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Tipo do documento: Dissertação
Título: A avaliação da aprendizagem na alfabetização: uma análise do processo em três escolas municipais no Estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): Assessment of literacy learning: an analysis of the process in three municipal schools in the State of Goiás
Autor: Marcelino, Elizabeth Fátima Freitas 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Faria, Gina Glaydes Guimarães de
Terceiro membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás com o Tema: A avaliação da aprendizagem na alfabetização: Uma análise do processo em três escolas municipais no Estado de Goiás, tendo como problema de pesquisa a seguinte pergunta: "A avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização da criança, tal qual realizada na escola, contribui para o desenvolvimento do aluno na aquisição da leitura e da escrita?" O objetivo geral que norteou essa pesquisa foi explicitar e analisar o lugar da avaliação no processo de alfabetização enquanto instrumento pedagógico de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Esta Dissertação teve o respaldo teórico e metodológico da pesquisa bibliográfica que possibilitou a sua fundamentação nas teorias de Vigotski (2001a; 2001b; 2007; 2008; 2018), Luria (2001), Ferreiro (2001; 2011), Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2002; 2020) sobre desenvolvimento cognitivo da criança, com ênfase na fase da linguagem oral até a fase da linguagem escrita; também fundamentou-se nos estudos de Hoffmann 1998; 2001; 2015), Luckesi (2011; 2012), Sacristán e Pérez (1998) e Perrenoud (1999) sobre avaliação escolar. Para obtenção dos dados empíricos foi realizada uma pesquisa documental, com análise dos instrumentos de avaliação utilizados em três turmas de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas do interior de Goiás, no decorrer do ano de 2019. Esta dissertação se desenvolve em três capítulos: o primeiro capítulo apresenta uma discussão teórica sobre a alfabetização, tomando como ponto de partida o desenvolvimento cognitivo da criança para, sequencialmente, tratar dos conceitos de alfabetização, do desenvolvimento da alfabetização na psicogênese da língua escrita e, por último, da organização documental, pedagógica e didática na alfabetização. O segundo capítulo apresenta uma síntese sobre a importância e o significado da avaliação na alfabetização, os tipos de avaliações utilizados na escola, sendo as avaliações internas e as externas. O terceiro capítulo discute as avaliações internas, a ficha de Gerenciamento Mensal do Projeto Ensino e Aprendizagem, além das avaliações do Programa Mais Alfabetização que foram trabalhadas no ano de 2019, bem como dos documentos governamentais que implementam e os que orientam a elaboração e a condução de tais avaliações. A pesquisa realizada revelou que as avaliações internas e externas, do modo que vêm sendo realizadas na escola, não contribuem para o desenvolvimento do aluno na aquisição da leitura e da escrita, mas, a partir de como o professor utiliza a avaliação em sala de aula com seus alunos pode fazer com que a avaliação faça sentido
Abstract: The present Dissertation is linked to the Theories of Education and Pedagogical Processes Research Line and addresses the theme of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás with the following theme: The evaluation of learning in literacy: An analysis of the process in three municipal schools in the State of Goiás, with the following question as a research problem: "Does the assessment of learning in the child's literacy process, as it is carried out at school contribute to the student's development in the acquisition of reading and writing?" The general objective that guided this research was to clarify and analyze the place of assessment in the literacy process as a pedagogical instrument for improving the teaching and learning process. This dissertation had the theoretical and methodological support of bibliographical research that allowed its foundation on the theories of Vigotski (2001a; 2001b; 2007; 2008; 2018), Luria (2001), Ferreiro (2001; 2011), Ferreiro and Teberosky (1999) and Soares (2002; 2020) on child cognitive development, with an emphasis on the oral language phase to the written language phase; it was also based on the studies by Hoffmann 1998; 2001; 2015), Luckesi (2011; 2012), Sacristán and Pérez (1998) and Perrenoud (1999) on school evaluation. To obtain the empirical data, a documental research was carried out, with analysis of the assessment instruments used in three classes of 1st, 2nd and 3rd years of three public schools in the interior of Goiás, during the year 2019. This dissertation is developed in three chapters: the first chapter presents a theoretical discussion on literacy, taking as a starting point the child's cognitive development to sequentially deal with the concepts of literacy, the development of literacy in the psychogenesis of written language and, finally, the document organization, pedagogical and didactic in literacy. The second chapter presents a summary of the importance and meaning of assessment in literacy, the types of assessment used in school, with internal and external assessments. The third chapter discusses the internal evaluations, the Monthly Management form of the Teaching and Learning Project, in addition to the evaluations of the More Literacy Program that were carried out in 2019, as well as the government documents they implement and those that guide the preparation and conduction. of such assessments. The research carried out revealed that internal and external assessments, as they have been carried out at school, do not contribute to the student's development in the acquisition of reading and writing, but depending on how the teacher uses the assessment in the classroom with their students, he can contribute so that the assessment makes sense
Palavras-chave: Avaliação. Alfabetização. Ensino-aprendizagem. Leitura. Escrita
Assessment. Literacy. Teaching-learning. Reading. Writing.
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Marcelino, Elizabeth Fátima Freitas. A avaliação da aprendizagem na alfabetização: uma análise do processo em três escolas municipais no Estado de Goiás. 2021. 333 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4733
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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