Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher education at school and the role of pedagogical coordination: a study from the perspective of developmental teaching theory
Autor: Santos, Luiz Marles Gonçalves dos 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Alfonsi, Selma Oliveira
Terceiro membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Resumo: O presente estudo tem como tema a formação continuada de professores na situação de trabalho, realçando a atuação da coordenação pedagógica nesse aspecto da formação docente. Partiu-se de dois pressupostos, o primeiro, de que os professores necessitam permanentemente aprimorar os saberes profissionais necessários ao processo de ensinoaprendizagem, especialmente os voltados à realização do processo de ensinoaprendizagem; o segundo, de que o provimento das condições de realização desse aprimoramento cabe à Coordenação Pedagógica. A questão básica posta à pesquisa foi perguntar se ações de formação continuada, conduzidas pela Coordenação Pedagógica, voltadas para a assistência pedagógica aos professores, especialmente, na sala de aula, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do ensino e, portanto, uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos. Foi estabelecido como objetivo geral conhecer e analisar conceituações e características da formação continuada na escola e o papel da Coordenação Pedagógica em prover condições e ações relacionadas com essa formação, especialmente no que diz respeito à assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula. Já, como objetivos específicos ficaram estabelecidos: a) Buscar nas pesquisas entendimentos acerca da definição e caracterização da formação continuada na escola; b) Contrastar diferentes olhares da pesquisa acadêmica sobre as funções da coordenação pedagógica, especialmente quanto a ações voltadas para a assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula; c) Trazer contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a atuação pedagógica da Coordenação Pedagógica no campo da didática, ou seja, como uma proposta de aprimoramento do processo de ensinoaprendizagem. Para este estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, tendo como referência o materialismo histórico-dialético por percebê-lo como o método mais viável para a análise dos dados levantados. Nessa pesquisa, foram utilizados estudos teóricos e empíricos sobre formação continuada e as atribuições profissionais da Coordenação Pedagógica, especialmente em relação à formação continuada. As buscas foram feitas no portal de periódicos da CAPES e no banco de dados da BDTD. Concluído este estudo, podemos apontar nossos principais achados. Primeiro, a pesquisa bibliográfica mostrou, entre as conceituações e características da formação conceituada, aquela que a compreende como centrada nos aspectos pedagógico-didáticos do trabalho do professor, visando ao aperfeiçoamento de ações voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógicodidático dos professores na sala de aula. Segundo, embora estudos consultados coloquem em destaque o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada, as pesquisas empíricas examinadas mostraram que não é frequente nas escolas a ocorrência de ações dessa natureza, entre outras razões, por lacunas na formação profissional e atribuição ao Coordenador Pedagógico de funções burocráticas desviando-o de suas atribuições originais. Terceiro, as pesquisas mostraram, igualmente, a necessidade imperativa de ligação mais estreita entre a Coordenação Pedagógica e a atuação dos professores no processo de ensino-aprendizagem, isto é, como garantia de melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Quarto, em face a essas constatações, foi apresentada a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de propiciar elementos teóricos e práticos para auxiliar os coordenadores pedagógicos a promover a assistência pedagógico-didática direta aos professores na sala de aula
Abstract: The present study has as its theme the continuing education of teachers in the work situation, highlighting the role of the pedagogical coordination in this aspect of teacher education. Two assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed atTwo assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed at Two assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed at carrying out the teaching-learning process; the second, that the provision of conditions for carrying out this improvement is the responsibility of the Pedagogical Coordination. The basic question posed to the research was to ask whether continuing education actions, conducted by the Pedagogical Coordination aimed at pedagogical assistance to teachers, especially in the classroom, can contribute to a better development of teaching and, therefore, more effective learning by students. It was established as a general objective to know and analyze concepts and characteristics of continuing education, at school and the role of the pedagogical coordination in providing conditions and actions related to this training, especially with regard to pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroom. And as specific objectives: a) Search in research understandings about the definition and characterization of continuing education at school; b) Contrast different views of academic research on the functions of pedagogical coordination, especially regarding actions aimed at pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroom; c) Bring contributions from the theory of developmental teaching to the pedagogical performance of the Pedagogical Coordination in the field of didactics, as a proposal to improve the teachinglearning process. For this study, an exploratory bibliographic research was carried out, using the historical-dialectical materialism as a reference, as it was perceived as the most viable method for data analysis. In this research, theoretical and empirical studies on continuing education and the professional attributions of the Pedagogical Coordination were used, especially in relation to continuing education. Searches were made on the CAPES journal portal and on the BDTD database. At the end of this study, we can point out our main findings. First, the literature search showed, between the conceptualizations and characteristics of conceptualized training, the one that understands it as centered on the pedagogical-didactic aspects of the teacher's work, aiming at the improvement of actions aimed at improving the pedagogical-didactic work of teachers in the classroom. Second, although studies consulted highlight the role of the Pedagogical Coordinator in continuing education, the empirical research consulted showed that it is not common in schools the occurrence of actions of this nature, among other reasons by gaps in professional training and attribution to the Pedagogical Coordinator of bureaucratic functions, diverting him from his original attributions. Third, research has shown, equally, the imperative need for a closer link between Pedagogical Coordination and the role of teachers in the teaching-learning process, as a guarantee of better results in learning of the students Fourth, given these findings, the theory of developmental teaching was presented as a possibility to provide theoretical and practical elements to help pedagogical coordinators to promote direct pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroom
Palavras-chave: Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Organização e gestão da escola. Formação de Professores.
Continuing Education. Pedagogical Coordination.School Organization and Management. Teacher formation.
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Santos, Luiz Marles Gonçalves dos. Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735
Data de defesa: 24-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Marles Gonçalve dos Santos.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.