Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4752
Tipo do documento: Dissertação
Título: Finalidades educativas escolares e organização e gestão da escola: o posicionamento do coordenador pedagógico na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): School educational purposes and school organization and management: the positioning of the pedagogical coordinator from the perspective of developmental teaching theory
Autor: Amorim, Ana Vitoria Dutra 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Callas, Danielle Girotti
Terceiro membro da banca: Silva, Eliane
Resumo: Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. O tema geral da pesquisa teve como foco a organização e gestão da escola em sua relação com finalidades educativas escolares, e o posicionamento do coordenador pedagógico no contexto organizacional na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. A pesquisa foi motivada pela pergunta: Como se configura o posicionamento do coordenador pedagógico no sistema de organização e gestão da escola numa visão de qualidade social e pedagógica do ensino, a partir de determinada concepção de finalidades educativas escolares? Foi estabelecido como objetivo geral: desenvolver estudo sobre o posicionamento da coordenação pedagógica na estrutura organizacional da escola, na perspectiva do ensino desenvolvimental e dos estudos de Mariane Hedegaard, considerando-se finalidades educativas escolares visando qualidade social e pedagógica. A partir do objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: conhecer e analisar as atuais concepções de organização e gestão escolar; buscar na pesquisa corrente as atribuições da Coordenação Pedagógica e as dificuldades encontradas no desempenho dessas atribuições; conhecer e organizar estudos sobre a Teoria do ensino desenvolvimental e a teoria do ensino radical-local visando obter contribuições para uma concepção de organização e gestão da escola; propor atribuições do coordenador pedagógico dentro da estrutura organizacional da escola na perspectiva do ensino desenvolvimental, tendo em conta finalidades educativas escolares visando qualidade social e pedagógica. Para a investigação do tema, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a organização e gestão de escolas, as atribuições do coordenador pedagógico e a teoria do ensino desenvolvimental, incluindo nessa teoria as contribuições da pesquisadora dinamarquesa Mariane Hedegaard para a compreensão do papel das práticas institucionais na aprendizagem e desenvolvimento de professores e alunos. Esta pesquisa mostrou que, embora estudos consultados coloquem em destaque a importância da Coordenação Pedagógica na escola, são poucos os estudos e pesquisas que abordam o papel dos coordenadores em relação à função educativa das práticas de organização e gestão na perspectiva desenvolvimental. Além disso, confirmou dificuldades da Coordenação Pedagógica em cumprir suas funções propriamente pedagógicas devido ao acúmulo de funções administrativas e burocráticas, distorcendo a identidade dessa profissão. No entanto, a despeito dessas condições adversas, o estudo da teoria do ensino desenvolvimental, das contribuições teóricas de Hedegaard e de outras visões sociocríticas acerca da organização e gestão da escola, possibilitou formular indicações acerca da criação e manutenção das condições e meios institucionais necessários para incrementar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos e o papel do Coordenador Pedagógico nesse processo
Abstract: This dissertation is linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education at PUC Goiás. and the positioning of the pedagogical coordinator in the organizational context from the perspective of developmental teaching theory. The research was motivated by the question: How is the position of the pedagogical coordinator configured in the school's organization and management system in a vision of social and pedagogical quality of teaching, based on a given conception of school educational purposes? It was established as a general objective: to develop a study on the positioning of pedagogical coordination in the organizational structure of the school, from the perspective of developmental teaching and the studies of Mariane Hedegaard, considering school educational purposes aiming at social and pedagogical quality. From the general objective, the following specific objectives were formulated: to know and analyze the current conceptions of school organization and management; seek in current research the attributions of the Pedagogical Coordination and the difficulties found in the performance of these attributions; know and organize studies on the theory of developmental teaching and the theory of radical-local teaching, aiming to obtain contributions to a conception of organization and management of the school; propose attributions of the pedagogical coordinator within the organizational structure of the school from the perspective of developmental teaching, taking into account educational purposes aimed at social and pedagogical quality. For the investigation of the theme, a bibliographical research was carried out on the organization and management of schools, the attributions of the pedagogical coordinator and the theory of developmental teaching, including in this theory the contributions of the Danish researcher Mariane Hedegaard for understanding the role of institutional practices in learning and teacher and student development. This research showed that, although studies consulted highlight the importance of Pedagogical Coordination at school, there are few studies and researches that address the role of coordinators in relation to the educational function of organization and management practices in a developmental perspective. Furthermore, it confirmed the difficulties of the Pedagogical Coordination in fulfilling its proper pedagogical functions due to the accumulation of administrative and bureaucratic functions, distorting the identity of this profession. However, despite these adverse conditions, the study of the theory of developmental education, the theoretical contributions of Hedegaard and other socio-critical views about the organization and management of the school, made it possible to formulate indications about the creation and maintenance of the conditions and institutional means necessary for enhance student learning and development and the role of the Pedagogical Coordinator in this process
Palavras-chave: Organização e Gestão Escolar. Finalidades Educativas Escolares. Teoria do Ensino Desenvolvimental. Coordenador Pedagógico
School Organization and Management. School Educational Purposes. Developmental Teaching Theory. Pedagogical Coordinator.
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Amorim, Ana Vitoria Dutra. Finalidades educativas escolares e organização e gestão da escola: o posicionamento do coordenador pedagógico na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2021. 81 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4752
Data de defesa: 24-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Vitória Dutra Amorim.pdf896,98 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.