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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo dos fatores socioambientais associados à fadiga e níveis de atividade física em estudantes de medicina
Autor: Bandeira, Vanderly Marques 
Primeiro orientador: Almeida, Rogério José de
Primeiro membro da banca: Avelar, Ivan Silveira de
Segundo membro da banca: Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
Resumo: O aluno do curso de medicina encontra-se em uma jornada integral, com alto grau de exigência, necessitando internalizar vasta diversidade de conteúdos em tempo restrito, não somente referentes aos saberes acadêmicos, mas especialmente às habilidades que possibilitam as relações interpessoais, ao lidar com sentimentos, sofrimentos e a morte, envoltos em contexto de profunda competitividade, privação de lazer e insegurança técnica. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores sociais, clínicos e ambientais associados aos níveis de fadiga e de atividade física em estudantes de medicina. Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Toda pesquisa se desenvolveu em formato digital por meio de redes sociais, como WhatsApp, E-mail e Facebook. Com essa estratégia de uma amostragem por conveniência alcançou-se uma amostra de 143 estudantes de medicina. A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e julho de 2021. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: Questionário sociodemográfico, clínico e ambiental, Escala de Fadiga de Chalder, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Os resultados evidenciaram que na caracterização dos dados sociodemográficos dos 143 estudantes de medicina 69,2% dos acadêmicos são do sexo feminino e 30,8% do sexo masculino, cuja faixa etária predominante foi de 67,8% de acadêmicos acima de 20 anos. A média de idade foi 21,8 (±3,0) anos. 65% estavam até o 6º período, 64,3% são solteiros, 94% participam de atividades extracurriculares, 83,2% moram com os familiares. 86% dos estudantes de medicina apresentaram escore que indica um quadro de fadiga. Na comparação entre os níveis de fadiga e os dados sociodemográficos, constatou-se maiores escores em estudantes do sexo feminino (p=0,0016), e naqueles que afirmaram ter o envolvimento religioso fraco (p=0,0412). Na comparação dos níveis de fadiga com os níveis de atividade física, observou-se um maior escore nos estudantes que eram irregularmente ativos (p=0,0151). A escola médica deve estar preparada e ter em foco esta preocupação, cuidando mais do estudante de Medicina, ajudando-o a desenvolver estratégias que o reparem para lidar com a pressão que vivenciará no cotidiano acadêmico e profissional, bem como dando suporte de forma geral e em especial àqueles que passam por dificuldades. Palavras-chave: Estudantes de Medicina; Saúde; Fadiga; Atividade Física.
Abstract: The student of the medical course is on a full day, with a high degree of demand, needing to internalize a vast diversity of contents in a restricted time, not only referring to academic knowledge, but especially to the skills that enable interpersonal relationships, when dealing with feelings, suffering and death, wrapped in a context of deep competitiveness, deprivation of leisure and technical insecurity. The aim of this study was to analyze the social, clinical and environmental factors associated with levels of fatigue and physical activity in medical students. This is an analytical crosssectional study with a quantitative approach. All research was developed in digital format through social networks, such as WhatsApp, E-mail and Facebook. With this strategy of convenience sampling, a sample of 143 medical students was reached. Data collection took place between April and July 2021. For the development of the research, the following data collection instruments were used: Sociodemographic, clinical and environmental questionnaire, Chalder Fatigue Scale, International Physical Activity Questionnaire (IPAQ ). The results showed that in the characterization of the sociodemographic data of the 143 medical students, 69.2% of the students are female and 30.8% are male, whose predominant age group was 67.8% of students over 20 years old. The mean age was 21.8 (±3.0) years. 65% were up to the 6th period, 64.3% are single, 94% participate in extracurricular activities, 83.2% live with family members. 86% of medical students had a score that indicates fatigue. Comparing fatigue levels and sociodemographic data, higher scores were found in female students (p=0.0016), and in those who claimed to have weak religious involvement (p=0.0412). Comparing fatigue levels with physical activity levels, a higher score was observed in students who were irregularly active (p=0.0151). The medical school must be prepared and focus on this concern, taking better care of the medical student, helping him to develop strategies that prepare him to deal with the pressure he will experience in academic and professional daily life, as well as providing general and especially those who are experiencing difficulties.
Palavras-chave: Estudantes de medicina
Medical students
Saúde
Fadiga
Atividade física
Health
Fatigue
Physical activity
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: BANDEIRA, Vanderly Marques. Estudo dos fatores socioambientais associados à fadiga e níveis de atividade física em estudantes de medicina. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4784
Data de defesa: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

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