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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4809
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino e o aprendizado da ética no contexto capitalista contemporâneo segundo a perspectiva da teoria histórico-cultural |
Autor: | Santos, Fernando Emídio dos |
Primeiro orientador: | Miranda, Made Júnior |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Cláudio Márcio de |
Segundo membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Resumo: | A presente dissertação trata das dificuldades de se constituir um sujeito ético na atualidade. Através de uma pesquisa bibliográfica multidisciplinar, baseada em conceitos relativos à filosofia e à educação, foi possível identificar diversos problemas no ensino e aprendizado da Ética por parte dos sujeitos que estão inseridos na sociedade ocidental contemporânea. Contudo, apesar dos obstáculos constatados, a pesquisa também destaca a relevância da escola neste processo constitutivo humano. Com suporte na teoria histórico-cultural, os ensinamentos de Vygotsky e seus seguidores permitiram costurar uma linha de raciocínio que vincula a educação, a ética, e a cultura. Neste sentido, é possível estabelecer que o sistema de valores e princípios culturais de uma sociedade são, ao mesmo tempo, influenciados e influenciadores na formação ética de cada indivíduo. Essa dinâmica funciona como um sistema constituidor do sujeito, o qual vai internalizando os valores morais e regras sociais na medida em que o contato com elas ocorre por meio de outros sujeitos. As conclusões do trabalho demonstram que a formação do pensamento ético está intimamente ligada ao meio em que o indivíduo está inserido. A constituição do raciocínio em termos éticos perpassa um processo complexo, onde ideias de coletividade e humanidade são imprescindíveis. Contudo, dentro da perspectiva contemporânea, os princípios, valores e racionalização predominantes desvirtuam a forma de pensar ética. A perspectiva do sujeito altera-se, partindo de pressupostos individualistas em detrimento de uma racionalidade coletiva. Neste contexto, a escola (como instituição) detém papel essencial como instrumento de transformação desta realidade |
Abstract: | The present dissertation deals with the difficulties of constituting an ethical subject nowadays. Through a multidisciplinary bibliographic research, based on concepts related to philosophy and education, it was possible to identify several problems in the teaching and learning of Ethics by subjects who are inserted in contemporary western society. However, despite the obstacles found, the research also highlights the importance of the school in this human constitutive process. Supported by cultural-historical theory, the teachings of Vygotsky and his followers made it possible to sew a line of reasoning that links education, ethics, and culture. In this sense, it is possible to establish that the system of values and cultural principles of a society are, at the same time, influenced and influential in the ethical formation of each individual. This dynamic works as a constitutive system of the subject, which internalizes moral values and social rules as contact with them occurs through other subjects. The conclusions of the work demonstrate that the formation of ethical thinking is closely linked to the environment in which the individual is inserted. The constitution of reasoning in ethical terms permeates a complex process, where ideas of collectivity and humanity are essential. However, within the contemporary perspective, the prevailing principles, values and rationalization distort the ethical way of thinking. The subject's perspective changes, starting from individualistic assumptions to the detriment of a collective rationality. In this context, the school (as an institution) has an essential role as an instrument for transforming this reality |
Palavras-chave: | Etica Vygotsky, Lev Semenovich Educação Ethic Education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SANTOS, Fernando Emídio dos. O ensino e o aprendizado da ética no contexto capitalista contemporâneo segundo a perspectiva da teoria histórico-cultural. 2021. ii, 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4809 |
Data de defesa: | 14-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
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