Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeles, Márcia da Silva Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5608153917927654eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Souza, Adenícia Custodia Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264-
dc.contributor.referee2Rosa, Sandra Valéria Limonta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191-
dc.date.accessioned2021-11-25T19:06:24Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.citationTELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissãopor
dc.description.abstractThis search project the objective was to research integration between disciplinary knowledge and pedagogical training and disciplinary training of teachers, who impart these courses and analyse their knowledge and practice with regard to integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge. A qualitative approach was adopted and the ideas of Ariza and Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) and Tardif (2002, 2004, 2009) were adopted as theoretical reference. Ten teachers from four private educational institutions in the city of Goiânia-Goiás participated in this research. For data collection, questionnaire and semistructured interview script formats were adopted. It was concluded that there are some indications of efforts to integrate disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in the teaching practices of the professors, however other aspects that are necessary to promote integration are still absent and there is a requirement for significant investment in pedagogical and didactic training of teachers, for example on knowledge of the research methodology that gave rise to these concepts; knowing the manner in which students must think to develop these concepts in their intellectual work. That is to say they must know how to introduce students to ways of thinking that would help them understand and use these concepts as tools for practical and intellectual work in their professioneng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2021-11-25T19:04:46Z No. of bitstreams: 1 Márcia da Silva Sá Teles.pdf: 1346644 bytes, checksum: fe67f31486c99d40d275d6a494011d40 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T19:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Márcia da Silva Sá Teles.pdf: 1346644 bytes, checksum: fe67f31486c99d40d275d6a494011d40 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15369/M%c3%a1rcia%20da%20Silva%20S%c3%a1%20Teles.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúdeeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino de enfermagempor
dc.subjectTeaching in nursingeng
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectConhecimento disciplinar e conhecimento pedagógicopor
dc.subjectDidacticeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectDisciplinary knowledge and pedagogical knowledgeeng
dc.subject.cnpqCiências da Saúdepor
dc.titleIntegração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GOpor
dc.title.alternativeIntegration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GOeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde
Mestrado em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia da Silva Sá Teles.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.