Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4755
Tipo do documento: Tese
Título: O Instituto Nossa Senhora de Lourdes de Arraias (1958-1982); trajetória, memórias e cultura escolar
Título(s) alternativo(s): The Nossa Senhora de Lourdes de Arraias Institute (1958-1982); trajectory, memories and school culture
Autor: Bressanin, Cesar Evangelista Fernandes 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Segundo membro da banca: Dallabrida, Noberto
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Quinto membro da banca: Santos, Jocyleia Santana dos
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, compõe a Tese de Doutoramento em Educação que é uma pesquisa histórica, como um contributo para as investigações em História da Educação e para o campo da História das Instituições Escolares. O objeto da Tese é o Instituto Nossa Senhora de Lourdes, instituição escolar fundada em Arraias, antigo norte de Goiás, atual estado do Tocantins, pela Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, a partir de esforços do poder político e público local e da Igreja Católica. O recorte temporal elucida o período de funcionamento da instituição escolar confessional católica anastasiana-dominicana entre fevereiro de 1958 e junho de 1982. À luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, a Tese objetiva compreender a trajetória histórica do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, seu surgimento e sua consolidação a partir das memórias de seus agentes, de sua cultura escolar e de sua inserção na comunidade local e regional. Elegeram-se alguns problemas de investigação relacionados a uma cidade, Arraias, a uma congregação religiosa católica, Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, a uma escola, o Instituto Nossa Senhora de Lourdes, a uma filosofia educativa, educação anastasiana-dominicana, a um mosaico de vivências e memórias de alunos egressos, professores e religiosas e aos elementos formativos da cultura escolar produzida pela instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo corpus escrito está pautado no levantamento, coleta e organização de um conjunto diversificado de documentos oriundos de arquivos institucionais e privados vinculados ao objeto e ao período delimitado na pesquisa. Para a escrita da narrativa histórica, além das fontes documentais catalogadas, constituiu-se um corpus oral gerado pela metodologia da História Oral que propiciou fontes orais que foram selecionadas pelo levantamento dos sujeitos envolvidos com a história da instituição e que compartilharam suas memórias. Os estudos e análises das fontes possibilitaram compreender que o Instituto Nossa Senhora de Lourdes ocasionou situações transformadoras na cidade e na região, no campo educacional, sociocultural e religioso, a partir da cultura escolar produzida: os espaços e tempos escolares, as dimensões e saberes, o currículo, a religiosidade, os eventos e festas e as práticas sociais e culturais. O Instituto Nossa Senhora de Lourdes foi um centro educacional que possibilitou novas visões de mundo, provocou idealizações em seus estudantes, ampliou o horizonte educacional dos sujeitos e incentivou projetos de vida a partir de sua base filosófica e de sua proposta educativa anastasiana-dominicana
Abstract: This investigation falls into the Education, Society and Culture Line of Research of the PostGraduate program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. It composes the PhD Thesis in Education as a historical research, and a contribution to the History of Education and History of School Institutions studies. The subject of the thesis is the Instituto Nossa Senhora de Lourdes, a school institution from Arraias, former north of Goiás, current state of Tocantins - Brazil. It was founded by the congregation of the Dominican Sisters of Our Lady of the Rosary of Monteils, with the efforts of local political and public powers and the Catholic Church. The time frame regards the period of operation of the anastasian-dominican catholic confessional school institution, from February 1958 to June 1982. In light of the theoretical and methodological assumptions of Cultural History, the thesis aims to understand the historical trajectory of the Nossa Senhora de Lourdes Institute, its emergence and its consolidation from the memories of its agents, its school culture and its insertion in the local and regional community. We arrived at some research problems relating to a city - Arraias -, a catholic religious congregation - the Dominican Sisters Of Our Lady of the Rosary of Monteils -, a school - the Nossa Senhora de Lourdes Institute-, an educational philosophy - anastasiandominican education -, a mosaic of experiences and memories of graduated students, teachers and nuns, and the formative elements of the school culture produced by the institute. This is a qualitative research, whose written corpus is based on the survey, collection and organization of a diverse set of documents from institutional and private archives linked to the subject and the time period established for this research. For the historical narrative, in addition to the catalogued documentary sources, there is an oral corpus generated from the Oral History methodology, which provided oral sources that were selected during the survey of subjects involved with the institution's history and who shared their recollections. Studying and analyzing these sources, we realize that the Nossa Senhora de Lourdes Institute triggered transformative situations in the city and region, and in the educational, sociocultural and religious fields because of the school culture they produced: the school spaces and times, the dimensions and knowledge, the curriculum, religiosity, the events and festivities, and the social and cultural practices. The Nossa Senhora de Lourdes Institute was an educational center that enabled fresh worldviews, provoked idealizations in students, broadened the educational horizon of subjects and encouraged life projects as a result of its philosophical basis and its anastasian-dominican educational proposal
Cette enquête, affiliée à la ligne de recherche Éducation, société et culture, du Programme de troisième cycle en éducation de l'Université pontificale catholique de Goiás, compose la thèse de doctorat en éducation, qui est une recherche historique, en tant que contribution aux enquêtes en histoire de Education et pour le domaine de l'Histoire des Institutions Scolaires. L'objet de la thèse est l'Institut Nossa Senhora de Lourdes, une institution scolaire fondée à Arraias, anciennement au nord de Goiás, état actuel du Tocantins, par la Congrégation des Sœurs Dominicaines de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, sur la base des efforts de la politique et la puissance publique locale et l'Eglise catholique. La chronologie élucide la période de fonctionnement de l'institution scolaire confessionnelle catholique Anastasia-Dominicaine entre février 1958 et juin 1982. À la lumière des hypothèses théoriques et méthodologiques de l'histoire culturelle, la thèse vise à comprendre la trajectoire historique de l'Instituto Nossa Senhora de Lourdes, son émergence et sa consolidation à partir des mémoires de ses agents, sa culture scolaire et son insertion dans la communauté locale et régionale. Certains problèmes de recherche liés à une ville, Arraias, une congrégation religieuse catholique, les Sœurs dominicaines de Notre-Dame du Rosaire de Monteils, une école, l'Instituto Nossa Senhora de Lourdes, une philosophie de l'éducation, l'éducation Anastasia-Dominicaine ont été choisis. , à un mosaïque d'expériences et de souvenirs d'étudiants diplômés, d'enseignants et de religieuses et aux éléments formateurs de la culture scolaire produits par l'institution. Il s'agit d'une recherche qualitative, dont le corpus écrit repose sur le recensement, la collecte et l'organisation d'un ensemble diversifié de documents issus d'archives institutionnelles et privées liées à l'objet et à la période délimitée dans la recherche. Pour l'écriture du récit historique, en plus des sources documentaires cataloguées, un corpus oral généré par la méthodologie de l'histoire orale a été constitué, qui a fourni des sources orales qui ont été sélectionnées en enquêtant sur les sujets impliqués dans l'histoire de l'institution et qui ont partagé leurs souvenirs. Les études et l'analyse des sources ont permis de comprendre que l'Institut Nossa Senhora de Lourdes a provoqué des situations transformatrices dans la ville et la région, dans les domaines éducatif, socioculturel et religieux, à partir de la culture scolaire produite : espaces et temps scolaires, dimensions et les connaissances, les programmes, la religiosité, les événements et les fêtes et les pratiques sociales et culturelles. L'Institut Nossa Senhora de Lourdes était un centre éducatif qui permettait de nouvelles visions du monde, provoquait des idéalisations chez ses étudiants, élargissait l'horizon éducatif des matières et encourageait des projets de vie basés sur sa base philosophique et sa proposition éducative Anastasia-Dominicaine
Palavras-chave: Instituto Nossa Senhora de Lourdes. Arraias. Educação. História e Memórias. Cultura escolar.
Instituto Nossa Senhora de Lourdes. Arraias. Education. History and Memories. School culture
Instituto Nossa Senhora de Lourdes. Les raies pastenagues. Éducation. Histoire et mémoires. Culture scolaire.
Área(s) do CNPq: Ciencias Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Bressanin, Cesar Evangelista Fernandes. O Instituto Nossa Senhora de Lourdes de Arraias (1958-1982); trajetória, memórias e cultura escolar. 2021. 260 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4755
Data de defesa: 27-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação
Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
César evangelista Fernandes Bressanin.pdf6,92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.