Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4754
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento da identidade profissional de professores e a atuação da coordenação pedagógica na sua promoção
Título(s) alternativo(s): The development of the professional identity of teachers and the role of the pedagogical coordination in its promotion
Autor: Cruvinel, Cinara Rejane Viana Arantes 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Souza , Vera Lúcia Trevisan de
Terceiro membro da banca: Miranda, Made Júnior de
Resumo: sta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás. O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da identidade profissional dos professores e o papel do Coordenador Pedagógico (CP) na promoção desse desenvolvimento. A motivação para a realização da pesquisa partiu do seguinte problema: que ações no âmbito da Coordenação Pedagógica, na escola, podem promover o desenvolvimento da identidade profissional de professores? Para isso, buscou-se saber o que dizem as pesquisas acerca dos componentes da identidade profissional docente, as formas de atuação da Coordenação Pedagógica e possíveis contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para essa atuação. Foi definido como objetivo geral deste estudo investigar aspectos do desenvolvimento da identidade profissional de professores e formas da atuação do Coordenador Pedagógico em promovê-lo, tal como aparecem na pesquisa acadêmica sobre o tema. E como objetivos específicos: a) Identificar componentes significativos da identidade profissional do professor conforme aparecem na pesquisa acadêmica; b) Compreender a importância dos saberes da docência no desenvolvimento da identidade profissional; c) Indicar, com base em estudos e pesquisas sobre atribuições do Coordenador Pedagógico, formas de atuação na escola que podem promover o desenvolvimento da identidade profissional de professores. O presente estudo se caracterizou como pesquisa bibliográfica, de tipo exploratório, tendo em vista apreender em estudos e pesquisas já produzidos a temática referente à identidade profissional dos professores e às possibilidades de seu desenvolvimento pela atuação do Coordenador Pedagógico. As buscas levadas a efeito na pesquisa bibliográfica possibilitaram algumas conclusões relevantes, a saber: em primeiro lugar, que as pesquisas consultadas mostram lacunas na formação inicial e continuada no que se refere aos elementos constitutivos da identidade profissional do professor; em segundo, realçaram os desvios de funções em relação às atribuições do Coordenador Pedagógico nas quais prevalecem tarefas burocráticas, deixando em segundo plano a assistência e apoio pedagógicos ao professor; em terceiro, relevantes estudos sobre a Coordenação Pedagógica buscam revalorizar suas atribuições propriamente pedagógico-didáticas, o que implica apoiarem-se em conhecimentos teóricos e práticos da didática. Desse modo, as conclusões deste estudo bibliográfico foram encaminhadas no sentido de que a atuação do Coordenador Pedagógico na escola tem papel indispensável na constituição ou reconstituição dos elementos da identidade profissional de professores, para os quais se destacou a contribuição da Didática Desenvolvimental
Abstract: This dissertation links the line of Research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education at PUC-Goiás. The aim of this study was to investigate the development of the professional identity of teachers and the role of the Pedagogical Coordinator (CP) in your promotion this development. The motivation for realization of research started of following problem: that actions in scope of pedagogical coordination, in school, can to promote the development of identity professional of theacher? For this, sought to know what talk the reseach about of componentes of identity professional teacher, the forms of action of the Pedagogical Coordination and possible contributions of theory developmental education to this performance. The general objective of this study was to investigate aspects of the development of the professional identity of teachers and ways in which the Pedagogical Coordinator to promote, as they appear in academic research on the subject. And as specific objectives: a) Identify significant components of the teacher's professional identity as they appear in academic research; b) Understand the importance of teaching knowledge in the development of professional identity; c) Indicate, based on studies and research on the Pedagogical Coordinator's attributions, ways of acting in the school that can promote the development of the professional identity of teachers. The present study was characterized as a bibliographical research, of an exploratory type, in order to apprehend in studies and researches already produced the theme related to the professional identity of teachers and the possibilities of its development through the role of the Pedagogical Coordinator. The searches carried out in the bibliographic research allowed some relevant conclusions, namely: firstly, that the researches consulted show gaps in the initial and continuing education with regard to the constituent elements of the teacher's professional identity; secondly, they highlighted the deviations of functions in relation to the Pedagogical Coordinator's attributions in which bureaucratic tasks prevail, leaving the teacher's assistance and pedagogical support in the background; thirdly, relevant studies on Pedagogical Coordination seek to revalue its pedagogical-didactic attributions, which implies relying on theoretical and practical knowledge of didactics. Thus, the conclusions of this bibliographical study were forwarded in the sense that the role of the Pedagogical Coordinator at school has an indispensable role in the constitution or reconstitution of the elements of the professional identity of teachers, for which the contribution of Developmental Didactics was highlighted
Palavras-chave: dentidade Profissional do Professor; Profissionalidade; Coordenador Pedagógico; Teoria do Ensino Desenvolvimental
Teacher's Professional Identity; Professionality; Pedagogical Coordinator; Developmental Teaching Theory
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Cruvinel, Cinara Rejane Viana Arantes. O desenvolvimento da identidade profissional de professores e a atuação da coordenação pedagógica na sua promoção. 2021. 80 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4754
Data de defesa: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinara Rejane Viana Arantes Cruvinel.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.