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Tipo do documento: Tese
Título: Organizações sociais: engrenagens neoliberais na educação profissional no Estado de Goiás
Título(s) alternativo(s): Social organizations: neoliberals in professional education in the State of Goiás
Autor: Caruso, Sergio 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincón
Segundo membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Terceiro membro da banca: Borges, Guilherme Martins Teixeira
Quarto membro da banca: Oliveira, Gislene Lisboa de
Resumo: Esta pesquisa, que possui como título: Organizações Sociais - engrenagens neoliberais na Educação Profissional no Estado de Goiás, relaciona-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da PUC-GOIÁS. O problema e as questões deste trabalho são as contradições na proposta da gestão compartilhada, pública e privado, na Educação Profissional entre o Estado de Goiás e Organizações Sociais. Este estudo utilizou como método o materialismohistórico-dialético em Marx e Engels. A fundamentação teórica perpassa a pesquisa bibliográfica, documental e de exame de conteúdo e agrega os aportes dos teóricos a seguir: Dowbor (2020), Freitas (2018), Lombardi (2016), Charlot (2013), Frigotto (2007; 1999), Cunha (2001), Saviani (2012; 2008; 1997; 1991), Souza (2017), Carneiro (1998; 2020), Enguita (1993; 1989), dentre outros não menos consideráveis. Os objetivos desta pesquisa são: analisar a relação entre educação, formação profissional e o trabalho dentro da história e no capitalismo; conhecer a estrutura da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Goiás com a gestão das Organizações Sociais (OS’s) e, através de uma linha do tempo, contextualizar historicamente as estratégias e engrenagens do neoliberalismo na referida formação profissionalizante, cuja gestão é feita pelas sociedades privadas. A estrutura desta tese é formada por três capítulos: O primeiro explora a análise da formação profissional, da educação e o trabalho desde 1909 trazendo as Escolas de Aprendizes Artífices até os dias atuais em que se verifica a precarização da formação profissional. O segundo capítulo mostra a estrutura da Educação Profissional no Estado de Goiás, onde as Organizações Sociais e as Políticas de Governo agem em contrário às Políticas de Estado, suas diretrizes e regulamentos. No terceiro e último, é elaborada uma linha do tempo e análise histórica que vai desde a criação das Organizações Sociais, seu decurso no tempo, até a suspensão desta gestão compartilhada na educação profissional no Estado de Goiás. No plano metodológico, são interpretadas e analisadas as leis, normativos, decretos, chamamentos públicos, contratos, diários oficiais e catálogos técnicos para que a gestão compartilhada fosse implementada, bem como as publicações, formativos curriculares, criação de cursos e a distribuição de metas e vagas ofertadas. Esta pesquisa e reflexões resultou nas seguintes contemplações: que a formação profissional, desde os primórdios tempos da educação continua a existir de forma manipulada e mascarada como emancipadora, mas, na realidade, perpetua-se como alienadora a fim de atender exclusivamente os interesses capitalistas. Demonstrou que as Políticas de Estado, como a própria criação das Organizações Sociais, se perdem nas Políticas de Governo, que utilizam dessas roupagens para um mesmo objetivo, ou seja, como uma forma do setor privado apropriar-se do setor público com o intuito de adestrar as pessoas e, principalmente, os jovens para o trabalho. Por isso, foi possível depreender que a Educação Profissional continua a devastar os sujeitos históricos e os recursos naturais ao proporcionar ao capital uma força de trabalho cada vez mais alienada e, de forma ludibriada, se apresentar como um leque de oportunidades de desenvolvimento e emancipação para os seres humanos.
Abstract: This research, which has the title: Social Organizations - Neoliberals in Professional Education in the State of Goiás, is related to the State Research Line, Policies and Educational Institutions, of the Graduate Program in Education – PPGE, at PUC-GOIÁS. The problem and questions of this thesis as contradictions in the proposal of shared management, public and private, in Professional Education between the State of Goiás and Social Organizations. This study uses the materialism-historical-dialectical method in Marx and Engels. The theoretical foundation permeates the bibliographic, documentary and content examination research and adds the contributions of the following theorists: Dowbor (2020), Freitas (2018), Lombardi (2016), Charlot (2013), Frigotto (2007; 1999), Cunha (2001), Saviani (2012; 2008; 1997; 1991), Souza (2017), Carneiro (1998; 2020), Enguita (1993; 1989), among others no less considerable. The objectives of this research are: to analyze the relationship between education, professional training and work within history and capitalism; to know the structure of Vocational and Technological Education in the State of Goiás with the management of Social Organizations (SO's) and, through a timeline, to historically contextualize the strategies and gears of neoliberalism in the aforementioned vocational training, whose management is carried out by private companies. The structure of this thesis is made up of three chapters: The first explores the analysis of professional training, education and work since 1909, bringing the Schools of Apprentice Craftsmen to the present day in which the precariousness of professional training is verified. The second chapter shows the structure of Vocational Education in the State of Goiás, where Social Organizations and Government Policies act contrary to State Policies, their guidelines and regulations. In the third and last one, a timeline and historical analysis is elaborated that goes from the creation of Social Organizations, its course in time, to the suspension of this shared management in professional education in the State of Goiás. At the methodological level, laws, regulations, decrees, public calls, contracts, official journals and technical catalogs are interpreted and analyzed so that shared management could be implemented, as well as publications, curricular training, creation of courses and the distribution of goals and vacancies offered. This research and reflections resulted in the following contemplations: that professional training, since the beginning of education, continues to exist in a manipulated way and masked as emancipatory, but, in reality, it perpetuates itself as alienating in order to exclusively meet capitalist interests. It demonstrated that State Policies, like the very creation of Social Organizations, are lost in Government Policies, which use these clothes for the same objective, that is, as a way for the private sector to appropriate the public sector in order to train people and, especially, young people for work. Therefore, it was possible to infer that Vocational Education continues to devastate historical subjects and natural resources by providing capital with an increasingly alienated workforce and, in a deceived way, presenting itself as a range of opportunities for development and emancipation for the human beings.
Palavras-chave: Organizações sociais
Educação profissional
Trabalho
Política
Social organizations
Professional education
Work
Policy
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: CARUSO, Sergio. Organizações sociais: engrenagens neoliberais na educação profissional no Estado de Goiás. 2022. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4857
Data de defesa: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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