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Tipo do documento: Dissertação
Título: Divórcio com violência intrafamiliar: construtor do direito como conciliador de litígio
Autor: Ferreira, Camila Santos 
Primeiro orientador: Peres, Vannúzia Leal Andrade
Primeiro membro da banca: Rocha , Eduardo Gonçalves
Segundo membro da banca: Neto , Sebastião Benício da Costa
Resumo: Com fundamento no Construcionismo Social, o presente estudo busca compreender como a coconstrução do litígio é envolvida com significados culturais e como esses significados podem ser negociados e renegociados pelos ex-cônjuges por meio da comunicação na conciliação realizada pelo construtor do Direito. Os sujeitos participantes do estudo foram quatro excônjuges encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás ao Projeto Justiça Educativa de Famílias, campo da pesquisa. A construção das informações deu-se por meio das narrativas dos ex-cônjuges sobre suas histórias de vida, o casamento, o divórcio e o litígio. A interpretação das informações à luz do construcionismo social, e mais especificadamente, da teoria sócio construtivista e cultural do desenvolvimento humano, possibilitou compreender que: 1) a violência intrafamiliar no divórcio e também o litígio são coconstruções e não responsabilidades de um dos ex-cônjuges; 2) essas coconstruções são envolvidas com significados culturais com os quais os ex-cônjuges convivem; 3) o construtor do Direito pode contribuir efetivamente como conciliador de litígio quando possibilita aos ex-cônjuges, nas audiências, um espaço de negociação e renegociação dos significados culturais do litígio e de forma que eles consigam se posicionar em relação ao processo judicial, desenvolverem-se e assumirem o exercício da guarda compartilhada, modelo que pretensamente atende ao melhor interesse da criança.
Abstract: Based on Social Constructionism, the present study seeks to understand how co-construction of the litigation is involved with cultural meanings and how these meanings can be negotiated and renegotiated by ex-spouses through communication in the conciliation carried out by the builder of the Law. The subjects participating in the study were four ex-spouses referred by the Court of Justice of the State of Goiás to the Educational Justice Project for Families, field of research. The construction of the information took place through the ex-spouses narratives about their life stories, marriage, divorce and litigation. The interpretation in the light of social constructionism, and more specifically, of the socio-constructivist and cultural theory of human development, made it possible to understand that: 1) intrafamily violence in divorce and also litigation are co-constructions and not the responsibilities of on of the former spouses; 2) these co-constructions are involved with cultural meanings with which ex-spouses live together; 3) the builder of the Law can effectively contribute as a conflict conciliator when it allows the exspouses, in the hearings, a space for negotiation and renegotiation of the cultural meanings of the litigation and so that they are able to position themselves in relation to the judicial process, and assume the exercise of shared custody, a model that supposedly serves the best interests of the child
Palavras-chave: Divórcio
Litígio
Violência intrafamiliar
Conciliação
Construtor do direito
Divorce
Litigation
Intrafamily violence
Conciliation
Law builder
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: FERREIRA, Camila Santos. Divórcio com violência intrafamiliar: construtor do direito como conciliador de litígio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4846
Data de defesa: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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