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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ingredientes ativos nos atendimentos dos centros de atenção psicossociais (CAPS) na perspectiva de cuidadores de crianças atendidas: uma teoria fundamentada em dados
Autor: Nalini, Karine Dutra Mesquita
Primeiro orientador: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Primeiro membro da banca: Zanini, Daniela Sacramento
Segundo membro da banca: Oliveira, Patricia Carvalho de
Resumo: A presente dissertação de mestrado procurou a partir do método qualitativo de pesquisa, cuja referência foi a Teoria Fundamentada em Dados, identificar quais são os ingredientes ativos nos atendimentos dos Centros de Atenção Psicossociais na perspectiva dos cuidadores de crianças atendidas. 32 cuidadores que estiveram em atendimento entre 2017 a 2019, com crianças de 4 a 12 anos, participaram da pesquisa. Dois tipos de Centros de Atenção Psicossocial fizeram parte da amostra: CAPSi e CAPS-I. Os municípios goianos de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Ipameri e Catalão foram visitados. Os dados emergentes permitiram a criação de um Esquema Conceitual em que foram identificados: (a)- as condições que levaram a busca do atendimento; (b)- os Ingredientes Ativos; (c)- os moderadores das Relações Informais / Interpessoais e (c)- Efeitos do Atendimento Psicossocial. No que se refere aos ingredientes ativos, a partir da tensão entre fatores promotores e limitantes de atenção em Saúde Mental, dois eixos funcionais emergiram: 1)- As Relações Formais / Político Administrativas nos CAPS e 2)- As Relações Informais / Interpessoais (Usuários e Equipe de Saúde). Com o modelo proposto, espera-se que os serviços voltados ao atendimento em Saúde Mental Infantojuvenil, possam utiliza-lo enquanto um instrumento que auxiliará as equipes técnicas e seus gestores a verificarem se em seus programas de atendimento, os ingredientes ativos aqui emergentes são reconhecidos entre suas ações e interações.
Abstract: This master's dissertation searched from the qualitative research method, whose reference was the Grounded Theory Analysis,identify which are the active ingredients of the Psychosocial Care Centers from the perspective of children's caregivers attended. 32 caregivers who were in attendance between 2017 to 2019, with children from 4 to 12 years old, had participated the research. Two types of Psychosocial Care Centers were part of the sample: CAPSi and CAPS-I. The Goiás counties: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Ipameri and Catalão were visited. Emerging data allowed the creation of a Conceptual Scheme where were identified: (a) - the conditions that led to the search for care; (b) - the Active Ingredients; (c) - the Informal Relations/Interpersonal's moderators; and (d) - Effects of Psychosocial Care. As regards the active ingredients, from the tension between promoter and limiting factors of mental health care,two functional axes emerged: 1) - Formal Administrative/Political Relations in the CAPS and 2) - The Informal/Interpersonal Relations (Users and Health Care Team). With the proposed model, It is expected that services focused in Childish Mental Health Care, that could be used as an instrument that will assist the technical teams, and it managers to verify if in their service programs,the active ingredients, here emerging, are recognized between their actions and interactions
Palavras-chave: Atendimento psicossocial
CAPS
Cuidadores
Ingredientes ativos
Teoria fundamentada em dados
Psychosocial care
Caregivers
Active ingredients
Grounded theory analysis
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: NALINE, Karine Dutra Mesquita. Ingredientes ativos nos atendimentos dos centros de atenção psicossociais (CAPS) na perspectiva de cuidadores de crianças atendidas: uma teoria fundamentada em dados. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4860
Data de defesa: 20-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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