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Tipo do documento: Dissertação
Título: Finalidades da formação de professores para educação infantil
Título(s) alternativo(s): Purposes of teacher training for early childhood education
Autor: Carvalho, Lívia de Oliveira Teixeira Dias 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Navarro, Elaine Cristina
Terceiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Resumo: Esta pesquisa é parte do programa Pós Graduação Strico Sensu- Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC GO, o qual centra suas atividades investigativas e curriculares nas práticas educacionais inseridas em contextos socioculturais, econômicos e históricos. A linha de pesquisa escolhida foi a de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. A escolha pelo objeto de estudo se deu em função da necessidade de responder a clássicas perguntas que podem ser dirigidas a formação professores, particularmente professores da educação infantil: Para que educar e como educar?. Assim partindo do pressuposto que trabalhos acadêmicos que abordam a formação de professores para educação infantil, de algum modo, expressam e posicionamentos filosóficos e políticos, indicando possíveis finalidades educativas, este estudo explora esta temática e busca compreender como as finalidades educativas são problematizadas em teses publicadas no país. Como principal fundamentação teórica tem-se Yves Lenoir com o conceito de finalidades educativas descrito bem como outros autores que trabalham na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, como José Carlos Libâneo, o objetivo central do estudo foi investigar e analisar as finalidades educativas da formação de professores da educação infantil em teses da área da educação no período de 2013 a 2019, o recorte temporal se justifica pelo fato de trabalhos anteriores a 2013 não serem disponibilizados integralmente na Plataforma Sucupira. Os desdobramentos culminaram nos objetivos específicos foram: caracterizar as tendências sobre as finalidades educativas da formação de professores para a educação infantil; identificar as concepções sobre finalidades educativas que aparecem na produção científica analisada; identificar e analisar o que está sendo problematizado pelos autores acerca das finalidades educativas para educandos da educação infantil. Optou-se por realizar uma revisão bibliográfica, por permitir explorar o conteúdo dos trabalhos analisados, elaborar uma visão geral das finalidades educativas abordadas e apontar novas questões para o debate sobre a formação de professores para educação infantil. A busca dos trabalhos ocorreu no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, abrangendo o período de 2013 a 2019, sendo consideradas apenas teses. Mediante os critérios de inclusão e aplicação dos filtros, chegou-se a 15 teses de modo que houve uma análise do conteúdo tomando como ponto de partida as categorias definidas no referencial teórico bem como a partir das categorias que emergiram durante o processo de análise. Na interpretação, identificou-se a presença explícita ou implícita das categorias: Desenvolvimento pessoal; Formação humana e Desenvolvimento cognitivo dentro da perspectiva sociocultural. Já dentro da perspectiva histórico cultural encontrou-se as categorias, Democratização, Desenvolvimento humano integral, Igualdade, Justiça Transformação social. Destarte o que chamou atenção em todas as teses foi a maneira com que se aborda a formação inicial e continuada, ou seja, a formação superior em pedagogia ainda não é vista como indispensável para a atuação docente na educação infantil, embora tal aspecto esteja explicito em lei. Ainda se vê professoras de educação infantil sem formação em nível superior e muitas vezes sem o magistério, desqualificando a importância do conhecimento científico e do suporte teórico para atuação nesta etapa. Além disso, as formações continuadas ainda acontecem de maneira fragmentada e descontextualizada, sendo em sua grande maioria insuficientes para preencher as lacunas dessa formação inicial. Sendo assim, uma fragilidade neste estudo se deu pela dificuldade em vislumbrar nas teses aprofundamento teórico, especialmente no âmbito da perspectiva Histórico Cultural
Abstract: This research is part of the Graduate Program Strico Sensu- Master in Education at the Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC GO, which focuses its investigative and curricular activities in educational practices inserted in sociocultural, economic and historical contexts. The chosen line of research was Theories of Education and Pedagogical Processes. The choice of the object of study was due to the need to answer classic questions that can be addressed to teacher training, particularly early childhood education teachers: Why educate and how to educate?. Thus, assuming that academic works that address the training of teachers for Preschool education, somehow, express philosophical and political positions, indicating possible educational purposes, this study explores this theme and seeks to understand how educational purposes are discussed in theses published in the country. The main theoretical foundation is Yves Lenoir with the concept of purposes as well as other authors who work from the perspective of Dialectical Historical Materialism, such as José Carlos Libâneo, the main objective of the study was to investigate and analyze the educational purposes of the training of Preschool education teachers in theses in the area of education in the period from 2013 to 2019, the time frame is justified by the fact that works prior to 2013 are not fully available on the Sucupira Platform. The developments culminated in the specific objectives were: to characterize trends on educational purposes of teacher training for Preschool education; identify the conceptions about educational purposes that appear in the analyzed scientific production; identify and analyze what is being discussed by the authors about the educational purposes for students of Preschool education. It was decided to carry out a literature review, as it allows exploring the content of the analyzed works, elaborate an overview of the educational purposes addressed and point out new issues for the debate on teacher training for Preschool education. The search for papers took place in the theses and dissertations database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes, covering the period from 2013 to 2019, being considered only theses. Through the inclusion criteria and application of filters, 15 theses were reached so that there was a content analysis taking as a starting point the categories defined in the theoretical framework as well as from the categories that emerged during the analysis process. In the interpretation, the explicit or implicit presence of the categories was identified: Personal development; Human formation and cognitive development within a sociocultural perspective. Within the historical-cultural perspective, the categories Democratization, Integral human development, Equality, Justice Social transformation were found. So what drew attention in all theses were the way in which initial and continuing education is approached, that is, University education in pedagogy is not yet seen as essential for teaching activities in Preschool education, although this aspect is explicit in law. Still one sees Preschool education teachers without University education and often without teaching, disqualifying the importance of scientific knowledge and theoretical support for acting at this stage. In addition, continued training they still happen in a fragmented and decontextualized way, being for the most part insufficient to fill the gaps in this initial training. Thus, a weakness in this study was 12 due to the difficulty in envisioning theoretical deepening in the theses, especially in the context of the Historical-Cultural perspective
Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de professores; Finalidades Educativas
Preschool Education; Teacher training; Educational Purposes
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Carvalho, Lívia de Oliveira Teixeira Dias. Finalidades da formação de professores para educação infantil. 2021. 108 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4716
Data de defesa: 20-Ago-2021
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