Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4839
Tipo do documento: Dissertação
Título: As intermitências da morte e as fabulações em Saramago : ironia e paródia na crítica social e política
Autor: Matos, Viviane Lima da Silva 
Primeiro orientador: Ferreira, Elizete Albina
Primeiro membro da banca: Pinto, Divino José
Segundo membro da banca: Bottos Júnior, Norival
Resumo: Esta pesquisa propõe a análise e a discussão crítico-literária sob o viés da crítica política e social adotado pelo escritor português José Saramago no romance As intermitências a morte (2017), a partir da crítica literária sobre o processo estético do autor na composição de personagens que são representantes da Igreja, Estado e sociedade. Para tanto, foi necessário, primeiramente, refazer o percurso pelo qual a representação da morte passou ao longo do tempo, elegendo-se um recorte acerca das imagens produzidas por sua simbologia em determinados contextos históricos e culturais. Busca-se demonstrar a presença do viés político, marca da escrita saramaguiana, no romance analisado, e como o autor se vale da construção das personagens na narrativa para colocar sua crítica à interferência do poder exercido pelas instituições sociais na vida do cidadão, discutindo a forma como a morte passa de rito restrito ao âmbito privado para uma concepção institucionalizada da vida na sociedade contemporânea. Nesse sentido, ao evidenciar o discurso implícito de Saramago sobre como a banalização da morte é usada dentro do construto narrativo, por meio da composição de algumas personagens, o presente trabalho objetiva demonstrar como a escrita saramaguiana chama o leitor à reflexão quanto a lógica perversa do poder exercido pelas instituições sociais na contemporaneidade. A pesquisa fundamenta-se no aporte teórico-crítico basilar para os estudos de autores e autoras que tratam sobre o tema da morte, da paródia e da ironia como recursos estéticos, a exemplo de Philippe Ariès, Michel Foucault, Linda Hutcheon, Maria Alzira Seixo, Susan Sontag, Camila Diogo de Souza, Ana Cristina Cerdeira, Carlos Reis, dentre outros e outras. Convém ressaltar, ainda, o diálogo investigativo com a fortuna crítica de José Saramago, a qual possui contribuições valiosas para investigar o corpus da pesquisa
Abstract: This research proposes the analysis and critical-literary discussion about the bias of political and social criticism adopted by the Portuguese writer José Saramago in the novel As intermitências da morte, based on literary criticism on the author's aesthetic process in the composition of characters who are representatives of Church, State and Society. Therefore, it was necessary, first, to retrace the path through which the representation of death has passed over time, choosing a clipping about the images produced by its symbology in certain historical and cultural contexts. It seeks to demonstrate the presence of political bias, a mark of Saramago's writing, in the analyzed novel, and how the author uses the construction of characters in the narrative to criticize the interference of the power exercised by social institutions in the life of the citizen, discussing the the way in which death passes from a rite restricted to the private sphere to an institutionalized conception of life in contemporary society. In this sense, by evidencing Saramago's implicit discourse on how the trivialization of death is used within the narrative construct, through the composition of some characters, the present work aims to demonstrate how Saramago's writing calls the reader to reflect on the perverse logic of the power exercised by social institutions in contemporary times. The research is based on the fundamental theoretical-critical contribution to the studies of authors who deal with the theme of death, parody and irony as aesthetic resources, such as Philippe Ariès, Michel Foucault, Linda Hutcheon, Maria Alzira Seixo , Susan Sontag, Camila Diogo de Souza, Ana Cristina Cerdeira, Carlos Reis, among others and others. It is also worth mentioning the investigative dialogue with the critical fortune of José Saramago, which has valuable contributions to investigate the research corpus
Palavras-chave: Morte
Ironia
Paródia
Crítica social e política
José Saramago
Death
Irony
Parody
Social and political criticism
Área(s) do CNPq: Linguística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: MATOS, Viviane Lima da Silva. As intermitências da morte e as fabulações em Saramago: ironia e paródia na crítica social e política. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4839
Data de defesa: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Lima da Silva Matos.pdfTexto Completo691,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.