Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4763
Tipo do documento: Tese
Título: Sem terrinhas e a educação como movimento de luta: campo científico e a produção do conhecimento sobre projetos educativos
Título(s) alternativo(s): Homeless and education as a movement of struggle: scientific field and the production of knowledge about educational projects
Autor: Costa, Débora Carolinna Pereira 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Primeiro membro da banca: Siqueira, Romilson Martins
Segundo membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Terceiro membro da banca: Oliveira, Scheila Santos de
Quarto membro da banca: Baldino, José Maria
Quinto membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o confronto ou espaço de luta político-educacional que se configura entre o projeto educativo (escolarização) proposto pelo Estado brasileiro e aquele defendido e encabeçado pelo MST, que é formativo e político, tendo como foco a educação infantil no campo para os "sem terrinhas". Discussões que obrigam a tese a caminhar pelo espectro científico da Sociologia da Infância, procurando analisar comparativamente as propostas de educação infantil do campo, entre o MS e o Estado brasileiro. Assim, o problema de pesquisa enunciado é: Que aspectos configuram a produção do campo científico nos estudos sobre a relação MST e Infância e sua correlação com as forças sociais, políticas e econômicas que demarcam a disputa hegemônica de projetos educativos entre sociedade civil e governo? Problema que trás à discussão o próprio processo educativo infantil, mas sem a pretensão de compreender como as crianças aprendem, mas sim entendê-las como seres sociais, históricos e forjados à luta política, tendo a análise dos projetos educativos do Estado brasileiro e do MST como substratos. Intuito que trás Pierre Bourdieu e suas categorias de análise, bem como perspectiva educacional, ao debate. Com base nesses aspectos, a pesquisa teve como objetivos: analisar os processos de luta/disputa entre o projeto de educação do MST e o projeto de educação estatal dominante; compreender o processo de disputas hegemônicas dentro dos princípios pedagógicos do MST; revelar as tensões nascidas do confronto desses dois projetos; problematizar a ciência moderna, ocidental e capitalista como espaço de composição da arbitrariedade cultural pela reprodução de relações assimétricas de acesso ao conhecimento. Esse tema e debates surgiram em decorrência da celebração dos trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, peça legislativa dos anos 1990 e que marca uma mudança significativa na forma de se perceber esses entes societários. Esse estudo previa a realização de um trabalho qualitativo com coleta de dados e escuta dos sujeitos no assentamento rural, mas por conta da necessidade do isolamento em decorrência do Corona Vírus optou-se por realizar uma pesquisa tipo bibliográfica em três fontes de pesquisa: Teses e dissertações, GT da ANPED e Revista Brasileira de Educação. Ademais realizou-se também uma pesquisa documental nas legislações e documentos do Estado brasileiro acerca da educação infantil do campo e do MST e sua proposta de educação infantil, entre estas destacam-se: Cadernos de Educação, Boletins da Educação, Coleção "Fazendo Escola", Coleção "Plantando Cirandas". Esta tese apresenta como princípios metodológicos o materialismo histórico-dialético, partindo de noções como contradição, movimento, dialética e conflito. Para compor essa análise, o texto foi dividido em quatro partes. Na primeira, foram expostas as fontes de pesquisa tabulkadas, entre estas temos dissertações, teses e artigos da ANPEd e da Revista Brasileira de Educação. Essa exposição foi fundamentada em discussões de Pierre Bourdieu e categorias como habitus, distinção, poder, em conjunto com outros autores que foram por ele citados e/ou que respaldam essas discussões. A partir desses aspectos foi discutida a própria concepção de ciência e seu papel social, bem como o intelectual, como "intelectual orgânico". Na segunda, apareceram as concepções de criança e infância a partir de discussões desenvolvidas na Sociologia da Infância. Com base nesses elementos, tal estrato social passa ser considerado como sujeito social, histórico, político e cultural, que tem na educação mais do que um instrumento de socialização passiva. Há, na verdade, uma reprodução interpretativa, conceito que entende que a criança recebe da escola e dos espaços educativos a aprendizagem da vida social, mas essa recepção é ativa e baseada na leitura de mundo dessa criança, ou seja, ela reinterpreta o que recebe a partir de suas vivências e experiências. Já no terceiro capítulo, aparece o projeto educativo do Estado brasileiro, onde se discute esse Estado como capitalista, o que fundamenta, ao mesmo tempo, o projeto educativo governamental para a criança do campo. E na última parte, o projeto educativo do MST torna-se protagonista. Aparece a educação infantil do MST com saberes diversos e complementares, que tem na terra espaço integrado à vida humana e lugar que confere sentido a sua existência. O conhecimento, nessa perspectiva, é interconhecimento, libertador, construído para a luta política. Significa, ao mesmo tempo, ferramenta de resistência política e epistemológica que garante justiça cognitiva, o que resulta em um projeto societário contra hegemônico e de luta em oposição a qualquer forma de exclusão oriunda do capitalismo, que mais contemporaneamente pode-se chamar de globalização neoliberal. Tal subdivisão de capítulos se fundamentou nos objetivos dessa tese, assim como em sua problemática central. Como resultado, levantaram-se uma série de discussões, temáticas, conceitos e vozes que emanam dos cientistas sociais, educadores e das próprias crianças em suas falas, músicas e brincadeiras. Levantar essas "falas" significou entender as crianças como sujeitos históricos, sociais, políticos e culturais que tem no confronto das propostas de educação infantil do Estado brasileiro e do MST o espaço de debates
Abstract: This thesis has as object of study the confrontation or space of political-educational struggle that is configured between the educational project (schooling) proposed by the Brazilian State and the one defended and headed by the MST, which is formative and political, focusing on early childhood education in the countryside for the "landless". Discussions that oblige the thesis to walk through the scientific spectrum of the Sociology of Childhood, seeking to comparatively analyze the proposals for early childhood education in the countryside, between MS and the Brazilian State. Thus, the research problem stated is: What aspects configure the production of the scientific field in studies on the MST and Childhood relationship and its correlation with the social, political and economic forces that demarcate the hegemonic dispute of educational projects between civil society and government? A problem that brings to the discussion the children's educational process itself, but without the pretense of understanding how children learn, but understanding them as social, historical and forged in the political struggle, having the analysis of educational projects of the Brazilian State and the MST as substrates. Intuition that brings Pierre Bourdieu and his categories of analysis, as well as an educational perspective, to the debate. Based on these aspects, the research aimed to: analyze the struggle/dispute processes between the MST education project and the dominant state education project; understand the process of hegemonic disputes within the pedagogical principles of the MST; reveal the tensions arising from the confrontation of these two projects; problematize modern, western and capitalist science as a space for the composition of cultural arbitrariness through the reproduction of asymmetrical relations of access to knowledge. This theme and debates arose as a result of the celebration of the thirtieth anniversary of the Statute of Children and Adolescents, a piece of legislation from the 1990s, which marks a significant change in the way these corporate entities are perceived. This study foresaw the carrying out of a qualitative work with data collection and listening to the subjects in the rural settlement, but due to the need for isolation due to the Corona Virus, it was decided to carry out a bibliographic research in three research sources: Theses and dissertations, GT of ANPED and Revista Brasileira de Educação. In addition, a documentary research was also carried out in the legislation and documents of the Brazilian State about rural child education and the MST and its proposal for early childhood education, among these are: Educational Notebooks, Education Bulletins, "Fazendo Escola" Collection, "Plantando Cirandas" Collection. This thesis presents as methodological principles the dialectical-historical materialism, starting from notions such as contradiction, movement, dialectic and conflict. To compose this analysis, the text was divided into four parts. In the first one, the tabulated research sources were exposed, among which we have dissertations, theses and articles from ANPEd and Revista Brasileira de Educação. This exhibition was based on Pierre Bourdieu's discussions and categories such as habitus, distinction, power, together with other authors who were mentioned by him and/or who support these discussions. Based on these aspects, the very conception of science and its social role were discussed, as well as the intellectual role, as an "organic intellectual". In the second, the conceptions of child and childhood appeared from discussions developed in the Sociology of Childhood. Based on these elements, this social stratum is considered a social, historical, political and cultural subject, which has in education more than an instrument of passive socialization. There is, in fact, an interpretive reproduction, a concept that understands that the child receives the learning of social life from school and educational spaces, but this reception is active and based on the child's reading of the world, that is, he reinterprets what he receives from their experiences and experiences. In the third chapter, the educational project of the Brazilian State appears, where this State as a capitalist is discussed, which at the same time underlies the governmental educational project for rural children. And in the last part, the MST's educational project takes center stage. The MST's kindergarten teaching appears with diverse and complementary knowledge, which has a space integrated to human life on earth and a place that gives meaning to its existence. Knowledge, in this perspective, is inter-knowledge, liberating, built for political struggle. It means, at the same time, a tool of political and epistemological resistance that guarantees cognitive justice, which results in a societal project against hegemonic and fighting against any form of exclusion arising from capitalism, which more contemporarily can be called neoliberal globalization. This subdivision of chapters was based on the objectives of this thesis, as well as on its central issue. As a result, a series of discussions, themes, concepts and voices emanating from social scientists, educators and children themselves in their speeches, songs and games were raised. Raising these "speaks" meant understanding children as historical, social, political and cultural subjects who have the space for debates in the confrontation of early childhood education proposals from the Brazilian State and the MST
Palavras-chave: Criança; Educação Infantil; MST; Contra hegemonia; Estado Brasileiro.
Child; Kindergarten; MST; Against hegemony; Brazilian State.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Costa, Débora Carolinna Pereira. Sem terrinhas e a educação como movimento de luta: campo científico e a produção do conhecimento sobre projetos educativos. 2021. 316 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4763
Data de defesa: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Débora Carolinna Pereira Costa.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.