Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores no curso de pedagogia: debates perspectivas e apontamentos à luz do estado do conhecimento (2015-2020)
Autor: Aparecida, Marcilania Gonçalves da 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Lôbo, Daniella Couto
Resumo: Esta Dissertação integra projetos da Linha de Pesquisa, Estado, políticas e instituições educacionais e ainda do Diretório de Pesquisa do CNPq-PROPE/PUC Goiás, Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. Tem como objeto o Curso de Pedagogia, seus elementos teóricos práticos na formação profissional. Como problema de pesquisa: Quais os pressupostos teóricos que definem os marcos e configuração contemporânea do Curso de Pedagogia no Brasil no que tange a Formação de professores. Objetivou analisar, a partir da construção histórica do Curso de Pedagogia no Brasil, as concepções teórico científicas e metodológicas sobre a Formação de Professores em produções acadêmicas e científicas dos anos 2015 a 2020. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a) contextualizar o Curso de Pedagogia no Brasil em seus aspectos de regulamentação, evolução, tensões históricas e concepções sociopolíticas defendidas; b) apresentar o Estado do Conhecimento e suas possibilidades como metodologia de pesquisa de construção de revisão teórico-bibliográfica na produção científica; c) categorizar e apresentar as proposições encontradas nas produções acadêmicas Teses e Dissertações no Portal (BDTD) sobre “Formação de Professor no Curso de Pedagogia” (2015-2020). A investigação ancorou-se na pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa/quantitativa, pela metodologia própria do Estado do Conhecimento, com recorrência ao método dialético acerca da historicidade e suas contradições. O corpus teórico pautou-se, dentre outros autores, em Brzezinski (1996), Silva (1999), Libâneo (2006), Severino (2011), Evangelista et al. (2019), Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Buscou-se também apoio de normativas que norteiam a Formação de Professores a exemplo da Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996, Resolução, CNE/CP nº 1/2006 e a Resolução CNE/CP n° 2/2015 – DCN). Buscou-se ainda teses e dissertações sobre a temática investigada. O corpus empírico contemplou a análise de normativas, o mapeamento das produções acadêmicas encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) que gerou o corpus de análise a partir do descritor “Formação de Professores no Curso de Pedagogia”, resultando em 93 produções. Em seguida, aplicou-se a técnica de Leitura Flutuante, com a bibliografia anotada, sistematizada, categorizada e propositiva. O trabalho final, esta dissertação, estruturou-se em três capítulos: o primeiro, Concepções Teóricas do Curso de Pedagogia no Brasil, descreve-se a historicidade, dilemas formativos e tensões históricas neste processo; no segundo, apresentam-se os Aspectos Teóricos e Metodológicos do Estado do Conhecimento como metodologia de construção de revisão teórico-bibliográfica na produção científica; o terceiro, o Curso de Pedagogia no Brasil e a Formação Profissional à Luz do Estado do Conhecimento. Os resultados mostram as diferentes concepções sobre a Formação Profissional dos Licenciados em Pedagogia. A relevância do estudo vai além da Formação de Professores, uma vez que apresenta temas recorrentes e categorias emergentes pouco exploradas nas pesquisas no campo educacional brasileiro. Esta dissertação contribuirá como elemento teórico-científico para pesquisas vindouras, pois compreende a importância da Formação de Professores e licenciados no curso de Pedagogia no contexto histórico brasileiro.
Abstract: This Dissertation integrates projects from the Line of Research, Education, Society and Culture of the Research Directory of CNPq-PROPE/PUC Goiás, Education, History, Memory, and Cultures in different social spaces. Its object is the Pedagogy Course, its theoretical and practical elements in professional training. As a research problem: What are the theoretical assumptions that define the milestones and contemporary configuration of the Pedagogy Course in Brazil about Teacher Training. It aimed to analyze, from the historical construction of the Pedagogy Course in Brazil, the theoretical-scientific and methodological conceptions about Teacher Training in academic and scientific productions from the years 2015 to 2020. To this end, the following specific objectives were defined: a) contextualize the Pedagogy Course in Brazil in its aspects of regulation, evolution, historical tensions and defended socio-political conceptions; b) present the State of Knowledge and its possibilities as a research methodology for building a theoretical-bibliographical review in scientific production; c) categorize and present the propositions found in the academic productions Theses and Dissertations on the Portal (BDTD) on “Teacher Training in the Pedagogy Course” (2015-2020). The investigation was anchored in bibliographical and exploratory research, with a qualitative/quantitative approach, by the methodology of the State of Knowledge, with recurrence to the dialectical method about historicity and its contradictions. The theoretical corpus was based, among other authors, on Brzezinski (1996), Silva (1999), Libâneo (2006), Severino (2011), Evangelista et al. (2019), Morosini, Kohls-Santos and Bittencourt (2021). Support was also sought from regulations that guide Teacher Training, such as the Federal Constitution of 1988, Law of Guidelines and Bases of National Education 9.394/1996, Resolution, CNE/CP No. 1/2006, and Resolution CNE/CP No. 2/2015 - DCN). Theses and dissertations on the subject investigated were also sought. The empirical corpus included the analysis of regulations, the mapping of academic productions found in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that generated the corpus of analysis from the descriptor “Teachers' Training in the Pedagogy Course”, resulting in 93 productions. Then, the Floating Reading technique was applied, with annotated, systematized, categorized and propositional bibliography. The final work, this dissertation, was structured in three chapters: the first, Theoretical Conceptions of the Pedagogy Course in Brazil, describes the historicity, formative dilemmas and historical tensions in this process; in the second, the Theoretical and Methodological Aspects of the State of Knowledge are presented as a methodology for building a theoretical-bibliographical review in scientific production; the third, the Pedagogy Course in Brazil and Professional Training in the Light of the State of Knowledge. The results show the different conceptions about the Professional Training of Graduates in Pedagogy. The relevance of the study goes beyond Teacher Education, since it presents recurrent themes and emerging categories little explored in research in the Brazilian educational field. This dissertation will contribute as a theoretical-scientific element for future research, as it understands the importance of Teacher Training and graduates in the Pedagogy course in the Brazilian historical context.
Palavras-chave: Curso de pedagogia
Formação de professores
Estado do conhecimento
Pedagogy course
Teacher training
State of knowledge
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: APARECIDA, Marcilania Gonçalves da. Formação de professores no curso de pedagogia: debates perspectivas e apontamentos à luz do estado do conhecimento (2015-2020). 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4871
Data de defesa: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcilania Gonçalves da Aparecida.pdfTexto completo1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.