Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747
Tipo do documento: Tese
Título: Robótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimento
Título(s) alternativo(s): Pedagogical robotics in postgraduate education programs in Brazil: a portrait in motion
Autor: Madureira, Luso Soares 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Primeiro membro da banca: Peixoto, Joana
Segundo membro da banca: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Terceiro membro da banca: Mello , Diene Eire de
Quarto membro da banca: Miranda, Made Júnior
Quinto membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Resumo: Esta pesquisa é vinculada à linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás. Tem como objetivo caracterizar a produção acadêmica sobre robótica pedagógica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação do Brasil. Para alcançar tal objetivo, optamos por uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). O corpus de pesquisa foi organizado com base nas teses e dissertações produzidas, acerca da temática de estudo, nos programas de pós-graduação em Educação no Brasil, tendo como fonte o Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes. O corpus é constituído por 36 teses e dissertações. A presente tese está fundamentada teoricamente numa matriz de cunho epistemológico que propiciou uma reflexão problematizadora em relação ao artefato robótico pedagógico. Para a discussão das concepções de técnica e tecnologia, tomamos como referência Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). No que diz respeito aos efeitos sociais de tecnologias, nos embasamos em Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). Para compreendermos as relações entre tecnologias e educação, tomamos como base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Duas unidades de análise emergiram do corpus desta pesquisa: a) padronização no uso do artefato robótico pedagógico em prol de resultados positivos; b) busca por resultados positivos através das funcionalidades do artefato robótico. Os resultados demonstram que o tratamento das relações entre tecnologias e educação na produção acadêmica sobre robótica pedagógica oscila entre uma visão tecnocentrada instrumental e determinista
Abstract: This study is linked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás. It aims to characterize the academic production on pedagogical robotics of stricto sensu graduate programs in education at Brazil. To achieve this objective, we opted for a search of the Knowledge State type (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006; VOSGERAU, ROMANOWSKI, 2014). The research corpus was organized based on the theses and dissertations produced, on the subject of study, in graduate programs in Education in Brazil, having as source the Capes Digital Bank of Theses and Dissertations. The corpus consists of 36 theses and dissertations. The present thesis is theoretically based on an epistemological matrix that provided a problematizing reflection in relation to the pedagogical robotic artifact. For the discussion of the conceptions of technique and technology, we take as reference Vieira Pinto (2005a, 2005b, 2008, 2020a, 2020b). With regard to the social effects of technologies, we were based in Feenberg (2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2010e, 2012). To understand the relationship between technologies and education, we take as a base Peixoto (2008, 2012, 2015, 2016). Two units of analysis emerged from the corpus of this research: a) standardization in the use of the pedagogical robotic artifact in favor of positive results; b) search for positive results through the functionalities of the robotic artifact. The results show that the treatment of the relations between technologies and education in academic production on pedagogical robotics oscillates between an instrumental and deterministic technocentric view
Palavras-chave: Epistemologia da técnica e da tecnologia. Robótica Pedagógica. Determinismo tecnológico. Instrumentalismo.
Epistemology of technique and technology. Pedagogical Robotics. Technological determinism. Instrumentalism
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Madureira, Luso Soares. Robótica pedagógica nos programas de pós-graduação em educação do Brasil: um retrato em movimento. 2021. 193 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4747
Data de defesa: 16-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luso Soares Madureira.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.