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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4816
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação funcional e intervenção em masturbação pública de uma criança com TEA |
Autor: | Carneiro, Lorena de Oliveira Lobo |
Primeiro orientador: | Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza |
Primeiro membro da banca: | Simonassi , Lorismario Ernerto |
Segundo membro da banca: | Heck, Elisa Tavares Sanabio |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar funcionalmente as variáveis que controlavam a emissão de comportamento-problema de masturbação pública emitidos por uma criança de cinco anos de idade com transtorno do espectro autista. Para identificar os eventos antecedentes e consequentes de seu comportamento foram empregadas estratégias do processo de avaliação funcional desenvolvidas por em Iwata et al (1982/1994). A avaliação funcional apontou que o comportamento masturbação pública era mantido por reforçamento automático. Todas as condições foram controladas pelo delineamento de múltiplos elementos. Durante a intervenção foram usados o RIRD, no qual o comportamento de se masturbar era interrompido e no redirecionamento uma resposta incompatível era reforçada, associada ao DRO de intervalo variável (VI 15s) contingente à não emissão do comportamento de se masturbar. Para o controle dos procedimentos foi empregado o delineamento ABA seguido de follow-up. Os resultados apontaram que os procedimentos utilizados na intervenção foram eficazes para a eliminação do comportamento de masturbação pública. |
Abstract: | Our goal was to functionally investigate variables that controlled the problem behavior of public masturbation of a five-year-old child with autism spectrum disorder. In order to identify antecedent and consequent events of her behavior, we have employed strategies of the functional assessment as developed by Iwata (1982/1994). The functional assessment showed that public masturbation was maintained by automatic reinforcement. All conditions were controlled through a multielement baseline design. During the intervention, we have used the RIRD procedure, with interruption and redirection of masturbating behavior, and differential reinforcement of any incompatible response. Also, we have associated with the DRO a variable interval schedule (VI 15s) contingent on the non-emission of masturbating behavior. The procedures were presented using an ABA design with follow-up. The results show that such procedures were effective in eliminating public masturbation behavior |
Palavras-chave: | Avaliação e análise funcional Autismo Comportamento sexual Masturbação pública RIRD DRO Functional assessment and analysis Autism Sexual behavior Public masturbation RIRD DRO |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
Citação: | Carneiro, Lorena de Oliveira Lobo. Avaliação funcional e intervenção em masturbação pública de uma criança com TEA. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Goiânia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4816 |
Data de defesa: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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