Brazilian education scenario. The study is part of the Power and Representations research line. To write about Education, specifically, in the chosen time frame, is to refer to a not-too-distant past, from the ideas of the intellectuals of the 1930s, the Escola Nova Movement, the structuring of the Brazilian educational system, as well as the first educational laws. In this sense, how did Brazilian education develop in the Vargas era, from 1930 to 1945? What parameters were established for teacher professionalization? In what sense did the document "The Manifesto of the Pioneers of Escola Nova" contribute to the professionalization of teachers? Therefore, we aim to make a historical and articulated rereading of the concept of representation, social representation and identity of women, through theoretical-methodological reflection, with the contribution of renowned authors that will allow us to understand the importance attributed to schooling and secondary education , during the Getúlio Vargas government (1930-1945) had a direct impact on the professional statute of the teaching profession. This theme, associated with female participation and professionalization in Education
Palavras-chave: Profissionalização Docente. Educação Brasileira. Participação feminina
Teacher professionalization. Brazilian Education. Female participation
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Historia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Ferreira, Marcélia Gomes. Educação e participação feminina na era Vargas. 2021. 105 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4713
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcélia Gomes Ferreira.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.