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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLinhares, Eduardo Correia Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3944919028594872eng
dc.contributor.advisor1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103684476705320eng
dc.contributor.referee1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.referee2Dantas, Maria José Pereira-
dc.contributor.referee3Grande, Eliana Tiba Gomes-
dc.date.accessioned2022-02-09T19:11:02Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationLinhares, Eduardo Correia Lima. Previsão de demanda através de redes neurais em um ambiente de omnicanalidade no varejo. 2021. 94 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4759-
dc.description.resumoDado o desenvolvimento do varejo rumo ao ambiente de omnicanalidade e o consequente aumento de fontes de informações disponíveis, a previsão de demanda se torna cada vez mais complexa e a busca por soluções que se adaptam a este cenário se torna relevante. Através de uma revisão bibliográfica, foram analisados os principais modelos de previsão de demanda que utilizam algoritmos de inteligência artificial no período de 2010 a 2020, assim como seus resultados e comparações com modelos tradicionais. Este trabalho apresenta um modelo de análise de dados que adota a combinação de dois algoritmos de machine learning (hierarchical clustering e redes neurais artificiais) para previsão de demanda a partir do treinamento em dados reais de um período de dois anos de um varejo local em um ambiente de omnicanalidade contendo atributos internos e externos. O modelo demonstrou, através dos indicadores de previsibilidade MAPE, MAE e RMSE, valores dentro do alcance dos resultados obtidos pela literatura para previsão de demanda, mesmo em um ambiente de omnicanalidade. As percepções deste estudo podem ser utilizadas para definição das políticas de ressuprimento e alocação de produtos nos diferentes canais de atendimento. A generalização deste modelo tem oportunidade para pesquisas futuras, levando em consideração outros atributos relevantes para a previsão de demanda como o perfil do consumidor, assim como variações do algoritmo para torná-lo mais robustoeng
dc.description.abstractGiven the retail development towards an omnichannel environment and the consequent increase in available information sources, demand forecasting becomes increasingly complex. Thereby, the search for solutions that adapt to this scenario becomes relevant. A literature review analyzed the main demand prediction models using artificial intelligence algorithms from 2010 to 2020, as well as their results and comparisons with traditional models. This work presents a data analysis model that adopts the combination of two machine learning algorithms (hierarchical clustering and artificial neural networks) to forecast demand from training on two-year data from a local retailer in an omnichannel environment containing internal and external attributes. The model demonstrated, by the accuracy measures MAPE, MAE, and RMSE, values consistent with the results obtained in the literature for demand forecasting, despite the omnichannel environment. The insights of this research can be applied in fulfillment and allocation policies in different channels. Therefore, the generalization of this model provides the opportunity for further research, taking into account other attributes, such as the consumer profile, as well as variations of the algorithm to improve its robustnesseng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2022-02-09T19:11:02Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Correia Lima Linhares.pdf: 1860159 bytes, checksum: cc3ca5d85867009f34a604fa2f626d96 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-09T19:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Correia Lima Linhares.pdf: 1860159 bytes, checksum: cc3ca5d85867009f34a604fa2f626d96 (MD5) Previous issue date: 2021-09-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15423/Eduardo%20Correia%20Lima%20Linhares.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia::Curso de Engenharia de Produçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcadeia de suprimentos; phygital; machine learning; projeção de demandapor
dc.subjectsupply chain; phygital; machine learning; demand projectioneng
dc.subject.cnpqEngenharias: Engenharia de Produçãoeng
dc.titlePrevisão de demanda através de redes neurais em um ambiente de omnicanalidade no varejoeng
dc.title.alternativeDemand forecasting through neural networks in an omnichannel retail environmenteng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

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