Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4722
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e migração: sentidos da escola para as famílias haitianas em Goiás
Título(s) alternativo(s): Education and migration: meanings of school for Haitian families in Goiás
Autor: Ludovico, Daniela Collela Zuniga 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Avelar, Rezende Bruno de
Terceiro membro da banca: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal compreender os sentidos atribuídos à escola pelas famílias haitianas como estratégia de integração e inserção social e cultural. Desdobram-se como objetivos específicos: entender os movimentos migratórios contemporâneos no Brasil e no mundo, identificando suas causas e consequências; compreender a relação entre migração e educação na contemporaneidade e seus desdobramentos; identificar os sentidos que os migrantes haitianos atribuem à escola. Com a reconfiguração dos fluxos migratórios mundiais, cada vez mais as sociedades têm se deparado com questões relativas à diversidade e à integração dos migrantes à vida social dos locais de destino. Pensar os direitos desses migrantes na perspectiva dos direitos humanos é o desafio que os Estados enfrentam. O direito à educação, entendido como um direito humano, é garantido por documentos internacionais e nacionais a todas as pessoas, inclusive em situação de migração. Assim, pensar a relação entre a migração e a educação é condição para a identificação dos sentidos da escola para as famílias haitianas na condição de migrantes. Como procedimento metodológico foram aplicados questionários e realização de entrevistas com dez famílias haitianas. As entrevistas e questionários possibilitaram identificar 4 sentidos atribuídos à escola, quais sejam, formativo, prático econômico, social e social protetivo. Conclui-se que, muito mais que a integração social, as famílias haitianas atribuem à escola a possibilidade de uma transformação social, por meio da formação, que inclui o ensino superior
Abstract: This dissertation has as main objective to understand the meanings related to school by haitians families as a strategy for social and cultural integration and insertion. They unfold as specific objectives: understanding contemporary migratory movements in Brazil and in the world, identifying their causes and consequences; understand the relationship between migration and education in contemporaneity and its consequences; identify the meanings that Haitian migrants attribute to school. With the reconfiguration of global migratory flows, societies have increasingly faced issues related to diversity and the integration of migrants into the social life of the places of destination. Thinking about migrant human rights from the perspective of human rights is the challenge that States face. The right to education, understood as a human right, is guaranteed by international and national documents to all people, including those in a migration situation. Thus, thinking about the relationship between migration and education is a condition for identifying the meanings of school for haitians families as migrants. As a methodological procedure, questionnaires were carried out according to ten Haitian families. The declarations and questionnaires made it possible to identify 4 meanings considered to the school, which are, formative, practical economic, social and social protective. It is concluded that, much more than social integration, haitians families attribute to the school the possibility of social transformation, through training, which includes higher education
Palavras-chave: Migração. Educação. Sentidos da Escola. Haitianos
Migration. Education. Senses of the School. Haitians.
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Ludovico, Daniela Collela Zuniga. Educação e migração: sentidos da escola para as famílias haitianas em Goiás. 2021. 139 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4722
Data de defesa: 18-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Colella Zuniga Ludovico.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.