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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
Título(s) alternativo(s): | Chemistry teaching from the student's perspective: social representations and affectivity |
Autor: | Neves, João Francisco |
Primeiro orientador: | Lemes, Lila Maria Spadoni |
Primeiro membro da banca: | Lemes , Lila Maria Spadoni |
Segundo membro da banca: | Peixoto, Josana de Castro |
Terceiro membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativo |
Abstract: | The objective of this work is to investigate the social representations of teaching, and of the chemistry teacher, in order to find explanations for the affective rejection that seems to occur in relation to this discipline. For this, the theory of social representations by SERGE MOSCOVICI was used, in addition to other authors such as ABRIC and SÁ. For a pedagogical analysis of the theme, works by FREIRE, LIBANEO, MORAES, FOGAÇA, and LIMA, among others, were considered. A field research was carried out in a public high school, through interviews and questionnaires with 22 students. The results show that most students reported learning difficulties in some Chemistry contents. The main factors mentioned were: poor learning performance of contents in related subjects, absence of contextualized didactics, structure of the school unit, practice of a differentiated methodology. Furthermore, it used the structuralist approach of social representations to identify the central core of representations of chemistry teaching and the chemistry teacher, giving light to the student's perspective on these two themes. Research involviing social representations of chemistry teaching identified that students find Chemistry contentes difficult. This objection is justified by the frequent use of Mathematics and the constant practice of theoretical classes. To overcome these gaps, the teacher must be affective and communicative |
Palavras-chave: | ensino de química, representações sociais, educação, didática. teaching chemistry, social representations, education, didactics |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas: Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Neves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764 |
Data de defesa: | 28-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
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