Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4736
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento do pensamento científico: contribuições para a educação escolar |
Título(s) alternativo(s): | Development of scientific thinking: contributions to school education |
Autor: | Costa, Maria do Socorro Cordeiro de Toledo e |
Primeiro orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Primeiro membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Segundo membro da banca: | Freitas, Raquel Aparecida Marra de Madeira |
Terceiro membro da banca: | Pessoni, Lucineide Maria de Lima |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás e está vinculada à Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos sob o tema - Desenvolvimento do Pensamento Científico: Contribuições na Educação Escolar e versou sobre as mudanças no desenvolvimento do pensamento científico evidenciadas na história da educação, desde a implementação do Ratio Studiorum aos dias atuais. No intuito de acessar, na literatura acadêmica brasileira, trabalhos que tratassem deste tema, foi feito levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apesar da farta existência de trabalhos sob a temática do pensamento científico, não foi possível encontrar trabalhos cujo interesse específico coincidisse com aquele contemplado no presente estudo, fomentando-se, assim, a esperança da relevância do tema para a comunidade acadêmica. Investigando a pedagogia tradicional estabelecida no século XVI, buscou-se estudar o desenvolvimento do pensamento científico segundo os Jesuítas (1952), Comenius (1956; 1971; 2001; 2002) e Herbart (1896; 1902; 1982b, 1982c). A seguir, abordou-se o desenvolvimento do pensamento científico na pedagogia moderna, através das teorias de Dewey (1959; 1972; 1976; 1978; 1979; 1996; 2002), Piaget (1964; 1967; 1973; 1974; 1975; 1977; 1982; 1985; 1994; 1995; 1998) e Vygotsky (1984; 1998; 2000; 2001; 2004; 2007). Finalmente buscou-se uma compreensão do desenvolvimento do pensamento científico presente na pedagogia contemporânea em Bachelard (1996; 1997; 2004; 2008) e Charlot (1996; 2000; 2001; 2005; 2008; 2012). A pesquisa se norteou conforme a seguinte indagação: "Quais mudanças o conceito de desenvolvimento do pensamento científico sofreu ao longo da história da modernidade para se configurar nos termos que se encontra definido na atualidade?" Na realização desta pesquisa, o procedimento teórico metodológico seguiu uma análise histórica das mudanças no desenvolvimento do pensamento científico, apoiando-se na História dos Conceitos, defendida por Koselleck |
Abstract: | This Master's Dissertation is part of the Graduate Program in Education at PUC Goiás and is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes under the theme "Development of Scientific Thinking: Contributions to the School Education" and discussed changes in the concept of scientific thinking evidenced in the history of education, from the implementation of the Ratio Studiorum to the present time. In order to access, in the Brazilian academic literature, works dealing with this topic, a survey was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Despite the abundant existence of works on the theme of scientific thought, it was not possible to find works whose specific interest coincided with that contemplated in this study, thus fostering the hope of generating the theme for the academic community. Investigating a traditional classical pedagogy in the 16th century, this work sought to study the concept of scientific thought according to the Jesuits (1952), Comenius (1956; 1971; 2001; 2002) and Herbart (1896; 1902; 1982b, 1982c). Next, the evolution of the development of the scientific thinking in modern pedagogy was discussed, through the theories of Dewey (1959; 1972; 1976; 1978; 1979; 1996; 2002), Piaget (1964; 1967; 1973; 1974; 1975; 1977; 1982; 1985; 1994; 1995; 1998) and Vygotsky (1984; 1998; 2000; 2001; 2004; 2007). Finally, an understanding of the development of scientific thinking present in contemporary pedagogy in Bachelard (1996; 1997; 2004; 2008) and Charlot (1996; 2000; 2001; 2005; 2008; 2012) was sought. A survey was guided by the following question: "What changes has the concept of the development of scientific thinking undergone throughout the history of modernity in order to be configured in the terms defined today?" In order to carry out this research, the theoretical methodological procedure followed a historical analysis of the changes in the development of scientific thinking, based on the History of Concepts, defended by Koselleck |
Palavras-chave: | Pensamento Científico, Ensino Ativo, Desenvolvimento do Pensamento Scientific Thinking, Active Teaching, Thinking Development |
Área(s) do CNPq: | Ciencias Humanas: Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Costa, Maria do Socorro Cordeiro de Toledo e. Desenvolvimento do pensamento científico: contribuições para a educação escolar. 2021. 143 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4736 |
Data de defesa: | 29-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria do Socorro Cordeiro de Toledo e Costa.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.