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Tipo do documento: Tese
Título: O processo de ensino-aprendizagem no curso de direito : estudo sobre as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental
Autor: Landin, Lanker Vinícius Borges Silva 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Scarel, Estelamaris Brant
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Terceiro membro da banca: Bizzotto, Alexandre
Resumo: O ensino no curso de Direito voltado para o desenvolvimento do aluno possui diversos desafios a serem superados, alguns históricos, como o caratér tradicional e o viés positivista. Entretanto, fatores contemporâneos como a finalidade mercadológica utilitarista dos cursos de Direito também são dificuldades que geram uma crescente preocupação pedagógica da literatura científica. A manutenção de aulas expositivas centradas na figura do professor, associada à busca de estabilidade financeira proporcionada por aprovações em concursos e provas da OAB, distanciam os alunos do curso de Direito do desenvolvimento de capacidades gerais para agir em situações particulares e concretas e do desenvolvimento de uma consciência crítica. Considerando-se a necessidade de mudanças e o desenvolvimento de atividades que proporcionem aos alunos a apropriação de conceitos, tem-se como pressuposto que a teoria do ensino desenvolvimental representa uma alternativa para a superação dos problemas vivenciados nos cursos de Direito. Assim sendo, o problema a ser resolvido por esta pesquisa é: a teoria do ensino desenvolvimental pode contribuir para mudanças no processo de ensino-aprendizagem do curso de Direito? O objetivo geral é destacar aportes do ensino desenvolvimental para a busca de mudanças no ensinoaprendizagem no curso de Direito. Os objetivos específicos referem-se à apresentação da trajetória histórica do curso de Direito no Brasil desde sua criação até a atual configuração curricular e didática, bem como mapear e discutir os problemas no ensino de Direito identificados na literatura científica e indicar contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para mudanças no ensinoaprendizagem no curso de Direito. Metodologicamente, procede-se à revisão de literatura a fim de compreender as principais preocupações presentes atualmente no meio científico e acadêmico em relação ao ensino no curso de Direito, recorrendo-se também ao estudo teórico-bibliográfico, que recaiu sobre princípios teóricos de Vigotski, Leontiev e Davydov. Como principais resultados destacam-se: a tarefa social de um curso de Direito é prover aos seus alunos o desenvolvimento da consciência crítica e de capacidades psíquicas que são fundamentais para a atuação jurídica na sociedade atual; o ensino-aprendizagem para a formação multilateral dos futuros profissionais jurídicos necessita de uma organização fortemente voltada para a formação do pensamento teórico, orientado pela lógica dialética; a organização do ensino-aprendizagem na perspectiva davydoviana, por meio de seis ações que colocam o aluno no movimento de pensamento do abstrato ao concreto apresenta um potencial transformador significativo para o curso de Direito. Estas ações mobilizam o aluno a assumir uma atitude de investigar, estabelecer relações, fazer descobertas, elaborar conclusões, de forma bem fundamentada, e por um método de pensamento do qual ele está consciente. Assim, a pesquisa realizada chegou à conclusão de que a teoria do Ensino Desenvolvimental tem muito a contribuir com o ensino no curso de Direito, pois os conceitos empregados nesta teoria proporcionam um rico potencial de aprendizagem
Abstract: Teaching in the Law course aimed at the development of the student has several challenges to be overcome, some historical, such as the traditional character and the positivist bias, however, contemporary factors such as the utilitarian marketing purpose of Law courses are also difficulties that generate a growing pedagogical concern of the scientific literature. The maintenance of lectures centered on the figure of the professor associated with the search for financial stability provided by approvals in competitions and OAB exams, distances students of the Law course from the development of general skills to act in particular and concrete situations and from the development of a critical conscience. Considering the need for changes and the development of activities that provide students with the appropriation of concepts, it is assumed that the theory of developmental teaching represents an alternative for overcoming the problems experienced in Law courses. Therefore, the problem to be solved by this research is: can the theory of developmental teaching contribute to changes in the teaching-learning process of the Law course? The general objective is to highlight developmental teaching contributions to the search for changes in teaching and learning in the Law course. The specific objectives refer to the presentation of the historical trajectory of the Law course in Brazil from its creation to the current curricular and didactic configuration, as well as to map and discuss the problems in the teaching of Law identified in the scientific literature and indicate contributions from the Theory of Teaching Developmental for changes in teaching-learning in the Law course. Methodologically, a literature review is carried out in order to understand the main concerns currently present in the scientific and academic environment in relation to teaching in the Law course, also resorting to the theoretical-bibliographic study, which fell on the theoretical principles of Vygotsky, Leontiev and Davydov. As main results, the following stand out: the social task of a law course is to provide its students with the development of critical awareness and psychic abilities that are fundamental for legal action in today's society; teaching-learning for the multilateral training of future legal professionals needs an organization strongly focused on the formation of theoretical thinking, guided by dialectical logic; The organization of teaching-learning from the Davydovian perspective, through six actions that place the student in the movement of thought from the abstract to the concrete, presents a significant transformative potential for the Law course. These actions mobilize the student to assume an attitude of investigating, establishing relationships, making discoveries, drawing conclusions, in a well-founded way, and by a method of thinking of which he is aware. Thus, the research carried out came to the conclusion that the theory of Developmental Teaching has much to contribute to teaching in the Law course, as the concepts used in this theory provide a rich learning potential
Palavras-chave: Didática
Ensino-aprendizagem
Formação de conceito
Ensino desenvolvimental
Curso de direito
Didactics
Teaching learning
Concept formation
Developmental teaching
Law course
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Landin, Lanker Vinícius Borges Silva. O processo de ensino-aprendizagem no curso de direito : estudo sobre as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4813
Data de defesa: 10-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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