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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno
Autor: Silva, Leidiane Pereira da 
Primeiro orientador: Scarel, Estelamaris Brant
Primeiro membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Segundo membro da banca: Costa, Cristiano Aparecido da
Resumo: Esta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à linha de pesquisa ―Educação, Sociedade e Cultura‖, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GO), discute acerca do seguinte tema: Educação da Infância no Contexto Contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. Para tanto, a investigação busca compreender a seguinte problemática: por que a Educação da Infância tem condições de resistência à reedição de Auschwitz? Assim, esta pesquisa parte do pressuposto de que a educação contra a barbárie deve começar desde a infância. Desse modo, ela tem como objetivo principal desvelar as contradições existentes na educação da infância na atualidade estabelecendo diálogo com os apontamentos adornianos. Partindo-se dessa perspectiva, o primeiro capítulo desta pesquisa, denominado de ―Criança, Infância e Educação em uma Perspectiva Histórica‖, procura inicialmente refletir sobre as diferentes concepções de criança e da infância historicamente, entendendo-as como elemento fundante para o estabelecimento do diálogo com a infância contemporânea. Posteriormente, o segundo capítulo, intitulado ―Theodor Adorno, A Escola de Frankfurt e o Contexto Contemporâneo‖ procura compreender a gênese da Escola de Frankfurt, pois a Teoria Crítica consiste em um referencial teórico que possibilita a análise do processo social em que está inserida a educação da infância na contemporaneidade. Busca também refletir sobre a cultura e a educação da infância sob os impactos da Indústria Cultural no atual contexto. Além disso, o terceiro capítulo, nominado ―Theodor Adorno e a Educação da Infância‖, tendo-se em vista a infância e o processo de barbarização, discute sobre os desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação, segundo a concepção adorniana, voltada para a emancipação e ao esclarecimento, objetivando evitar a barbárie, consequentemente, contrapondo-se à reedição Auschwitz
Abstract: This research, of a theoretical nature, is linked to the line of research ―Education, Society and Culture‖, of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/GO), it discusses the following theme: Education of Childhood in the Contemporary Context: a dialogue with Theodor Adorno. Therefore, the investigation seeks to understand the following problem: why does Childhood Education have conditions of resistance to the re-edition of Auschwitz? Thus, this research assumes that education against barbarism must start from childhood. In this way, it has as main objective to reveal the existing contradictions in childhood education today, establishing a dialogue with Adorno's notes. Starting from this perspective, the first chapter of this research, called ―Child, Childhood and Education in a Historical Perspective‖, initially seeks to reflect on the different conceptions of children and childhood historically, understanding them as a founding element for the establishment of the dialogue with contemporary childhood. Subsequently, the second chapter, entitled ―Theodor Adorno, The Frankfurt School and the Contemporary Context‖ seeks to understand the genesis of the Frankfurt School, since Critical Theory consists of a theoretical framework that enables the analysis of the social process in which the childhood education in contemporary times. It also seeks to reflect on culture and childhood education under the impacts of the Cultural Industry in the current context. In addition, the third chapter, named ―Theodor Adorno and Childhood Education‖, with a view to childhood and the process of barbarization, discusses the challenges posed by the present for the realization of an education, according to the Adornian conception, aimed at emancipation and enlightenment, aiming to avoid barbarism, consequently, opposing the Aushwitz reissue.
Palavras-chave: Educação
Infância
Esclarecimento
Emancipação
Contemporaneidade
Education
Childhood
Clarification
Emancipation
Contemporaneity
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SILVA, Leidiane Pereira da. Educação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4850
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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