Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4769
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO)
Autor: Araújo, Ismeinem Vieira de Faria 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira
Segundo membro da banca: Marinho, Thais Alves
Resumo: Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Poder e Representação, visa analisar as concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade a partir dos questionários respondidos pelos 53 docentes das instituições escolares públicas no município de Trindade, em Goiás. Examinando esses temas deparou-se com uma problemática de como os docentes de arte da rede pública em Trindade têm compreendido e representado as concepções de arte, consciência histórica, diversidade e quais as noções que esses docentes operam. Algumas hipóteses se colocam: primeiro que os docentes percebem e compreendem o potencial da consciência histórica para a articulação da arte e da diversidade; segundo que o docente compreende a importância de elencar as articulações entre arte, diversidade, consciência histórica em suas concepções. O procedimento de coleta de dados aconteceu por meio do questionário online, aplicado em ambiente virtual. Esperou-se como resultado avaliar como a questão da diversidade tem adentrado na compreensão dos docentes participantes. Ao percorrer a dinâmica realizada na pesquisa, observar e analisar os resultados possibilitou perceber que os docentes pesquisados articulam as concepções e conceitos de arte, consciência histórica e diversidade cultural ancorados nos seus saberes, experiências, conhecimentos e vivências. Descobre-se que a questão da diversidade cultural tem sido enfrentada por esses docentes como um caminho que promove o respeito e contribui para um melhor aprendizado
Abstract: This dissertation, inserted in the research line Power and Representation, aims to analyze the conceptions about art, historical awareness and diversity from the questionnaires answered by 53 teachers from public school institutions in the municipality of Trindade, in Goiás, Brazil. Examining these themes, he came across a problem of how art teachers from the public network schools in Trindade have understood and represented the conceptions of art, historical awareness, diversity and what notions these teachers operate. Some hypotheses arise: first, that teachers perceive and understand the potential of historical awareness for the articulation of art and diversity; second, the professor understands the importance of listing the articulations between art, diversity, historical awareness in their conceptions. The data collection procedure took place through an online questionnaire, applied in a virtual environment. As a result, it was expected to evaluate how the issue of diversity has entered the understanding of the participating teachers. When going through the dynamics carried out in the research, observing and analyzing the results made it possible to perceive that the researched teachers articulate the conceptions and concepts of art, historical awareness and cultural diversity anchored in their knowledge, experiences, knowledge and experiences. It is found that the issue of cultural diversity has been faced by these teachers as a path that promotes respect and contributes to better learning
Palavras-chave: Arte
Art
Docente
Diversidade
Consciência Histórica
Teacher
Diversity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Araújo, Ismeinem Vieira de Faria. Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO). 2021. 135 f. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4769
Data de defesa: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História
Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ismeinem Vieira de Faria Araújo.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.