Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4822
Tipo do documento: Dissertação
Título: A biblioteca como espaço de formação da consciência leitora
Autor: Rosa, Rosirene Dias 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Teixeira, Átila Silva Arruda
Segundo membro da banca: Oliveira, Sandra Maria de
Terceiro membro da banca: Ferreira, Elizete Albina
Quarto membro da banca: Pinheiro Neto, José Elias
Resumo: Esta pesquisa consiste em identificar a importância do espaço da biblioteca no processo de letramento, na formação de alunos leitores do Colégio Estadual Jardim América de Goiânia. Para tanto, buscamos compreender a leitura como instrumento de ampliação dos horizontes, uma ferramenta indispensável na constituição de uma sociedade com capacidade para ser livre e atuante. Ressaltamos, neste percurso, a importância da leitura e da Biblioteca Escolar na formação do leitor proficiente, em todos os sentidos, com atenção especial para a leitura literária, como forma de tradução do mundo pela construção simbólico-metafórica. Nesta investigação, deparamo-nos com as práticas de leitura e escrita como atividades complementares e interdependentes, com destaque para o letramento literário. Pensando nesse aluno/sujeito/leitor e na prática pedagógica dos docentes da educação básica, analisamos a importância da biblioteca na construção e na evolução do pensamento humano. Neste estudo, em seus procedimentos metodológicos, valemo-nos de entrevistas realizadas com a gestora responsável pelas bibliotecas escolares da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEDUC – e professoras da área de Linguagens do Colégio Estadual Jardim América, utilizando-se do método exploratório, de natureza qualitativa, a partir de estudo documental, com levantamento das principais políticas, projetos e ações sobre bibliotecas escolares na SEDUC e projetos desenvolvidos na área de Linguagens que têm contribuído para a formação de alunos leitores. Por último, ilustramos a pesquisa com uma breve análise do livro A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
Abstract: The purpose of this work is to identify the importance of the library space in the literacy process in the formation of reading students at Colégio Estadual Jardim América. Therefore, we seek to understand reading as a movement that provides moments of leisure, as well as an indispensable tool for the constitution of a society with the capacity to be free and active. For this we need to understand the importance of reading and the School Library in the formation of the future reader and the practices of reading and writing with emphasis on literary texts, or specifically on literary literacy. Thinking about this student/subject/reader and about the pedagogical practice of basic education teachers, we started to analyze the importance of the library in the construction and evolution of human thought. The study used interviews with the manager responsible for the school libraries of the Secretaria de Estado da Educação de Goiás, SEDUC, and language teachers at Colégio Estadual Jardim mérica, using the exploratory method, of a qualitative nature, based on of documental study with a survey of the main policies, projects and actions on school libraries at SEDUC and projects developed in the area of languages that in fact have contributed to the formation of student readers, using the analysis of the interviews of the Content Analysis Method, in the first chapter; in the second, we have an approach to the school library, covering its dimension and, in the third chapter, we illustrate the research, with a brief analysis of the book A Biblioteca Mágica the Bibbi Bokken.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Leitura
Letramento literário
A biblioteca mágica de Bibbi Bokken
School library
Reading
Literary literacy
Magic library Bibbi Bokken
Área(s) do CNPq: Linguística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Rosa, Rosirene Dias. A biblioteca como espaço de formação da consciência leitora. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4822
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosirene Dias Rosa.pdfTexto Completo749,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.