Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4719
Tipo do documento: Tese
Título: Concepções de "política" no livro didático de sociologia do ensino médio integrado do Instituto Federal Goiano, campus Trindade: (Plano Nacional do Livro Didático 2018-2020)
Título(s) alternativo(s): Conceptions of "politics" in the sociology textbook of integrated secondary education at the Instituto Federal Goiano, Trindade campus: (National Textbook Plan 2018-2020)
Autor: Silva, José Geraldo da 
Primeiro orientador: Fernandes, Maria Esperança Carneiro
Primeiro membro da banca: Fernandes, Maria Esperança Carneiro
Segundo membro da banca: Borges, Guilherme Martins Teixeira
Terceiro membro da banca: Garcia, Júlio César
Quarto membro da banca: Netto, Aristóteles Mesquita de Lima
Quinto membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, estabeleceu como objeto de pesquisa a análise da concepção de Política no livro didático de Sociologia adotado no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Trindade. Respalda-se em teóricos que estudam a política em seu sentido geral e restrito, à luz do materialismo histórico-dialético, e elegeu como problema: Que concepção de política embasa os conteúdos do livro didático de Sociologia adotado no processo de formação crítica e cidadã dos jovens do Ensino Médio do IF Goiano/Campus Trindade? Para apreender o problema, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com análise bibliográfica, documental e a aplicação de um questionário on-line para alunos do Ensino Médio da unidade escolar mencionada. Estabeleceu-se como objetivo geral, analisar as concepções de política e o modo como, no livro didático, esta concepção se revela nos conteúdos propostos. Os objetivos específicos resultaram nos capítulos que compõem esta tese, quais sejam: apresentar como o livro didático de sociologia se enquadra no currículo da escola de ensino médio; investigar as concepções de política, seu significado e sentido, nos temas de sociologia no livro didático; analisar, pela pesquisa empírica, como o estudo dos temas de sociologia podem impactar e promover debates a partir dos estudos realizados em sala de aula. Ressalta-se que o materialismo histórico-dialético, como método crítico, possibilita compreender as contradições presentes na concepção de política e sociedade, assim como a de educação no contexto neoliberal. Nesse sentido, busca-se analisar a inserção do componente curricular de Sociologia e o sentido de política que se evidencia nos temas propostos para discussão na disciplina, como proposta de formação crítica no contexto da educação básica do curso médio integrado. No espaço educativo formal, a sociologia se constituiu como disciplina escolar e suas contribuições na luta histórica por uma educação pública, gratuita, com requisitos qualitativos para uma formação consolidada na compreensão crítica da sociedade e suas contradições. A redução da carga horária ou a não obrigatoriedade da oferta de Sociologia, com as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enuncia a proposta neoliberal de educação. Assim, destaca-se a importância e a contribuição desta disciplina na formação básica no ensino médio. Faz parte da política de formação omnilateral proposta pelo IF Goiano ao proporcionar acesso para que os filhos da classe trabalhadora possam ter uma formação integral, profissional e humana, possibilitando também a práxis política como constitutiva da formação para a vida. Da análise dos dados, emergem considerações acerca da importância do conhecimento sociológico na vida dos estudantes desde o contato com teóricos que pensam o trabalho, a interação e a educação para a vida em sociedade, à concepção de política não alinhada à concepção de política do senso comum compreendida como clientelismo. A pesquisa reitera a importância da disciplina de Sociologia como necessária na educação básica, haja vista a construção do conhecimento sociológico possibilitar aos alunos uma formação integral. Consequentemente, encontrar meios para superar as contradições da sociedade brasileira que exclui jovens do acesso ao ensino médio integrado humanizante
Abstract: This investigation, affiliated to the State, Policies and Educational Institutions Research Line, of the Postgraduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, established as research object the analysis of the concept of Policy in the Sociology textbook adopted at the Institute Federal Goiano (IF Goiano), Campus Trindade. It is supported by theorists who study politics in its general and restricted sense, in the light of historicaldialectical materialism, and chose as a problem: What conception of politics underlies the contents of the Sociology textbook adopted in the process of critical and citizen education of the high school students at IF Goiano/Campus Trindade? To apprehend the problem, a qualitative research approach was adopted, with documental analysis and the application of a questionnaire for high school students from the mentioned school unit. It was established as a general objective, to analyze the conceptions of policy and the way in which, in the textbook, this conception is revealed in the proposed contents. The specific objectives resulted in the chapters that make up this thesis, namely: to present how the sociology textbook fits into the high school curriculum; investigate the conceptions of politics, its meaning and sense, in the themes of sociology in the textbook; to analyze, through empirical research, how the study of sociology themes can impact and promote debates based on studies carried out in the classroom. It is noteworthy that the historical-dialectical materialism, as a critical method, makes it possible to understand the contradictions present in the conception of politics and society, as well as that of education in the neoliberal context. In this sense, it seeks to analyze the insertion of the curricular component of Sociology and the sense of policy that is evidenced in the themes proposed for discussion in the discipline, as a proposal for critical training in the context of basic education in the integrated high school. In the formal educational space, sociology was constituted as a school discipline and its contributions in the historical struggle for a free public education, with qualitative requirements for a consolidated formation in the critical understanding of society and its contradictions. The reduction of the workload or the nonmandatory nature of the offer of Sociology, with the changes proposed by the Common National Curriculum Base (BNCC), enunciates the neoliberal proposal of education. Thus, it highlights the importance and contribution of this discipline in basic training in high school. It is part of the omnilateral training policy proposed by the IF Goiano by providing access for working-class children to have an integral, professional and human training, also enabling political praxis as a constitutive element of training for life. From the analysis of the data, considerations emerge about the importance of sociological knowledge in the lives of students, from the contact with theorists who think about work, interaction and education for life in society, to the conception of policy not aligned with the conception of political sense common understood as clientelism. The research reiterates the importance of the discipline of Sociology as necessary in basic education, given the construction of sociological knowledge enabling students to have a comprehensive education. Consequently, finding ways to overcome the contradictions of Brazilian society that exclude young people from access to humanizing integrated secondary education
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Educação Escolar. Livro didático. Sociologia. Política
Integrated High School. Schooling. Textbook. Sociology. Politics
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, José Geraldo da. Concepções de "política" no livro didático de sociologia do ensino médio integrado do Instituto Federal Goiano, campus Trindade: (Plano Nacional do Livro Didático 2018-2020). 2021. 192 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4719
Data de defesa: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Geraldo da Silva.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.