Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernando Emídio dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6928595225929070eng
dc.contributor.advisor1Miranda, Made Júnior-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876eng
dc.contributor.referee1Araújo, Cláudio Márcio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3125925851913882eng
dc.contributor.referee2Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814eng
dc.date.accessioned2022-05-30T15:38:53Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Emídio dos. O ensino e o aprendizado da ética no contexto capitalista contemporâneo segundo a perspectiva da teoria histórico-cultural. 2021. ii, 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4809-
dc.description.resumoA presente dissertação trata das dificuldades de se constituir um sujeito ético na atualidade. Através de uma pesquisa bibliográfica multidisciplinar, baseada em conceitos relativos à filosofia e à educação, foi possível identificar diversos problemas no ensino e aprendizado da Ética por parte dos sujeitos que estão inseridos na sociedade ocidental contemporânea. Contudo, apesar dos obstáculos constatados, a pesquisa também destaca a relevância da escola neste processo constitutivo humano. Com suporte na teoria histórico-cultural, os ensinamentos de Vygotsky e seus seguidores permitiram costurar uma linha de raciocínio que vincula a educação, a ética, e a cultura. Neste sentido, é possível estabelecer que o sistema de valores e princípios culturais de uma sociedade são, ao mesmo tempo, influenciados e influenciadores na formação ética de cada indivíduo. Essa dinâmica funciona como um sistema constituidor do sujeito, o qual vai internalizando os valores morais e regras sociais na medida em que o contato com elas ocorre por meio de outros sujeitos. As conclusões do trabalho demonstram que a formação do pensamento ético está intimamente ligada ao meio em que o indivíduo está inserido. A constituição do raciocínio em termos éticos perpassa um processo complexo, onde ideias de coletividade e humanidade são imprescindíveis. Contudo, dentro da perspectiva contemporânea, os princípios, valores e racionalização predominantes desvirtuam a forma de pensar ética. A perspectiva do sujeito altera-se, partindo de pressupostos individualistas em detrimento de uma racionalidade coletiva. Neste contexto, a escola (como instituição) detém papel essencial como instrumento de transformação desta realidadeeng
dc.description.abstractThe present dissertation deals with the difficulties of constituting an ethical subject nowadays. Through a multidisciplinary bibliographic research, based on concepts related to philosophy and education, it was possible to identify several problems in the teaching and learning of Ethics by subjects who are inserted in contemporary western society. However, despite the obstacles found, the research also highlights the importance of the school in this human constitutive process. Supported by cultural-historical theory, the teachings of Vygotsky and his followers made it possible to sew a line of reasoning that links education, ethics, and culture. In this sense, it is possible to establish that the system of values and cultural principles of a society are, at the same time, influenced and influential in the ethical formation of each individual. This dynamic works as a constitutive system of the subject, which internalizes moral values and social rules as contact with them occurs through other subjects. The conclusions of the work demonstrate that the formation of ethical thinking is closely linked to the environment in which the individual is inserted. The constitution of reasoning in ethical terms permeates a complex process, where ideas of collectivity and humanity are essential. However, within the contemporary perspective, the prevailing principles, values and rationalization distort the ethical way of thinking. The subject's perspective changes, starting from individualistic assumptions to the detriment of a collective rationality. In this context, the school (as an institution) has an essential role as an instrument for transforming this realityeng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2022-05-30T15:36:43Z No. of bitstreams: 1 Fernando Emídio dos Santos.pdf: 583073 bytes, checksum: 46f2a256c07e8859ea02282c8fc31c5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T15:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Emídio dos Santos.pdf: 583073 bytes, checksum: 46f2a256c07e8859ea02282c8fc31c5e (MD5) Previous issue date: 2021-10-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15625/Fernando%20Em%c3%addio%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEticapor
dc.subjectVygotsky, Lev Semenovichpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEthiceng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleO ensino e o aprendizado da ética no contexto capitalista contemporâneo segundo a perspectiva da teoria histórico-culturaleng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação
Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Emídio dos Santos.pdfTexto completo569,41 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.