Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4738
Tipo do documento: Tese
Título: "Comprar é um ato moral": religião e consumo na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília - DF
Título(s) alternativo(s): "Buying is a moral act": religion and consumption in the little church of Nossa Senhora de Fátima in Brasília - DF
Autor: Paroli, Márcia Helena Rodrigues 
Primeiro orientador: Marinho, Thais Alves
Primeiro membro da banca: Marinho, Thaís Alves
Segundo membro da banca: Andrade Junior, Péricles Morais de
Terceiro membro da banca: Totaro, Paolo
Quarto membro da banca: Ecco, Clóvis
Quinto membro da banca: Martins Filho, José Reinaldo Felipe
Resumo: Esta tese, inscrita na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, versa sobre a religião e o consumo e tem por objetivo verificar como se dão as construções de sentido voltadas para o consumo, em relação aos princípios cristãos católicos, na Comunidade Católica da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brasília/DF. Tal investigação possibilita a reflexão sobre o papel do cristianismo católico frente à cultura atual, em relação ao consumo e à preservação da vida. Para tanto, discorro sobre os princípios católicos em relação ao consumo, utilizando os recursos da hermenêutica para a análise da perícope das Bem-Aventuranças (Mt 5, 1-12), por serem elas um código de ética dos cristãos, pois Jesus assegura que a vivência de sua exortação os tornaria felizes. Para a atualização da interpretação das Bem-Aventuranças, realizo uma densa pesquisa bibliográfica para o entendimento da Doutrina Social da Igreja, coroada pela Encíclica Laudato Si' (2015), e da análise de discurso e discursos proferidos por agentes simbolicamente relevantes para a Igreja Católica. A Encíclica Laudato Si', escrita pelo Papa Francisco, exorta ao cuidado da casa comum e faz um apelo para a conduta ao consumo consciente, dentro de uma noção cosmopolita planetária. Identifico, dessa forma, a posição da Igreja Católica, ao longo da história, no que tange às relações de consumo. Para compreender os sentidos atribuídos ao consumo pelos membros da comunidade, realizo a observação participante e busco reconstruir as trajetórias de vida desses sujeitos, a fim de apreender seus habitus, e como estes orientam suas relações de consumo. Desse modo, chego então a delinear como se configura a sociedade de consumo atual e sua relação com os princípios católicos. Valendo-me da metodologia de entrevistas semiestruturadas realizadas com os fiéis da comunidade da Igrejinha e de análise das cartas de intenções deixadas por eles em uma urna aos pés da padroeira, verifico como esses agentes se relacionam com o mundo do consumo. Busco demonstrar como os sujeitos e indivíduos se relacionam com as instituições religiosas contemporâneas, bem como, qual o poder de gerar coesão e solidariedade que as instituições possuem sobre os sujeitos católicos, por meio da verificação a respeito de como os sujeitos criam e se orientam pelo habitus e qual o lugar da religião nesse processo, e das demais instituições, que categorizo entre grupos primários e secundários. Concluo, portanto, propondo a espiritualidade cristã, apegada aos valores do Evangelho, como possibilidade de uma vida saudável, sustentável e feliz
Abstract: This thesis, inscribed in the research line Culture and Symbolic Systems, deals with religion and consumption and aims to verify how the constructions of meaning aimed at consumption occur, in relation to Catholic Christian principles, in the Catholic Community of the Little Church of Our Lady of Fátima, in the city of Brasília/DF. Such investigation enables reflection on the role of Catholic Christianity in the current culture, in relation to consumption and the preservation of life. Therefore, I discuss Catholic principles in relation to consumption, using the resources of hermeneutics to analyze the pericope of the Beatitudes (Mt 5, 1-12), as they are a code of ethics for Christians, as Jesus assures that the experience of his exhortation would make them happy. To update the interpretation of the Beatitudes, I carry out a dense bibliographical research to understand the Social Doctrine of the Church, crowned by the Encyclical Laudato Si' (2015), and the analysis of discourse and speeches given by agents symbolically relevant to the Catholic Church. The Encyclical Laudato Si', written by Pope Francis, exhorts the care of the common home and calls for the conduct of conscious consumption, within a cosmopolitan planetary notion. In this way, I identify the position of the Catholic Church, throughout history, with regard to consumer relations. To understand the meanings attributed to consumption by community members, I carry out participant observation and seek to reconstruct the life trajectories of these subjects, in order to apprehend their habitus, and how they guide their consumption relationships. In this way, I then come to outline how the current consumer society is configured and its relationship with Catholic principles. Using the methodology of semistructured interviews carried out with the faithful of the community of Igrejinha and analyzing the letters of intent left by them in an urn at the foot of the patron saint, I verify how these agents relate to the world of consumption. I seek to demonstrate how subjects and individuals relate to contemporary religious institutions, as well as the power to generate cohesion and solidarity that institutions have over Catholic subjects, by verifying how subjects create and are guided by the habitus and what is the place of religion in this process, and of other institutions, which I categorize into primary and secondary groups. I conclude, therefore, by proposing Christian spirituality, attached to the values of the Gospel, as a possibility for a healthy, sustainable and happy life
Palavras-chave: Religião; Consumo; Doutrina Social, Laudato Si’, Igrejinha-DF
Religion; Consumption; Social Doctrine, Laudato Si’, Igrejinha-DF
Religión; Consumo; Doctrina Social, Laudato Si’, Igrejinha-DF
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Paroli, Márcia Helena Rodrigues. "Comprar é um ato moral": religião e consumo na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília - DF. 2021. 243 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4738
Data de defesa: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Helena Rodrigues Paroli.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.