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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4769
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO) |
Autor: | Araújo, Ismeinem Vieira de Faria |
Primeiro orientador: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Primeiro membro da banca: | Cabral, Valéria Fabiane Braga Ferreira |
Segundo membro da banca: | Marinho, Thais Alves |
Resumo: | Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Poder e Representação, visa analisar as concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade a partir dos questionários respondidos pelos 53 docentes das instituições escolares públicas no município de Trindade, em Goiás. Examinando esses temas deparou-se com uma problemática de como os docentes de arte da rede pública em Trindade têm compreendido e representado as concepções de arte, consciência histórica, diversidade e quais as noções que esses docentes operam. Algumas hipóteses se colocam: primeiro que os docentes percebem e compreendem o potencial da consciência histórica para a articulação da arte e da diversidade; segundo que o docente compreende a importância de elencar as articulações entre arte, diversidade, consciência histórica em suas concepções. O procedimento de coleta de dados aconteceu por meio do questionário online, aplicado em ambiente virtual. Esperou-se como resultado avaliar como a questão da diversidade tem adentrado na compreensão dos docentes participantes. Ao percorrer a dinâmica realizada na pesquisa, observar e analisar os resultados possibilitou perceber que os docentes pesquisados articulam as concepções e conceitos de arte, consciência histórica e diversidade cultural ancorados nos seus saberes, experiências, conhecimentos e vivências. Descobre-se que a questão da diversidade cultural tem sido enfrentada por esses docentes como um caminho que promove o respeito e contribui para um melhor aprendizado |
Abstract: | This dissertation, inserted in the research line Power and Representation, aims to analyze the conceptions about art, historical awareness and diversity from the questionnaires answered by 53 teachers from public school institutions in the municipality of Trindade, in Goiás, Brazil. Examining these themes, he came across a problem of how art teachers from the public network schools in Trindade have understood and represented the conceptions of art, historical awareness, diversity and what notions these teachers operate. Some hypotheses arise: first, that teachers perceive and understand the potential of historical awareness for the articulation of art and diversity; second, the professor understands the importance of listing the articulations between art, diversity, historical awareness in their conceptions. The data collection procedure took place through an online questionnaire, applied in a virtual environment. As a result, it was expected to evaluate how the issue of diversity has entered the understanding of the participating teachers. When going through the dynamics carried out in the research, observing and analyzing the results made it possible to perceive that the researched teachers articulate the conceptions and concepts of art, historical awareness and cultural diversity anchored in their knowledge, experiences, knowledge and experiences. It is found that the issue of cultural diversity has been faced by these teachers as a path that promotes respect and contributes to better learning |
Palavras-chave: | Arte Art Docente Diversidade Consciência Histórica Teacher Diversity |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Araújo, Ismeinem Vieira de Faria. Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO). 2021. 135 f. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4769 |
Data de defesa: | 22-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Mestrado em História |
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