Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4854
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Experiência de vida, juventude e políticas públicas: representações sociais do ensino técnico |
Autor: | Martins, Débora de Abreu Moreira dos Santos |
Primeiro orientador: | Lemes, Lila Maria Spadoni |
Primeiro membro da banca: | Braga, Claudomilson Fernandes |
Segundo membro da banca: | Motta, Maria Carolina Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Quarto membro da banca: | Zanini, Daniela Sacramento |
Resumo: | A pesquisa advém de conceitos relacionados a três grandes áreas do conhecimento: Direito, Psicologia e Educação. Os objetivos visam compreender as experiências de alunos e egressos provenientes das políticas públicas federais de ensino técnico profissional no estado de Goiás. A justificativa condiz com conhecer a Política Pública em sua eficácia no combate à exclusão e à vulnerabilidade onde existem os riscos sociais. Portanto, o presente trabalho pretende demonstrar que o sistema político das leis e dos atos públicos existentes considera a juventude como grupo de risco social; neste sentido, a escolha dos participantes, dois grupos com 11 entrevistados em cada: jovens discentes e egressos da educação técnica profissionalizante. A metodologia de pesquisa foi quali-quantitativa com entrevista e questionários. Na análise dos resultados constatou-se a representação da juventude em relação às políticas de educação técnica como frágeis e diversas da real demanda social; não condizente, em parte, com as expectativas dos sujeitos jovens, tanto discentes, quanto egressos da educação técnica profissional no estado de Goiás, porque as Políticas Públicas de educação técnica profissional ainda não possuem práticas democráticas de ação administrativa que contemplem a real representação social de ambos os grupos analisados. |
Abstract: | The research comes from concepts related to three major areas of knowledge: Law, Psychology and Education. The objectives are to understand the experiences of students and graduates from federal public policies for professional technical education in the state of Goiás. The justification is to know Public Policy in its effectiveness in combating exclusion and vulnerability, where social risks exist. Therefore, the present work intends to demonstrate that the political system of existing laws and public acts considers youth as a group of social risk, in this sense, the choice of participants, two groups, with 11 interviewees in each: young students and graduates of technical vocational education. The research methodology was quali-quantitative with interviews and questionnaires. In the analysis of the results, the representation of youth in relation to technical education policies was found to be fragile and different from the real social demand; not partly in line with the expectations of young subjects, both students and graduates of professional technical education in the state of Goiás, because Public Policies for professional technical education do not yet have democratic administrative action practices that contemplate the real social representation of both groups analyzed. Resumée: La recherche est issue de concepts liés à trois grands domaines de connaissances: le droit, la psychologie et l'éducation. Les objectifs sont de comprendre les expériences des étudiants et des anciens élèves des politiques publiques fédérales pour l'enseignement technique professionnel dans l'état de Goiás. La justification est cohérente avec la connaissance de la politique publique dans son efficacité dans la lutte contre l'exclusion et la vulnérabilité, là où des risques sociaux existent. Par conséquent, le présent travail vise à démontrer que le système politique des lois et des actes publics existants considère la jeunesse comme un groupe de risque social, dans ce sens, le choix des participants, deux groupes de 11 personnes interrogées chacun: jeunes étudiants et diplômés de l'enseignement technique professionnel. La méthodologie de recherche était quali-quantitative avec des entretiens et des questionnaires. Dans l'analyse des résultats, la représentation des jeunes par rapport aux politiques d'enseignement technique s'est avérée comme fragile et différente de la demande sociale réelle; pas conforme, en partie, avec les attentes des jeunes sujets, étudiants et diplômés de l'enseignement technique professionnel dans l'État de Goiás, parce que les politiques publiques d´éducation technique professionnel n'ont pas, encore, des pratiques démocratiques d’action administrative qui envisagent la représentation sociale réelle des deux groupes analysés. |
Palavras-chave: | Jovens Estudantes Políticas educacionais Empregabilidade Inclusão Young people Students Educational policies Employability Inclusion Jeunes Étudiants |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
Citação: | MARTINS, Débora de Abreu Moreira dos Santos. Experiência de vida, juventude e políticas públicas: representações sociais do ensino técnico. 2020. 159 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4854 |
Data de defesa: | 19-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Débora de Abreu Moreira dos Santos Martins.pdf | Texto completo | 1,18 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.