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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dilma Maria de Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1627969760131585eng
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627eng
dc.contributor.referee1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271eng
dc.contributor.referee2Lima, Daniela da Costa Britto Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278807353455371eng
dc.contributor.referee3Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688eng
dc.date.accessioned2022-08-19T12:24:22Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationSilva, Dilma Maria de Rezende. A inserção da modalidade a distância na educação superior em cursos de graduação na PUC Goiás: uma análise da política de implementação da EaD em cursos presenciais. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4837-
dc.description.resumoO objeto da presente investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE da PUC Goiás), é buscar compreender como a modalidade de Educação a Distância (EaD) tem sido inserida na educação superior presencial, especificamente nos cursos de graduação da PUC Goiás. A pesquisa tem como base metodológica o levantamento bibliográfico e pesquisa documental de investigação qualitativa. O objetivo do trabalho é analisar o processo de implementação da modalidade a distância nos cursos de graduações presenciais da PUC Goiás. A construção da dissertação se dá por meio de três capítulos inter-relacionados. O primeiro resgata o contexto sócio-histórico econômico e cultural da modalidade a distância no Brasil por meio da revisão de conceitos e reflexões sobre limites e possibilidades da EaD. O segundo traz a análise dos desafios da EaD como forma de ampliação e expansão dos cursos presenciais de graduação no Brasil. O terceiro trata do estudo de caso da PUC Goiás a partir da percepção dos/as coordenadores/as de cursos que aderiram ao percentual de ensino a distância permitido por lei. A análise dos dados é realizada de forma a articular a leitura dos documentos com o referencial teórico estudado e as entrevistas dos/as coordenadores/as de cursos via análise de conteúdo das falas. Entende-se que os movimentos das políticas educacionais são carregados de intencionalidade e expressam a visão de sociedade defendida a cada momento histórico e que a compreensão deste permite melhor posicionamento e contribuições na área da educação. Os resultados mostraram que não basta a legislação direcionar para o uso da tecnologia na educação, e é preciso muito mais, incluindo não apenas a disponibilização de recursos e suporte técnico. Importa sobremaneira o preparo do professor para saber lidar com tudo e fazer seu planejamento adequado considerando as particularidades da modalidade EaD, continuando como o mediador do processo ensino aprendizagemeng
dc.description.abstractThe object of this study – linked to the line of research State, Policies and Educational Institutions, of the Graduate Program in Education (PPGE at PUC Goiás) – is to understand how the modality of Distance Education has been inserted in the face-to-face undergraduate courses at PUC Goiás. The study has a bibliographic review and qualitative documental research as its methodological base. The purpose of this study is to analyze the process of employment of Distance Education in the face-to-face undergraduate courses at PUC Goiás. The dissertation is organized in three interrelated chapters. The first one surveys the socio-historical, economical, and cultural context of the Distance Education in Brazil through the review of concepts and reflections on the limits and possibilities of the distance learning. The second chapter analyzes the challenges imposed by the Distance Education to the expansion of face-to-face undergraduate courses in Brazil. The third chapter presents the case study of PUC Goiás from the perception of undergraduate program coordinators who adhered to the percentage of distance learning allowed by law. The data analysis is, in this third chapter, carried out to articulate the theoretical framework studied with the content analysis of the undergraduate program coordinators speeches. It is understood that the organization of educational policies are loaded with intentionality and express the vision of society supported at each historical moment. The comprehension of this allows better arrangements and contributions in education. The results showed that is not enough for the legislation to indicate the use of technology in education, and much more is needed, including not only the availability of resources and technical support. It is extremely important to prepare the teacher to deal with all the technology and make proper plannings according to the particularities of the Distance Education, maintaining the teacher as the mediator of the teaching learning processeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Freire ([email protected]) on 2022-08-19T12:24:22Z No. of bitstreams: 1 Dilma Maria de Rezende Silva.pdf: 3982580 bytes, checksum: 91d314d7388b23e5301e3f459097e8d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-19T12:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dilma Maria de Rezende Silva.pdf: 3982580 bytes, checksum: 91d314d7388b23e5301e3f459097e8d1 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15749/Dilma%20Maria%20de%20Rezende%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPUC Goiáspor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA inserção da modalidade a distância na educação superior em cursos de graduação na PUC Goiás : uma análise da política de implementação da EaD em cursos presenciaispor
dc.typeDissertaçãoeng
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