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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sentidos e os significados de trabalhar e estudar atribuídos pelos jovens do quilombo Lagoa da Pedra
Autor: Alves, Maria Santana Nunes 
Primeiro orientador: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Mata, Alba Cristhiane Santana da
Resumo: Esta investigação é uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), objetivou, com base no método do materialismo histórico dialético de Marx (2013), compreender os sentidos e os significados de trabalhar e estudar atribuídos pelos Jovens da comunidade Lagoa da Pedra. A pesquisa buscou localizar a partir da pesquisa bibliográfica, o estado do conhecimento por meio das produções de teses e dissertações já realizadas sobre a temática; apreender a realidade sócio-históricocultural das/os jovens da comunidade Lagoa da Pedra investigando como os/as jovens conciliam o estudo e o trabalho, identificando os desafios por eles e elas elencadas/os; propôs identificar os sentidos e os significados que os/as jovens dessa comunidade, atribuem à escola e ao trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semiestuturada, realizada com as/os jovens da comunidade Lagoa da Pedra. A análises e sistematização dos dados alicerçaramse nos procedimentos metodológicos denominados de núcleos de Significação de Aguiar, Soares e Machado (2015). O trabalho desvelou que, apesar da existência de dispositivos legais criados a partir da luta da Sociedade Civil Organizada, por meio dos movimentos sociais da causa dos direitos da população negra, as melhorias de condições para com as/os jovens, ainda não foram suficientes para promover um amparo digno que venha subsidiá-las/os. Assim, reafirma-se que os dispositivos legais necessitam ser colocados em prática para de fato garantir direitos fundamentais para as pessoas dessas comunidades ora desassistidas pelo poder público, o que faz com que essa população se sinta inferiorizada e excluída de seu meio social. A pesquisa enfatizou o trabalho e o estudo das/os jovens da comunidade Lagoa da Pedra com vista a contribuir com as discussões acerca das/os jovens dessa comunidade, uma vez que os trabalhos científicos acadêmicos existentes são poucos e, nesse sentido este trabalho propõe somar com o campo da pesquisa possibilitando mais teorias a serem conferidas aos bancos de dados dos portais públicos científicos. Propõe ainda, subsidiar as/os atoras/es sociais que lutam pela superação das desigualdades sociais e opressões na luta por seus direitos, entre os quais, o acesso à educação e ao trabalho, que necessitam ser garantidos para todos/as na sociedade, principalmente os mais desprovidos de assistências aos bens públicos.
Abstract: This research is an empirical research, of qualitative character, linked to the “Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura”, of “Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)” of the “Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)” aimed and based on Marx's (2013) dialectical historical materialism method, to understand the meanings attributed to work and study by the young people from “Lagoa da Pedra” community. The research sought to bibliographic research, the knowledge through the productions of these and texts already carried out about the theme; to learnment how about socio-historical-cultural reality of the young people community from “Lagoa da Pedra” investigating how young women conciliate study and work, identifying them challenges and them listed; proposed to identify the meanings that the young women of this community attributed to school and work. The data collection occurred through a semi-structured interview with the young people community from “Lagoa da Pedra”. Data analysis and systematization based on methodological procedures called “Núcleos de Significação” of Aguiar, Soares and Machado (2015). The research revealed that, despite the existence of legal provisions created from the issues of the “Sociedade Civil Organizada”, through the social movements on the cause of the rights of the black population, the improvements in conditions for young people, have not yet been sufficient to promote a worthy support that will support them. Thus, it is reaffirmed that legal provisions need to be into practice that actually guarantee fundamental rights for the people of these communities now unassisted by public authorities which makes this population feel inferior and excluded from their social environment. The research emphasized the work and study of the young people community from “Lagoa da Pedra” in order to contribute to the discussions about the young people of this community, since that the existing academic scientific papers are few and this research proposes to contribute to the field of research enabling more theories to be given on databases of scientific public researches. It also proposes to subsidize the people who fight for overcoming social inequalities and oppressions in the struggle for their rights, including access to education and work, which need to be guaranteed for all in a society especially those who are devoid of assistance to public goods.
Palavras-chave: Sentido e significado
Jovens
Comunidade quilombola
Estudar e trabalhar
Meaning
Young people
Quilombola community
Study and work
Área(s) do CNPq: Educação
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: ALVES, Maria Santana Nunes. Os sentidos e os significados de trabalhar e estudar atribuídos pelos jovens do quilombo Lagoa da Pedra. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4865
Data de defesa: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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