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Tipo do documento: Dissertação
Título: Serviço social e as conexões entre os processos de precarização do trabalho e a mercantilização da formação profissional
Título(s) alternativo(s): Social service and the connections between precarious work processes and the commodification of professional training
Autor: Nunes, Érica Pollyana Oliveira 
Primeiro orientador: Faria, Sandra de
Primeiro coorientador: Amicucci, Eliane Marques de Menezes
Primeiro membro da banca: Faria , Sandra de
Segundo membro da banca: Amicucci, Eliane Marques de Menezes
Terceiro membro da banca: Menezes, Clarissa Alves Fernandes de
Quarto membro da banca: Machado, Maria Conceição S. P.
Resumo: O objetivo deste estudo é aprender as particularidades do Serviço Social nas conexões entre os processos de precarização do trabalho e a mercantilização da formação profissional. O recorte visa estudar as novas configurações do trabalho e da formação profissional, intrínsecos ao capitalismo, e compreender o mundo do trabalho dos assistentes sociais no âmbito da divisão social, sexual e técnica do trabalho, pesquisar a mercantilização da formação no cenário de avanço do neoliberalismo, e ainda analisar os enfrentamentos das entidades representativas do Serviço Social no contrassenso dos processos de precarização. Esta dissertação defendida no Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás vincula-se à linha de pesquisa Teoria Social e Serviço Social. A investigação teve por metodologia a abordagem qualitativa, com a corrente teórica do materialismo dialético, marcada por determinado contexto social, cultural, político e econômico que está velada de subjetividades a serem analisadas para além do concreto imediato. Configurou-se em pesquisa documental, descritiva. É desvelado na pesquisa a consolidação da ofensiva contrarreforma da educação superior, com duras investidas mercadológicas, mas não sem enfrentamento e resistência dos coletivos profissionais e dos representantes dentro e fora da categoria de assistentes sociais. O enfrentamento da categoria de assistentes sociais à contrarreforma que assola a educação perpassa de uma luta coletiva enquanto classe trabalhadora, e adentra no bojo da profissão, ao redimensionar estratégias de luta. É premente a reafirmação que a configuração atual da educação no Brasil tem seus pressupostos subjacentes à ordem do capital, vinculada ao processo de produção e reprodução social, com conexões diretas ao mundo do trabalho e suas metamorfoses
Abstract: The objective of this study is to learn the particularities of Social Work in the connections between the work precariousness process and the commodification of professional training, focusing on studying the new configurations of work and professional training, intrinsic to capitalism, and understanding the world of work of social workers in the scope of the social, sexual and technical division of labor, researching the commodification of training in the scenario of advance of neoliberalism, and also to analyze the confrontations of the representative entities of the Social Work in the contradiction of the precariousness processes. This dissertation defended in the Master in Social Work at PUC Goiás, is linked to the line of research Social Theory and Social Work. The investigation had as methodology the qualitative approach, with the theoretical current of dialectical materialism, marked by a determined social, cultural, political and economic context that is veiled from subjectivities to be analyzed beyond the immediate concrete. It was configured in documentary, descriptive research. In the research, the consolidation of the counterreform offensive of higher education is achieved, with hard marketing attacks, but not without confrontation and resistance from professional groups and representatives inside and outside the category of social workers. The confrontation of the category of social workers to the counter-reform that plagues education, goes through a collective struggle as a working class and enters the heart of the profession, when resizing struggle strategies. Thus, it is urgent to reaffirm that the current configuration of education in Brazil has its assumptions underlying the order of capital, related to the process of social production and reproduction, with direct connections to the world of work and its metamorphoses
Palavras-chave: Precarização do trabalho. Mercantilização da formação profissional. Serviço Social. Resistência da categoria de assistentes sociais.
Work precariousness. Commodification of professional training. Social Work. Resistance of the category of social workers.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas: Serviço Social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Nunes, Érica Pollyana Oliveira. Serviço social e as conexões entre os processos de precarização do trabalho e a mercantilização da formação profissional. 2021. 144 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4751
Data de defesa: 18-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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