Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4793
Tipo do documento: Tese
Título: Formação de professores pedagogos para atuarem em ambientes não escolares em especial nas classes hospitalares : uma análise dos cursos de pedagogia oferecidos por universidades em Goiânia
Autor: Santos, Divina Ferreira de Queiroz 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Jesus, Edna Maria
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Silva, Sonilda Aparecida de Fátima
Resumo: Esta tese refere-se à pesquisa sobre a formação de professores pedagogos para atuarem em ambientes não escolares em especial nas classes hospitalares em cursos de pedagogia oferecidos em universidades de Goiânia. Nosso objeto de pesquisa foi a formação de professores pedagogos para a atuarem em ambientes não escolares – hospital, com atendimento pedagógico em classe hospitalar e em domicílio aos alunos em estado de saúde especial, enquanto proposta de inclusão educacional. A tese tem por objetivo geral analisar as matrizes curriculares e os Programas dos cursos de Pedagogia das Faculdades de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), e do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA) de Goiânia. Para atender e contextualizar esse objetivo, adotou-se a pesquisa on-line para conhecer os currículos das universidades federais e das PUCs nacionais. Realizou-se uma revisão da literatura, priorizando sistemas de bibliotecas com repositório de artigos, teses e dissertações de domínio público relacionados ao objeto, elegendo como descritores: pedagogia hospitalar, políticas educacionais e pedagogia hospitalar, currículo e pedagogia hospitalar e curso de pedagogia e pedagogia hospitalar. Buscou-se verificar os currículos que atendiam aos princípios para o pedagogo atuar em ambiente hospital, em classes hospitalares e domiciliares. Para tal, realizou-se a análise das matrizes curriculares dos cursos de pedagogia de Faculdades de Educação de Instituições de Ensino Superior (IES) federais e PUCs nacionais, no intuito de identificar componentes curriculares que se ocupem da Pedagogia Hospitalar ou Educação Inclusiva, e/apresentam possibilidades para essa oferta. Sistematizados os dados obtidos, centrou-se na análise das referidas matrizes e ementas dos componentes curriculares de Pedagogia da UFG, PUC Goiás e UNIALFA, visando identificar dados que fomentassem a eleição das categorias de análises. Com essa intenção, e instrumentalizada pelo materialismo histórico-dialético, realizou-se diálogos e reflexões com apoio em autores que estudam sobre currículo, políticas educacionais e de saúde, formação de professores pedagogos e Classe Hospitalar. A educação ministrada a alunos em situações especiais de saúde distingue-se da que é oferecida àqueles que estão em situações especiais de saúde. Por isso, é uma educação escolar específica. Há farta legislação e propostas em prol da inclusão educacional como direito de todos e da formação do professor como fator preponderante na educação escolar de alunos deficientes, inclusive em estado de saúde especial, e corroboram as ideias dos autores que contribuíram na construção do referencial teórico desta tese. A pesquisa demonstrou que a formação de professores para atuar na inclusão educacional de alunos em estado de saúde especial ainda é pouco oferecida. Apesar de identificar a presença de disciplinas que qualificam para o Atendimento Educacional Hospitalar, constatou-se que ela ainda não integra as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia da UFG, PUC Goiás e UNIALFA de Goiânia. Por fim, a pesquisa remete ao desafio de se prosseguir na investigação das políticas de formação de pedagogos para atuarem em classes hospitalares como parte de um contexto mais amplo no sistema educacional brasileiro
Abstract: This thesis refers to research on the training of pedagogue teachers to work in non-school environments, especially in hospital classes in pedagogy courses offered at universities in Goiânia. Our research object was the training of pedagogue teachers to work in non-school environments - hospital, with pedagogical assistance in hospital classes and at home to students in special health conditions, as a proposal for educational inclusion. The general objective of the thesis is to analyze the curricular matrices and the Programs of the Pedagogy courses of the Faculties of Education of the Federal University of Goiás (UFG), of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), and of the Alves Faria University Center (UNIALFA) from Goiania. To meet and contextualize this objective, online research was adopted to learn about the curricula of federal universities and national PUCs. A literature review was carried out, prioritizing library systems with a repository of articles, theses and dissertations in the public domain related to the object, choosing as descriptors: hospital pedagogy, educational policies and hospital pedagogy, hospital curriculum and pedagogy and pedagogy and pedagogy course hospital. We sought to verify the curricula that met the principles for the pedagogue to work in a hospital environment, in hospital and home classes. To this end, an analysis was carried out of the curricular matrices of the pedagogy courses of Faculties of Education of Federal Higher Education Institutions (IES) and national PUCs, to identify curricular components that deal with Hospital Pedagogy or Inclusive Education, and/ present possibilities for this offer. Having systematized the data obtained, it focused on the analysis of the matrices and menus of the curricular components of Pedagogy at UFG, PUC Goiás and UNIALFA, to identify data that would encourage the selection of the categories of analysis. With this intention, and instrumentalized by historical-dialectical materialism, dialogues and reflections were carried out with support from authors who study about curriculum, educational and health policies, training of pedagogue’s teachers and Hospital Class. The education given to students in special health situations is different from that offered to those in special health situations. So, it is a specific school education. There are plenty of legislation and proposals in favor of educational inclusion as a right for all and teacher training as a preponderant factor in the school education of disabled students, including those with special health conditions, and they corroborate the ideas of the authors who contributed to the construction of the theoretical framework of this thesis. The research showed that the training of teachers to work in the educational inclusion of students in special health conditions is still poorly offered. Despite identifying the presence of subjects that qualify for Hospital Educational Assistance, it was found that it is not yet part of the curricular matrices of the Pedagogy courses at UFG, PUC Goiás and UNIALFA in Goiânia. Finally, the research addresses the challenge of continuing to investigate the policies for training pedagogues to work in hospital classes as part of a broader context in the Brazilian educational system
Palavras-chave: Formação de professores
Políticas públicas de inclusão educacional
Currículo
Pedagogia
Teacher education
Educational inclusion public policies
Curriculum
Pedagogy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: Português
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Santos, Divina Ferreira de Queiroz. Formação de professores pedagogos para atuarem em ambientes não escolares em especial nas classes hospitalares : uma análise dos cursos de pedagogia oferecidos por universidades em Goiânia. 2021. 274 f. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4793
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divina Ferreira de Queiroz Santos.pdfTexto completo2,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.