Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4815
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção das mídias sociais e usos dos recursos tecnológicos na educação no ensino médio em escola pública
Autor: Vaz, Marilda Aparecida
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Primeiro membro da banca: Santos, Jocyleia Santana dos
Segundo membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Terceiro membro da banca: Marinho, Thais Alves
Quarto membro da banca: Ertzogue, Marina Haizenreder
Resumo: A sociedade da informação oferece diversas formas de expressão da linguagem, sejam estas no formato escrito, visual ou oral. Diante disso, faz-se necessário implementar o ambiente escolar, garantindo aos estudantes as habilidades e competências necessárias para a compreensão das informações recebidas, fazendo análises críticas das mesmas e propondo, concretamente, mudanças efetivas que produzem novas formas de comunicação. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo, promover reflexões sobre o uso das mídias sociais e dos recursos tecnológicos, no ensino médio, tendo como base as pesquisas teóricas e, também, as observações realizadas pela pesquisadora, em sala de aula de uma escola pública da rede estadual, Colégio Estadual Castro Alves, tendo como linha de pesquisa educação histórica e diversidade cultural. Leva-se em conta, as práticas adotadas pelo/a educador/a frente a todas às mudanças e, melhorias que podem proporcionar dentro do processo ensino aprendizagem e sobre o acesso dos alunos e das alunas a estes recursos presentes, no mundo atual. Queremos saber: As escolas públicas estaduais hoje, apesar de estarem inseridas na era de novas tecnologias, as TCs, ainda têm dificuldades de proporcionar aos educandos e educandas o acesso às mídias sociais e aos recursos tecnológicos? Essa deficiência também se estende aos/as professores/as que desenvolvem o trabalho, na sala de aula? O/A professor/a tem acesso à internet, nas escolas públicas, para uso em sala de aula? Quais as consequências que esses fatos proporcionam ao desempenho dos/as professores/as e, consequentemente, à aprendizagem dos alunos e alunas? Tendo ciência de que as redes sociais tornam possíveis as práticas coletivas, sabendo-se que estas permitem aos educandos e educandas serem coautores e, também, participarem ativamente e de forma colaborativa no processo de aprendizagem, como poderemos, então, contrapor o ensino passivo e o ensino tradicional? Destacamos ainda, o avanço das tecnologias e sua inserção na sala de aula, buscando compreender os recursos e melhor fazer uso dos mesmos, nas escolas públicas. Consideramos que professores e alunos por estarem imersos nas culturas dos meios de comunicação, trazem para a escola as vivências do cotidiano. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica também faz parte dos procedimentos desta investigação. Ela está fundamentada, nos documentos normativos que regem as leis educacionais do Brasil e que asseguram os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, o Plano Nacional da Educação de 2014 e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC de 2017. Destacamos os conceitos e a importância do papel dos recursos tecnológicos e das mídias sociais dentro das escolas públicas, bem como, quais posturas a professora e o professor podem adotar frente a todas essas mudanças e melhorias que elas podem proporcionar a eles, dentro do processo do ensino
Abstract: The information society offers different forms of language expression, whether in written, visual or oral format. Therefore, it is necessary to implement the school environment, guaranteeing the student and student the skills and competences necessary to understand the information received, making critical analyzes of them and proposing, concretely, effective changes that produce new forms of communication. Given this context, this research aims to promote reflections on the use of social media and technological resources in high school, based on theoretical research and, also, the observations made by the researcher, in the classroom of a school. PublicSchool network, ColégioEstadual Castro Alves. It takes into account the practices adopted by the educator in the face of allchangesand, wihimprovementsthattheycanprovidewithintheteaching-learningprocessandon the access of students to these resources, in the current world. We want to know: State schools today, despite being inserted in the era of new technologies, TCs, still have difficulties in providingstudentswithaccessto social media and technological resources? Does this deficiency also extend to the teachers who carry out the work in the classroom? Does the teacher have access to the internet, in public schools, for use in the classroom? What are the consequences that these facts provide for the performance of teachers and, consequently, for the learning of male and female students? Being aware that social networks make collective practices possible, knowing that these allow students and students to be co-authors and also to actively and collaboratively participate in the learning process, how can we then counter passive and traditional teaching? We also highlight the advancement of technologies and their insertion in the classroom, seeking to understand the resources and make better use of them, in public schools. We believe that teachers and students, because they are immersed in the cultures of the media, bringeverydayexperiencestoschool. In this sense, bibliographic research is also part of the procedures of this investigation. It is also based on the normative documents that govern the educational laws of Brazil and that guarantee the rights of learning and development: the Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases of National Education nº 9394/96, the National Curriculum Parameters - PCN, the National Education Plan of 2014 and the Common National Curriculum Base - BNCC of 2017. We highlight the concepts and the importance of the role of technological resources and social media within public schools, as well as, which postures the teacher and the teachers can adopt in the face of all these changes and improvements that they can provide to them, within the teaching process
Palavras-chave: Educação
Recursos tecnológicos
Mídias sociais e aprendizagem
Education
Technological resources
Social media and learning
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Vaz, Marilda Aparecida. A inserção das mídias sociais e usos dos recursos tecnológicos na educação no ensino médio em escola pública. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4815
Data de defesa: 18-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilda Aparecida Vaz.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.