Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tereza Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2840352405339914eng
dc.contributor.advisor1Tavares, Rosana Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1919352866956578eng
dc.contributor.referee1Tavares, Rosana Carneiro-
dc.contributor.referee2Machado, Maria Conceição Sarmento Padial-
dc.contributor.referee3Rabelo, Ionara Vieira Moura-
dc.date.accessioned2021-11-16T19:34:26Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationSilva, Tereza Vieira da. A violência e suas implicações nas relações acadêmicas em uma escola da periferia da cidade de Goiânia, no final dos anos 2020. 2021. 134 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4731-
dc.description.resumoEste trabalho é sobre as formas de violências que ocorrem no ambiente escolar de uma escola pública estadual, da periferia da cidade de Goiânia, partindo da análise documental de relatórios do livro de registros de atos indisciplinares dos estudantes, do período temporal de novembro de 2019 a março de 2020; recorte feito em razão da pandemia da COVID 19.Utilizaram-se também coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro professores da referida instituição e aplicação de questionário pelo Google Forms. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores que discorrem sobre os processos de violência e seus vários tipos de manifestação na sociedade, como a dominação masculina, a violência estrutural e a violência simbólica, que atravessam de maneira difusa, e muitas vezes velada, as diversas outras formas de violência. Este trabalho se embasa também nos estudos de Maciel e Shiguinov Neto (2006), Shiguinov Neto (2015), Cunha (1985, 2017), Romanelli (1986) e Saviani (1999,2011), que analisam o processo histórico da educação no Brasil e sua interface com espaço educacional contemporâneo. Os resultados apreendidos na pesquisa documental confirmam a violência como um fenômeno que acontece entre todos os gêneros, classes e em modalidades diversas. Os tipos de violência manifestos vão desde a psicológica, a simbólica e a física, até a violência estrutural, como um fenômeno que está arraigado na instituição educacional, produto do próprio processo histórico do espaço escolar como um ambiente coercitivo e de dominação. Nas informações obtidas por meio dos questionários e entrevistas com os professores ficou evidente que a violência percorre condições concretas e sócio-materiais da profissão, com diversidade na remuneração, carga horária e tipos de contratos que traduzem a desigualdade social a que os professores possam estar sujeitos, haja vista o processo histórico de desvalorização da profissão. As categorias de violência relacionadas à escola mais identificadas pelos professores que participaram deste estudo são a física, a verbal e o bullying. Este estudo aponta algumas contradições na compreensão da violência como um fenômeno presente no espaço escolar, evidenciando o entrelaçamento de fenômenos complexos, como relações de poder, patriarcalismo, desvalorização do professor, entre outros. São resultados que assinalam e enfatizam as dificuldades de se apreender esse fenômeno em toda sua complexidadeeng
dc.description.abstractThis work is about the forms of violence that occur in the school environment of a public state school, on the outskirts of the city of Goiânia, based on the documentary analysis of reports from the period of November 2019 to March 2020; of data collection through semi-structured interviews, carried out with four professors from the referred institution and application of a questionnaire by Google Forms. As a theoretical basis, authors such as Bourdieu (1983,1989,1992,1998,2004,2008,2012), Abramovay (2002,2003,2005,2012) e Minayo (2000, 2006,2007,2010), that talk about the processes of violence and the various types of manifestation in society, such as male domination, structural violence and symbolic violence that cross in a diffuse and often veiled way, the various other forms of violence. This work is also based on the studies of Maciel and Shiguinov Neto (2006), Shiguinov Neto (2015), Cunha (1985,2017,), Romanelli (1986) and Saviani (1999,2011), which analyze the historical process of education in Brazil and its interface with contemporary educational space. The results apprehended in the documentary research confirm violence as a phenomenon that occurs between all genders, classes and in different modalities. The types of violence manifested range from psychological, symbolic and physical, to structural violence, as a phenomenon that is rooted in the educational institution, product of the very historical process of the school space as a coercive and domination environment. As for the information obtained through questionnaires and interviews with teachers, it was evident that violence goes through concrete and socio-material conditions of the profession, with diversity in remuneration, workload and types of contracts that reflect the social inequality that teachers may be exposed to. subjects, given the historical process of devaluation of the profession. The categories of school-related violence most identified by the teachers who participated in this study are physical, verbal and bullying. This study points out some contradictions in the understanding of violence as a phenomenon present in the school space, showing the intertwining of complex phenomena such as power relations, patriarchy, devaluation of the teacher, among others. These are results that highlight and emphasize the difficulties of understanding this phenomenon in all its complexityeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-16T19:33:15Z No. of bitstreams: 1 Tereza Vieira da Silva.pdf: 1408961 bytes, checksum: 48f872f48ceefddfabab5cf2654d1a93 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-16T19:34:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tereza Vieira da Silva.pdf: 1408961 bytes, checksum: 48f872f48ceefddfabab5cf2654d1a93 (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15317/Tereza%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Socialeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectViolência na escola.Estudante.Professorpor
dc.subjectViolence at school. Student. Teachereng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas: Serviço Socialeng
dc.titleA violência e suas implicações nas relações acadêmicas em uma escola da periferia da cidade de Goiânia, no final dos anos 2020eng
dc.title.alternativeViolence and its implications for academic relationships in a school on the outskirts of the city of Goiânia, in the late 2020seng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social
Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tereza Vieira da Silva.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.