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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento do pensamento científico: contribuições para a educação escolar
Título(s) alternativo(s): Development of scientific thinking: contributions to school education
Autor: Costa, Maria do Socorro Cordeiro de Toledo e 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra de Madeira
Terceiro membro da banca: Pessoni, Lucineide Maria de Lima
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás e está vinculada à Linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos sob o tema - Desenvolvimento do Pensamento Científico: Contribuições na Educação Escolar e versou sobre as mudanças no desenvolvimento do pensamento científico evidenciadas na história da educação, desde a implementação do Ratio Studiorum aos dias atuais. No intuito de acessar, na literatura acadêmica brasileira, trabalhos que tratassem deste tema, foi feito levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Apesar da farta existência de trabalhos sob a temática do pensamento científico, não foi possível encontrar trabalhos cujo interesse específico coincidisse com aquele contemplado no presente estudo, fomentando-se, assim, a esperança da relevância do tema para a comunidade acadêmica. Investigando a pedagogia tradicional estabelecida no século XVI, buscou-se estudar o desenvolvimento do pensamento científico segundo os Jesuítas (1952), Comenius (1956; 1971; 2001; 2002) e Herbart (1896; 1902; 1982b, 1982c). A seguir, abordou-se o desenvolvimento do pensamento científico na pedagogia moderna, através das teorias de Dewey (1959; 1972; 1976; 1978; 1979; 1996; 2002), Piaget (1964; 1967; 1973; 1974; 1975; 1977; 1982; 1985; 1994; 1995; 1998) e Vygotsky (1984; 1998; 2000; 2001; 2004; 2007). Finalmente buscou-se uma compreensão do desenvolvimento do pensamento científico presente na pedagogia contemporânea em Bachelard (1996; 1997; 2004; 2008) e Charlot (1996; 2000; 2001; 2005; 2008; 2012). A pesquisa se norteou conforme a seguinte indagação: "Quais mudanças o conceito de desenvolvimento do pensamento científico sofreu ao longo da história da modernidade para se configurar nos termos que se encontra definido na atualidade?" Na realização desta pesquisa, o procedimento teórico metodológico seguiu uma análise histórica das mudanças no desenvolvimento do pensamento científico, apoiando-se na História dos Conceitos, defendida por Koselleck
Abstract: This Master's Dissertation is part of the Graduate Program in Education at PUC Goiás and is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes under the theme "Development of Scientific Thinking: Contributions to the School Education" and discussed changes in the concept of scientific thinking evidenced in the history of education, from the implementation of the Ratio Studiorum to the present time. In order to access, in the Brazilian academic literature, works dealing with this topic, a survey was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Despite the abundant existence of works on the theme of scientific thought, it was not possible to find works whose specific interest coincided with that contemplated in this study, thus fostering the hope of generating the theme for the academic community. Investigating a traditional classical pedagogy in the 16th century, this work sought to study the concept of scientific thought according to the Jesuits (1952), Comenius (1956; 1971; 2001; 2002) and Herbart (1896; 1902; 1982b, 1982c). Next, the evolution of the development of the scientific thinking in modern pedagogy was discussed, through the theories of Dewey (1959; 1972; 1976; 1978; 1979; 1996; 2002), Piaget (1964; 1967; 1973; 1974; 1975; 1977; 1982; 1985; 1994; 1995; 1998) and Vygotsky (1984; 1998; 2000; 2001; 2004; 2007). Finally, an understanding of the development of scientific thinking present in contemporary pedagogy in Bachelard (1996; 1997; 2004; 2008) and Charlot (1996; 2000; 2001; 2005; 2008; 2012) was sought. A survey was guided by the following question: "What changes has the concept of the development of scientific thinking undergone throughout the history of modernity in order to be configured in the terms defined today?" In order to carry out this research, the theoretical methodological procedure followed a historical analysis of the changes in the development of scientific thinking, based on the History of Concepts, defended by Koselleck
Palavras-chave: Pensamento Científico, Ensino Ativo, Desenvolvimento do Pensamento
Scientific Thinking, Active Teaching, Thinking Development
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Costa, Maria do Socorro Cordeiro de Toledo e. Desenvolvimento do pensamento científico: contribuições para a educação escolar. 2021. 143 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4736
Data de defesa: 29-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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