Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
Tipo do documento: Dissertação
Título: Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
Autor: Carneiro, Crisnamurte Alves 
Primeiro orientador: Viana, Sibeli Aparecida
Primeiro membro da banca: Marinho, Thais Alves
Segundo membro da banca: Baptista, Jean Tiago
Terceiro membro da banca: Moura, Marlene Castro Ossami de
Quarto membro da banca: Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Resumo: A presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela comunidade escolar do Colégio Ana Algemira do Prado, localizado na cidade de Palestina de Goiás. Considerando a proximidade espacial entre a comunidade estudantil de Palestina e um complexo de sítios arqueológicos presentes nessa região, investigou-se, a partir da aplicação de questionários e oficinas, sobre como os conteúdos dos referidos livros teriam participado na construção da percepção e entendimento dos/as discentes do Ensino Médio e do corpo pedagógico acerca das tradições indígenas nacionais
Abstract: The present Dissertation, part of the Cultural Heritage and Territory research line, aims to investigate the discursive and imagery narratives about indigenous peoples in textbooks from the decolonial approach to knowledge, articulating the cultural histories of indigenous people recorded in past times with indigenous peoples. known today. Its object of study is the High School History books I, II and III, written by Alfredo Boulos Jr. and adopted by the school community of Colégio Ana Algemira do Prado, located in the city of Palestina de Goiás. Considering the spatial proximity between the Palestina student community and a complex of archaeological sites present in this region, it was investigated, based on the application of questionnaires and workshops, on how the contents of these books would have participated in the construction of the perception and understanding of high school students and the teaching staff about national indigenous traditions
Palavras-chave: História indígena
Decolonialidade
Livro didático
Educação
Arqueologia
Indigenous history
Decoloniality
Textbook
Education
Archeology
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Carneiro, Crisnamurte Alves. Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crisnamurte Alves Carneiro.pdfTexto Completo3,34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.