Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
Título(s) alternativo(s): | Integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GO |
Autor: | Teles, Márcia da Silva Sá |
Primeiro orientador: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Primeiro membro da banca: | Souza, Adenícia Custodia Silva e |
Segundo membro da banca: | Rosa, Sandra Valéria Limonta |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissão |
Abstract: | This search project the objective was to research integration between disciplinary knowledge and pedagogical training and disciplinary training of teachers, who impart these courses and analyse their knowledge and practice with regard to integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge. A qualitative approach was adopted and the ideas of Ariza and Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) and Tardif (2002, 2004, 2009) were adopted as theoretical reference. Ten teachers from four private educational institutions in the city of Goiânia-Goiás participated in this research. For data collection, questionnaire and semistructured interview script formats were adopted. It was concluded that there are some indications of efforts to integrate disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in the teaching practices of the professors, however other aspects that are necessary to promote integration are still absent and there is a requirement for significant investment in pedagogical and didactic training of teachers, for example on knowledge of the research methodology that gave rise to these concepts; knowing the manner in which students must think to develop these concepts in their intellectual work. That is to say they must know how to introduce students to ways of thinking that would help them understand and use these concepts as tools for practical and intellectual work in their profession |
Palavras-chave: | Ensino de enfermagem Teaching in nursing Didática Prática docente Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico Didactic Teaching practice Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge |
Área(s) do CNPq: | Ciências da Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde |
Citação: | TELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744 |
Data de defesa: | 7-Ago-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Atenção à Saúde Mestrado em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Márcia da Silva Sá Teles.pdf | Texto Completo | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.