Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Elda Cássia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680703021859771eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joel Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003eng
dc.contributor.referee1Guerra, Danilo Dourado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335088867151068-
dc.contributor.referee2Sassatelli, Pietro-
dc.contributor.referee3Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422-
dc.contributor.referee4Silva, Valmor da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:10:34Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationLIMA, Elda Cássia de. A voz de Maria Madalena a partir da narrativa de João (Jo 20,1-2.11-18). 2021. 194 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4723-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objeto a voz de Maria Madalena na construção narrativa do evangelho de João (Jo 20, 1-2.11-18). Não apenas a presença, mas a forma com que Maria Madalena nos é apresentada na perícope, denota uma ruptura com o sistema patriarcal triplamente reforçado característico da época. Ela é uma mulher que fala, entre os homens e para os homens. A partir da exegese norteada pelo método histórico-crítico, consideramos que o Reino inclusivo apregoado por Jesus, foi compreendido e demonstrado pelo escritor do Quarto Evangelho, quando transmite em forma de palavras sua versão a respeito da Ressurreição. Defendemos que Maria Madalena conquistou o lugar de fala na narrativa joanina, devido ao seu desempenho como discípula e testemunha de Jesus, desde a Galileia. Sua voz ainda pode ser ouvida, na verdade não cessou durante vinte séculos, marcando forte presença em todos os períodos históricos, desde sua estreia nos evangelhos. Essa tese tem como objetivo principal, explicitar que as marginalizadas foram contempladas pelo Verbo encarnado, dentre as quais Maria Madalena torna-se a grande expoente, a primeira testemunha do Ressuscitadopor
dc.description.abstractThis research has as its object the voice of Mary Magdalene in the narrative construction of the Gospel of John (Jo 20, 1-2.11-18). Not just the presence, but the way in which Mary Magdalene is presented to us in the pericope, denotes a break with the triple reinforced patriarchal system characteristic of the time. She is a woman who speaks, among men and for men. Through this exegesis grounded in the historic-critical method, we consider that the inclusive Kingdom proclaimed by Jesus, was understood and demonstrated by the writer of the Fourth Gospel, when he conveys his version of the Resurrection in the form of words. We defend that Mary Magdalene conquered the place of speech in the Johannine narrative, because of her performance as a disciple and witness of Jesus, from Galilee. Her voice can still be heard, in fact it has not ceased for twenty centuries, marking a strong presence in all historical periods, since its debut in the gospels. This Thesis has as its main objective explain that the marginalized were contemplated by the Incarnated verb, among which Mary Magdalene becomes the great exponent, the first witness of the Risen Oneeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-08T19:10:33Z No. of bitstreams: 1 Elda Cassia de Lima.pdf: 1354646 bytes, checksum: 3779c96ecc3b797030e16bd099bedee1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T19:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elda Cassia de Lima.pdf: 1354646 bytes, checksum: 3779c96ecc3b797030e16bd099bedee1 (MD5) Previous issue date: 2021-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15281/Elda%20Cassia%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMaria Madalenapor
dc.subjectMary Magdaleneeng
dc.subjectEvangelho de Joãopor
dc.subjectVozpor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPatriarcalismopor
dc.subjectGospel of Johneng
dc.subjectVoiceeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectPatriarchyeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqTeologiapor
dc.titleA voz de Maria Madalena a partir da narrativa de João (Jo 20,1-2.11-18)eng
dc.title.alternativeThe voice of Mary Magdalene from the narrative of John (Jn 20:1-2.11-18)eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elda Cassia de Lima.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.